Rodrigo Forjaz de Trastâmara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rodrigo Forjaz de Trastamara)
Rodrigo Forjaz de Trastâmara
Cavaleiro medieval do Condado Portucalense cujas origens se encontram na Casa de Trastâmara
Nascimento c.1070
Casa Casa de Trastâmara
Pai Forjaz Vermuis I de Trastâmara
Mãe Sancha Ordonhes

Rodrigo Forjaz de Trastâmara (c. ?? - 1071) foi um cavaleiro medieval do Condado Portucalense cujas origens se encontram na Casa de Trastâmara mas que por valorosos actos e façanhas militares feitas em combate passou por ordem real a o ter o nome Homem.

Foi tido como um importante combatente da reconquista peninsular. Fez vários combates contra os mouros durante o reinado de D. Fernando de Leão e Castela, Rei de Leão.

Na altura em que este monarca repartiu o reino pelos filhos, Rodrigo seguiu o partido de Garcia II da Galiza e Portucale. Esteve também com este rei na Batalha de Águas de Maias, onde foi ferido. Na Batalha de Santarém, conduziu o rei D. Sancho II de Castela que havia sido rendido em combate por Don Gomez Echiguez e o entregou em seguida ao seu irmão D. Garcia II da Galiza , antes de morrer.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Forjaz Vermuis I de Trastâmara Senhor de Trastâmara (1040 -?) e de Sancha Ordonhes. Casou com Moninha Gonçalves da Maia, filha de Gonçalo Mendes da Maia e de Urraca Teles (c. 1060 -?), de quem teve:

  1. Velasquita Rodrigues
  2. Sancha Rodrigues
  3. Forjaz Vermuis de Trastâmara (1100 - ?)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ascendências Reais de SAR D. Isabel de Herédia, António de Sousa Lara, Vasco de Bettencourt Faria Machado e Universitária Editora, 1ª Edição, Lisboa, 1999, Pág. 111.
  • Teatro Histórico Genealógico e Panegírico , Manuel de Sousa Moreyra, 1694, páginas 84 e 85