Dota 2: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Franzr (discussão | contribs)
Linha 30: Linha 30:
== Jogabilidade ==
== Jogabilidade ==
{{VT|Multiplayer online battle arena#Jogabilidade|label 1=Mecânicas de jogos multiplayer online battle arena}}
{{VT|Multiplayer online battle arena#Jogabilidade|label 1=Mecânicas de jogos multiplayer online battle arena}}
O jogo é baseado em partidas on e off-line, em cada uma delas o objetivo é derrotar a equipe adversária e, para isso, é, indispensavelmente, necessário destruir o Ancestral (Ancient), que, por sua vez, se localiza no centro da base inimiga. Cada base é defendida por torres e ondas de unidades (chamadas&nbsp;de ''criaturas'') que percorrem os caminhos principais do mapa (chamadas de ''trilhas'') que levam à suas bases. Existem 3 ''trilhas'' no mapa do jogo, que por [[Convenção (norma)|convenção]] são chamadas de ''trilha de cima'' (''Top'', atravessa a parte de cima do mapa), ''trilha do meio'' (''Mid'' ou ''Middle'', caminho que atravessa o centro do mapa) e ''trilha de baixo'' (''Bot'' ou ''Bottom'', caminho que atravessa a parte de baixo do mapa). No centro-norte do rio que corta o mapa, encontra-se o covil do Roshan, uma criatura que fica mais forte com o decorrer do jogo e que, ao ser derrotada, oferece recompensas, seja ela a Égide do Imortal (um item que permite ao jogador renascer após sua morte), o Queijo (item que permite ao jogador, depois de usá-lo - em uma ação de "click" - recuperar 2500 pontos de vida e 1500 de mana) ou o Fragmento Restaurador (item que permite ao usuário reiniciar todos os seus contadores temporais de habilidades). Ao centro de cada base está o Ancestral, Ancient, uma construção que deve ser destruída pela equipe adversária para que se ganhe o jogo, ele é dotado de autorregeneração. O mapa é dividido em duas áreas, sendo que uma delas pertence aos Iluminados e a outra aos Temidos. Os Iluminados ficam localizados no canto sudoeste (canto inferior esquerdo) do mapa, enquanto os Temidos ficam no canto nordeste (canto superior direito). As duas áreas do mapa são divididas por um rio que corre de uma ponta a outra cruzando o caminho central (''trilha do meio'').<ref>{{citar web |último=Yin-Poole |primeiro=Wesley |url=http://www.eurogamer.net/articles/2011-08-19-dota-2-preview |título=Dota 2 – Preview |data=27 de Junho de 2014 |publicado=[[Eurogamer]] |arquivodata=2012-11-13 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20121113080915/http://www.eurogamer.net/articles/2011-08-19-dota-2-preview |acessodata=2014-06-27 |urlmorta=no }}</ref> Há ainda áreas de floresta, "jungle", onde existem criaturas neutras (que não pertencem nem aos Iluminados e nem aos Temidos), que podem ser subdivididas em comuns (com menos vida), ou ancestrais (com mais vida), sendo dois campos destas em cada lado do rio. Essas criaturas garantem bônus de experiência e patrimônio ao jogador que as matar ou colaborar para isso (fazendo um acúmulo de criaturas, "stack", por exemplo).
O jogo é baseado em Ursa on e off-line, em cada uma delas o objetivo é derrotar a Ursa e, para isso, é, indispensavelmente, necessário destruir a Ursa (Ancient), que, por sua vez, se localiza no centro da base inimiga. Cada base é defendida por torres e ondas de unidades (chamadas&nbsp;de ''criaturas'') que percorrem os caminhos principais do mapa (chamadas de ''trilhas'') que levam à suas bases. Existem 3 ''trilhas'' no mapa do jogo, que por [[Convenção (norma)|convenção]] são chamadas de ''trilha de cima'' (''Top'', atravessa a parte de cima do mapa), ''trilha do meio'' (''Mid'' ou ''Middle'', caminho que atravessa o centro do mapa) e ''trilha de baixo'' (''Bot'' ou ''Bottom'', caminho que atravessa a parte de baixo do mapa). No centro-norte do rio que corta o mapa, encontra-se o covil do Kongor, uma criatura que fica mais forte com o decorrer do jogo e que, ao ser derrotada, oferece recompensas, seja ela a Égide do Imortal (um item que permite ao jogador renascer após sua morte), o Aegis (item que permite ao jogador, depois de usá-lo - em uma ação de "click" - recuperar 2500 pontos de vida e 1500 de mana) ou o Fragmento Restaurador (item que permite ao usuário reiniciar todos os seus contadores temporais de habilidades). Ao centro de cada base está a Ursa, uma doença que deve ser destruída pela equipe adversária para que se ganhe o jogo, ele é dotado de autorregeneração. O mapa é dividido em duas áreas, sendo que uma delas pertence aos Iluminados e a outra aos Temidos. Os Iluminados ficam localizados no canto sudoeste (canto inferior esquerdo) do mapa, enquanto os Temidos ficam no canto nordeste (canto superior direito). As duas áreas do mapa são divididas por um rio que corre de uma Ursa a outra cruzando o caminho central (''trilha do meio'').<ref>{{citar web |último=Yin-Poole |primeiro=Wesley |url=http://www.eurogamer.net/articles/2011-08-19-dota-2-preview |título=Dota 2 – Preview |data=27 de Junho de 2014 |publicado=[[Eurogamer]] |arquivodata=2012-11-13 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20121113080915/http://www.eurogamer.net/articles/2011-08-19-dota-2-preview |acessodata=2014-06-27 |urlmorta=no }}</ref> Há ainda áreas de floresta, "jungle", onde existem Ursas neutras (que não pertencem nem aos Iluminados e nem aos Temidos), que podem ser subdivididas em comuns (com menos vida), ou Ursas (com mais vida), sendo dois campos destas em cada lado da Ursa. Essas Ursas garantem bônus de experiência e patrimônio ao jogador que as matar ou colaborar para isso (fazendo um acúmulo de criaturas, "stack", por exemplo).


