Ficheiro:Rafael Bordalo Pinheiro portrait (1891) - Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929) (32564351267).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(2 134 × 2 119 píxeis, tamanho: 1,11 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Autor
Pedro Ribeiro Simões from Lisboa, Portugal
Tipo de objecto pintura
object_type QS:P31,Q3305213
Descrição

Rafael Bordalo Pinheiro museum, Campo Grande, Lisbon, Portugal

Material : Oil on canvas

ABOUT THE WORK

Incluído numa vasta galeria de personalidades fixadas por Columbano, o retrato do seu irmão Rafael, distingue-se como um dos mais emblemáticos do artista.

A grande dimensão da tela e a representação em corpo inteiro da figura são pontos diferenciais na generalidade da produção do pintor. A repintura da assinatura e data (no canto inferior direito) indicam a preexistência da obra, pelo menos, desde 1890, data na sua exposição no "Salon" do Palácio da Industria em Paris.

Sob uma austera tonalidade de influência espanhola, o registo formal impresso pelo traje de gala, chapéu alto, luvas e condecoração "Légion d'Honneur" é contrariado pela posse descontraída do retratado, segurando um cigarro e pelo seu olhar vivaz, interpelante, conseguido por um notável realismo. Ao seu lado, folhas diversas, incluindo uma página da sua publicação humorística "O António Maria", reconhecível pelo cabeçalho, onde Columbano esporadicamente colaborou.

SOURCE: Rafael Bordalo Pinheiro museum.

BIOGRAPHY

A sua formação artística desenvolveu-se num ambiente familiar, entre os estudos de pintura holandesa e flamenga, exigidos pelo pai, o artista Manuel Maria Bordalo Pinheiro e o contacto com o realismo, sob influência do seu irmão mais velho, Rafael Bordalo Pinheiro.

Aluno pouco assíduo da Academia de Belas-Artes de Lisboa, Columbano estreou-se nas exposições da Sociedade Promotora das Belas-Artes com pequenos quadros de género, na década de 70.

Em 1880 obtém o pensionato particular da Condessa d’Edla para uma estada em Paris, depois de ser preterido em dois concursos do Estado. Antes de partir, realiza um conjunto de pinturas, importantes pela observação crítica e irónica de ambientes burgueses portugueses e realiza, já em Paris, Concerto de Amadores, obra intimista de grandes dimensões, recusada no salão da Promotora de 1883 e mal entendida por uma crítica artisticamente pouco preparada.

Em Lisboa, REGISTA A CAMARADAGEM DO GRUPO DO LEÃO, 1885, NUM GRANDE RETRATO COLECTIVO, CENTRADO NA FIGURA DO MESTRE DA GERAÇÃO NATURALISTA, SILVA PORTO.

Realiza várias decorações em palacetes particulares, como o Valenças, Museu de Artilharia e sala dos Passos Perdidos da Assembleia da República, onde regista, em vastos painéis, um interessante conjunto de políticos contemporâneos que associa a figuras marcantes da História de Portugal.

Dedica-se preferencialmente ao retrato de amigos e familiares, nos anos 80, numa paleta de tonalidades claras, que posteriormente escurece, nos retratos de intelectuais portugueses, já na viragem do século, numa característica pintura em mancha e tonalidades, terminando numa obsessiva preocupação pelo tratamento da luz que desmaterializa a figura.

Pioneiro do realismo, as suas obras referenciam artistas como Velázquez, Rembrandt, Manet, Degas, Courbet, Fantin-Latour. Amigo de Sargent, próximo da estética do alemão Leibl, Columbano constrói uma original modernidade.

Maria Aires Silveira

SOURCE: MNAC
Data 9 de março de 2019, 18:02
Fonte/Fotógrafo Rafael Bordalo Pinheiro portrait (1891) - Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929)
Localização da câmara 38° 45′ 32,41″ N, 9° 09′ 15,42″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por pedrosimoes7 em https://flickr.com/photos/46944516@N00/32564351267. Ela foi revisada em 28 de outubro de 2020 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-2.0.

28 de outubro de 2020

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

38°45'32.407"N, 9°9'15.415"W

0.03333333333333333333 segundo

50 milímetro

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual00h56min de 28 de outubro de 2020Miniatura da versão das 00h56min de 28 de outubro de 20202 134 × 2 119 (1,11 MB)JotaCartasTransferred from Flickr via #flickr2commons

A seguinte página usa este ficheiro:

Metadados