Saltar para o conteúdo

Capitólio Estadual do Havaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Capitólio estadual do Havai)
Capitólio do Estado do Havaí
História
Arquiteto
John Carl Warnecke (en)
Arquitetura
Estilo
Hawaiian architecture (en)
Administração
Proprietário
Website
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Capitólio do Estado do Havaí (em inglês: Hawaii State Capitol) é o palácio-sede do governo do estado do Havaí, nos Estados Unidos. De seus salões, os poderes Executivo e Legislativo são exercidos. No Poder Legislativo, tanto o Senado estadual, composto por 25 membros, tanto a Assembleia legislativa, composta por 51 membros, estão sediadas no Capitólio estadual.

Localizada na região central de Honolulu, o Capitólio do estado do Havaí foi construído durante o governo de John A. Burns, segundo governador do Havaí. O Capitólio foi aberto em 15 de março de 1969, substituindo a antiga sede do governo estadual, o Palácio 'Iolani.

Monumentos[editar | editar código-fonte]

A estátua de Father Damien.

Burns determinou a restauração do palácio real construído pelo rei David Kalakaua e pela rainha Kapiolani: como parte desse esforço, a estátua da rainha Liliuokalani, no Capitol Mall entre o Capitólio e o Palácio 'Iolani foi dedicada em 10 de abril de 1982.

Vários outros monumentos estão nos jardins do capitólio havaiano. A entrada da Beretania Street apresenta o Sino da Liberdade, um presente do Presidente dos Estados Unidos e do Congresso dos Estados Unidos ao então Território do Havaí em 1950 como símbolo da liberdade e da democracia. O mais proeminente monumento no terreno do capitólio é a estátua de Father Damien: um tributo ao padre católico que faleceu em 1869 após 16 anos de trabalho atendendo aos pacientes com lepra. Father Damien foi beatificado por João Paulo II em 1995 e canonizado em 2009 por Bento XVI, tornando-se um dos primeiros santos católicos do Havaí.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O Capitólio do Estado do Havaí é uma adaptação americana do estilo arquitetônico da Bauhaus, chamado "arquitetura internacional havaiana". Resultado de uma parceria entre as empresas Belt, Lemon and Lo e John Carl Warnecke and Associates. Diferentemente de outros capitólios estaduais, inspirados no modelo do Capitólio dos Estados Unidos, o Capitólio do Estado do Havaí apresenta características arquitetônicas distintas, que simbolizam numerosos aspectos naturais do Havaí. São eles:

  • O edifício está circundado por um espelho d'água, simbolizando o Oceano Pacífico;
  • As duas câmaras legislativas têm formato cônico, representando os vulcões que formaram o arquipélago do Havaí.
  • As colunas em volta do perímetro do edifício têm formato semelhante ao dos coqueiros. Também pode-se notar que há oito delas em cada um dos lados do capitólio, pois oito são as ilhas principais do Havaí;
  • O Capitólio tem um design aberto, permitindo luminosidade, ventilação e chuva: a rotunda central abre-se para o céu.
O Capitólio do estado do Havaí visto da Cratera Punchbowl.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Capitólio Estadual do Havaí