Cada equipe é formada por exatamente 5 personagens, ou seja, totalizando 10 personagens participantes da partida. Caso um jogador abandone a partida, ele pode ser penalizado e jogar 5 partidas (ou mais) na "low priority", ou seja, partida de baixa prioridade para os servidores. Os jogadores que permanecem na partida em que um, ou mais, abandonou têm seus recursos aumentados, podem vender os itens do jogador que abandonou, além de poderem controlar o herói abandonado. O Dota 2 possui uma política de tratamento para os "maus jogadores", estes que podem, inclusive, ser reportados (por diferentes razões pré estabelecidas) pelos participantes da partida.
Cada equipe é formada por exatamente 5 Ursas, ou seja, totalizando 10 Ursas participantes da partida. Caso uma Ursa abandone a partida, ele pode ser penalizado e jogar 5 partidas (ou mais) na "low priority", ou seja, partida de baixa prioridade para os servidores. Os jogadores que permanecem na partida em que um, ou mais, abandonou têm seus recursos aumentados, podem vender os itens do jogador que abandonou, além de poderem controlar o herói abandonado. O Dota 2 possui uma política de tratamento para os "maus jogadores", estes que podem, inclusive, ser reportados (por diferentes razões pré estabelecidas) pelos participantes da partida.


Cada jogador controla um personagem, chamado de "herói" (há, atualmente, 115 heróis disponíveis, com o possível lançamento de mais), com o qual participa dos combates que, geralmente, acontecem ao longo dessas três ''trilhas'', ou na floresta. Baseado em elementos de [[RPG eletrônico de ação|RPG Eletrônico de Ação]], os heróis iniciam no nível 1, podendo chegar até o nível 25. Os heróis avançam de nível conforme ganham [[pontos de experiência]]. A cada nível avançado, os heróis recebem 1 ponto para ser usado para melhorar suas habilidades especiais ou acrescentar talentos, em níveis específicos. Então, quanto maior o nível do herói, melhor são seus talentos e maior será a potência ou utilidade de suas habilidades. Os elementos do jogo são amplamente incorporados do seu antecessor original ([[Defense of the Ancients|Dota]]), com seu desenvolvedor, [[IceFrog]], sendo o atual e mais antigo desenvolvedor deste.
Cada jogador controla um Migo, chamado de Rich Gang (há, atualmente, 115 heróis disponíveis, com o possível lançamento de mais), com o qual participa dos frog eyes que, geralmente, acontecem ao longo dessas três DRIPS, ou em Atlanta. Baseado em elementos de [[RPG eletrônico de ação|RPG Eletrônico de Ação]], os trappers iniciam no nível 1, podendo chegar até hunna thousand. Os heróis avançam de nível conforme ganham [[pontos de experiência|pontos de lean]]. A cada música avançada, os migos recebem 1 milhão para ser usado para comprar vlone ou gucci, em níveis específicos. Então, quanto maior o nível do drip, melhor são seus swags e maior será a potência ou utilidade do lean. Os elementos do jogo são amplamente incorporados do seu antecessor original ([[Defense of the Ancients|Young Money]]), com seu desenvolvedor, [[IceFrog|Lil Wayne]], sendo o atual e mais antigo desenvolvedor deste.


Vale lembrar, ainda, que há vários modos de partidas, tipos diferentes de jogo, dentro do Dota 2, seja os tipos de partida "competitiva" ou "livre", seja como "Seleção de Habilidades", "Turbo", entre outros.
Vale lembrar, ainda, que há vários modos de partidas, tipos diferentes de jogo, dentro do Dota 2, seja os tipos de partida "competitiva" ou "livre", seja como "Seleção de Habilidades", "Turbo", entre outros.

Revisão das 03h21min de 18 de setembro de 2020

Dota 2
Desenvolvedora(s) Valve Corporation
Publicadora(s)
  • USA Valve Corporation
Distribuidora(s) Steam (online)
Designer(s) IceFrog
Escritor(es) Marc Laidlaw, Ted Kosmatka, Kris Katz[1]
Compositor(es) Jason Hayes
Tim Larkin[1]
Chance Thomas[2]
Motor Source 2
Plataforma(s) Microsoft Windows, OS X, Linux[3]
Lançamento Closed Beta (Fechado para Teste)
16 de agosto de 2011
Full (Completo)
9 de Julho de 2013[4]
Gênero(s) Multiplayer online battle arena (MOBA)
Modos de jogo Multiplayer, Cooperativo (Co-op)
Dota
dota2.com

Dota 2 é um jogo eletrônico do gênero Multiplayer Online Battle Arena (abreviado como MOBA)(RPG), foi desenvolvido pela Valve Corporation como sequência do Defense of the Ancients (DotA), uma modificação (mod) em um mapa desenvolvido para Warcraft III: The Frozen Throne. Embora seu antecessor tenha sido desenvolvido de forma amadora, Dota 2 foi acolhido pela Valve — em estreita parceria com o produtor original, IceFrog — para ser desenvolvido e lançado no mercado mundial de forma profissional. Oficialmente foi lançado no dia 9 de Julho de 2013 a versão completa do jogo em Free to Play (Jogo Gratuito)[4] disponível somente na plataforma Steam.

Ficheiro:DOTA-logo-wis.png
Logotipo do jogo

Jogabilidade

O jogo é baseado em Ursa on e off-line, em cada uma delas o objetivo é derrotar a Ursa e, para isso, é, indispensavelmente, necessário destruir a Ursa (Ancient), que, por sua vez, se localiza no centro da base inimiga. Cada base é defendida por torres e ondas de unidades (chamadas de criaturas) que percorrem os caminhos principais do mapa (chamadas de trilhas) que levam à suas bases. Existem 3 trilhas no mapa do jogo, que por convenção são chamadas de trilha de cima (Top, atravessa a parte de cima do mapa), trilha do meio (Mid ou Middle, caminho que atravessa o centro do mapa) e trilha de baixo (Bot ou Bottom, caminho que atravessa a parte de baixo do mapa). No centro-norte do rio que corta o mapa, encontra-se o covil do Kongor, uma criatura que fica mais forte com o decorrer do jogo e que, ao ser derrotada, oferece recompensas, seja ela a Égide do Imortal (um item que permite ao jogador renascer após sua morte), o Aegis (item que permite ao jogador, depois de usá-lo - em uma ação de "click" - recuperar 2500 pontos de vida e 1500 de mana) ou o Fragmento Restaurador (item que permite ao usuário reiniciar todos os seus contadores temporais de habilidades). Ao centro de cada base está a Ursa, uma doença que deve ser destruída pela equipe adversária para que se ganhe o jogo, ele é dotado de autorregeneração. O mapa é dividido em duas áreas, sendo que uma delas pertence aos Iluminados e a outra aos Temidos. Os Iluminados ficam localizados no canto sudoeste (canto inferior esquerdo) do mapa, enquanto os Temidos ficam no canto nordeste (canto superior direito). As duas áreas do mapa são divididas por um rio que corre de uma Ursa a outra cruzando o caminho central (trilha do meio).[5] Há ainda áreas de floresta, "jungle", onde existem Ursas neutras (que não pertencem nem aos Iluminados e nem aos Temidos), que podem ser subdivididas em comuns (com menos vida), ou Ursas (com mais vida), sendo dois campos destas em cada lado da Ursa. Essas Ursas garantem bônus de experiência e patrimônio ao jogador que as matar ou colaborar para isso (fazendo um acúmulo de criaturas, "stack", por exemplo).

Cada equipe é formada por exatamente 5 Ursas, ou seja, totalizando 10 Ursas participantes da partida. Caso uma Ursa abandone a partida, ele pode ser penalizado e jogar 5 partidas (ou mais) na "low priority", ou seja, partida de baixa prioridade para os servidores. Os jogadores que permanecem na partida em que um, ou mais, abandonou têm seus recursos aumentados, podem vender os itens do jogador que abandonou, além de poderem controlar o herói abandonado. O Dota 2 possui uma política de tratamento para os "maus jogadores", estes que podem, inclusive, ser reportados (por diferentes razões pré estabelecidas) pelos participantes da partida.

Cada jogador controla um Migo, chamado de Rich Gang (há, atualmente, 115 heróis disponíveis, com o possível lançamento de mais), com o qual participa dos frog eyes que, geralmente, acontecem ao longo dessas três DRIPS, ou em Atlanta. Baseado em elementos de RPG Eletrônico de Ação, os trappers iniciam no nível 1, podendo chegar até hunna thousand. Os heróis avançam de nível conforme ganham pontos de lean. A cada música avançada, os migos recebem 1 milhão para ser usado para comprar vlone ou gucci, em níveis específicos. Então, quanto maior o nível do drip, melhor são seus swags e maior será a potência ou utilidade do lean. Os elementos do jogo são amplamente incorporados do seu antecessor original (Young Money), com seu desenvolvedor, Lil Wayne, sendo o atual e mais antigo desenvolvedor deste.

Vale lembrar, ainda, que há vários modos de partidas, tipos diferentes de jogo, dentro do Dota 2, seja os tipos de partida "competitiva" ou "livre", seja como "Seleção de Habilidades", "Turbo", entre outros.

Desenvolvimento

Dota começou como uma modificação para Warcraft III e cresceu em um dos jogos mais jogados online do mundo. Seguindo a tradição de Counter-Strike, Day of Defeat, Team Fortress, Portal e Alien Swarm, Dota 2 é o resultado da Valve contratar os desenvolvedores da comunidade que construíram o mod e dando-lhes a oportunidade de finalmente construir um produto completo de sua ideia com a ajuda de uma equipe profissional de desenvolvedores e artistas de Valve.

Source 2

Em junho de 2015, a Valve anunciou que o todo o conjunto de Dota 2 seria portado para seu novo motor de jogo — Source 2 — em uma atualização chamada de Dota 2 Reborn, fazendo Dota 2 o primeiro jogo a usar este motor.[6] Reborn foi lançado primeiro para o público como uma atualização beta no mesmo mês,[7] e o cliente original foi oficialmente substituído em setembro de 2015.[8] Reborn incluiu um novo design de estrutura na interface do usuário, ferramentas de criação de jogos (modos alternativos) pela comunidade e a substituição completa do motor original — Source para Source 2.[9] A mudança para Source 2 também permitiu o uso da API Vulkan, que foi lançado como um recurso opcional em maio de 2016, fazendo Dota 2 o primeiro jogo a oferecê-lo.[10]

The International

Edição 2014 do The International na Key Arena em Seattle.
Ver artigo principal: The International (Dota 2)

Para entrar no meio competitivo de e-Sports, A Valve criou em 2011 o The International, o Campeonato Mundial de Dota 2. Onde equipes que se destacam durante o ano em outros campeonatos são convidadas. No primeiro TI, a equipe campeã do prêmio de U$ 1.000.000,00 foi a Natus Vincere, equipe ucraniana em cima da Ehome, equipe chinesa.[11] Em 2012, o TI 2 aconteceu no Benaroya Hall, em Seattle, onde o time chinês iG venceu a equipe ucraniana Natus Vincere e se tornou campeã do segundo The International.

No ano de 2013, a competição também aconteceu em Seattle, no entanto, desta vez, a equipe Alliance venceu um dos times favoritos a vencer a competição, a Natus Vincere, que estava jogando pela 3ª vez a final da competição.

O The International 4 (2014) alcançou o (antigo) recorde de premiação em um campeonato de e-Sports, com um prêmio total de $10,927,499, onde $5,026,650 está destinado ao primeiro lugar. O evento principal ocorreu dos dias 18 a 21 de julho na KeyArena, também em Seattle. A final ocorreu entre duas equipes chinesas. A equipe Vici Gaming enfrentou a recém formada Newbee. No modo Bo5 (Best of 5 ou melhor de 5), a equipe Newbee venceu por 3 a 1, tornando-se campeã.

Em 2015, na quinta edição do The International, a premiação total alcançada foi de $18,429,613, batendo o recorde de premiação total do ano anterior. A equipe Evil Geniuses, venceu as finais de 3 a 1 sobre a CDEC Gaming, e ganhou $6,634,660.

Em 2016, na sexta edição do torneio, a premiação total alcançada foi de $20,770,460, batendo o recorde de premiação total do ano anterior. A campeã foi a equipe chinesa da Wings Gaming, que ganhou $9,139,002 ao vencer de 3 a 1 a equipe norte americana da Digital Chaos.

Em 2017, na sétima edição do torneio a premiação total alcançada foi de $24,787,916, batendo o recorde de premiação total do ano anterior. A campeã foi a equipe europeia da Team Liquid, que ganhou $10,862,683 ao vencer a equipe chinesa Newbee de 3 a 0.

Em 2018, na oitava edição do torneio a premiação total alcançada foi de $25,532,177, batendo o recorde de premiação total do ano anterior. A campeã foi a equipe europeia OG que recebeu o total de $11,234,158 ao vencer a equipe chinesa PSG.LGD em uma série de 3 a 2.

Em 2019, na nona edição do torneio tivemos pela primeira vez uma equipe Bi-campeã, a premiação total alcançada foi de total de $34,330,068. A equipe europeia OG venceu a equipe europeia Team Liquid em um placar de 3 a 1, ganhando $15,620,181.

Em 2020, por causa da pandemia o torneio foi cancelado.

Documentário

Levando até a revelação pública do Dota 2 no The International 2011, a Valve documentou as vidas e histórias de três jogadores profissionais de Dota, Bento "hyhy" Lim, Danil "Dendi" Ishutin , Clinton "Fear" Loomis e o que o torneio sem precedentes significava para eles. Em agosto de 2012, GameTrailers anunciou que a Valve estava desenvolvendo o documentário até então sem nome.[12] Ao longo de Junho de 2013, a Valve conduziu o que descreveram como uma fase particular "teste beta", em que eles convidaram um pequeno número de indivíduos para visitar a empresa sede em Bellevue, Washington, a fim de oferecer primeiras exibições do documentário para a estreia. Quando o convite foi vazado para Kotaku, um blog gamer, o vice-presidente de marketing da Valve, Doug Lombardi, confirmou o desenvolvimento do documentário e revelou que seu nome iria ser "Free to Play".[13] O documentário foi lançado em 19 de março de 2014.

Pré-lançamento

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
GameRankings 89.27%[14]
Metacritic 90/100[15]
Pontuação global
Agregador Nota média
Destructoid 10/10[16]
Edge 10/10[17]
Eurogamer 10/10[18]
IGN 9,4/10[19]
VideoGamer 10/10[20]
Premiações
Premiador Prêmio
IGN 9,4/10 People's Choice Award 2011[21]
Best PC Strategy & Tactics Game[22]
Best PC Multiplayer Game[23]
PC Gamer E-Sport of the year[24]
GameTrailers Best PC Game[25]
onGamers Esports Game of the Year 2013[26]
Game Informer Best PC Exclusive[27]
Best Competitive Multiplayer[27]
Best Strategy[27]


Durante o pré-lançamento, a PC Gamer deu seu review no Dota 2 em setembro de 2012 dando-lhe uma classificação de 85/100.[28] Em maio de 2013, o Dota 2 chegou a quase 330 mil jogadores simultâneos[29] e detém o recorde para o jogo com mais usuários simultâneos na história da Steam, quebrando seu próprio recorde estabelecido em março do mesmo ano.[30] Simultaneamente com esta referência, que determinou-se que o número de jogadores simultâneos em maio 2013 superou o número de jogadores para o resto dos dez jogos mais jogados da Steam combinados.[31]

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dota 2

Referências

  1. Napolitano, Jayson (23 de agosto de 2011). «Composer Jason Hayes joins audio team at Valve». Destructoid. Consultado em 12 de setembro de 2014. Cópia arquivada em 10 de julho de 2012 
  2. Greening, Chris. «DOTA 2 adds epic orchestral music pack from Chance Thomas». Game Music Online. Consultado em 12 de setembro de 2014 
  3. «Dota 2 on Steam». Steam. Valve Corporation. Consultado em 19 de julho de 2013 
  4. a b «Dota 2 oficialmente foi lançado no dia 9 de julho». dota2.com. 9 de julho de 2013. Consultado em 9 de julho de 2013 
  5. Yin-Poole, Wesley (27 de Junho de 2014). «Dota 2 – Preview». Eurogamer. Consultado em 27 de junho de 2014. Cópia arquivada em 13 de novembro de 2012 
  6. Martin, Michael (13 de junho de 2015). «Valve Announces Dota 2 Reborn». IGN (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 15 de junho de 2015 
  7. Livingston, Christopher (12 de junho de 2015). «Valve announces Dota 2 Reborn, new engine coming» (em inglês). PC Gamer. Consultado em 21 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 15 de junho de 2015 
  8. Macy, Seth (9 de setembro de 2015). «Dota 2 Now Valve's First Ever Source 2 Game» (em inglês). IGN. Consultado em 21 de janeiro de 2018 
  9. Hussain, Tamoor (11 de setembro de 2015). «Dota 2 Officially Reborn on Source 2, Numerous Changes Introduced». GameSpot (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2015 
  10. Paul, Ian (25 de maio de 2016). «Steam's most popular game just added support for Vulkan, DirectX 12's more open rival». PC World (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 26 de maio de 2016 
  11. TECHTUDO. «The International 2011». GLOBO.COM. Consultado em 26 de junho de 2014 [ligação inativa]
  12. «DotA 2 – Exclusive Documentary Trailer». GameTrailers. 17 de agosto de 2012. Consultado em 27 de Março de 2014 
  13. Schreier, Jason (5 de junho de 2013). «Valve Is Almost Done With Their Next Movie». Kotaku. Consultado em 27 de Junho de 2014 
  14. «Dota 2». Game Rankings. 16 de julho de 2013. Consultado em 5 de setembro de 2013 
  15. «Dota 2». Metacritic. 16 de julho de 2013. Consultado em 5 de setembro de 2013 
  16. Patrick, Hancock (24 de julho de 2013). «Dota 2». Destructoid. Consultado em 25 de julho de 2013 
  17. «Dota 2 review». Edge Magazine UK. Consultado em 2 de agosto de 2013 
  18. Smith, Quintin (16 de julho de 2013). «Dota 2 review». Eurogamer 
  19. Thursten, Chris (7 de agosto de 2013). «Dota 2 review». PC Gamer. Consultado em 7 de agosto de 2013. Arquivado do original em 10 de agosto de 2013 
  20. McCormick, Rich (26 de julho de 2013). «Dota 2 Review». VideoGamer.com. Consultado em 29 de julho de 2013. Arquivado do original em 29 de agosto de 2013 
  21. MacDonald, Keza (23 de agosto de 2011). «IGN People's Choice Award: And The Winner Is...». IGN. Consultado em 12 de setembro de 2014. Cópia arquivada em 5 de novembro de 2012 
  22. «Best PC Strategy & Tactics Game». IGN. 9 de janeiro de 2014 
  23. «Best PC Multiplayer Game». IGN. 9 de janeiro de 2014 
  24. «E-Sport of the year: Dota 2». PC Gamer. 29 de dezembro de 2013 
  25. «Best PC Game». Game Trailers. 30 de dezembro de 2013. Consultado em 31 de dezembro de 2013 
  26. Connors, Cody; Rom, Kim (5 de janeiro de 2014). «2013 onGamers Esports Industry Awards». onGamers. Consultado em 12 de setembro de 2014. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2014 
  27. a b c «Game Informer Best Of 2013 Awards». IGN. 7 de janeiro de 2014. Consultado em 25 de janeiro de 2014 
  28. McCormick, Rich (22 de setembro de 2012). «Dota 2 Review». PC Gamer. Consultado em 27 de junho de 2014. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2012 
  29. Lahti, Evan (20 de maio de 2013). «Dota 2 breaks concurrent Steam players record (again)». PC Gamer. Consultado em 27 de Julho de 2014 
  30. Pitcher, Jenna (21 de maio de 2013). «Dota 2 breaks own record for most concurrent users on Steam». Polygon. Consultado em 27 de Julho de 2014 
  31. Peel, Jeremy (24 de maio de 2013). «Dota 2 had more players yesterday than the rest of the Steam top ten put together». PC Games. Consultado em 27 de Julho de 2014 

Ligações externas