Tomás Ianelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thomaz Ianelli)
Tomás Ianelli
Nascimento 16 de agosto de 1932
São Paulo
Morte 24 de setembro de 2001
São Paulo
Nacionalidade  Brasil
Ocupação pintor, gravador, escultor, aquarelista e desenhista

Tomás Ianelli (São Paulo, 16 de agosto de 1932 — São Paulo, 24 de setembro de 2001) foi um pintor, gravador , escultor, aquarelista e desenhista brasileiro.

Vida[editar | editar código-fonte]

Trabalhou como aprendiz na então semana de arte moderna em Bondes entre 1948 e 1955. Na década de 1950, passou a frequentar o ateliê do irmão, Arcângelo, e frequentou a Escola de Belas Artes de São Paulo em 1953. Nesse período, entrou em contato com vários artistas, entre eles, Mario Zanini e Arnaldo Ferrari.

Passou a se dedicar à pintura em 1957 e, no ano seguinte, integrou o Grupo Guanabara, participando de mostras coletivas. Em 1961, conquistou o prêmio do Concurso Velázquez, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e viajou para a Europa, onde conheceu as obras de artistas como Paul Klee e Karel Appel, que passaram a influenciar a sua pintura. Ministrou o curso de desenho no Centro de Estudos Brasileiros, em Lima, em 1955. Recebe prêmio aquisição nas edições da Bienal Internacional de São Paulo de 1967 e 1975. Tornou-se membro do conselho da Associação Internacional de Artes Plásticas da Unesco em 1972, e foi eleito o primeiro presidente da Associação Profissional de Artistas Plásticos em 1982. Participou do Congresso Internacional de Artes Plásticas de Stuttgart, na Alemanha, em 1972 e trabalhou no ateliê de Rothrist, na Suíça. Em 1981, produziu uma séries de têmperas e gravuras em metal. Um de seus trabalhos como ilustrador foi no livro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, publicado pela editora Bibla em 1981. Em 2000 a editora Berlendis & Verteccia lançou o livro "Pinturas de Tomás Ianelli: arte para criança", de Alberto Goldin.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

Aviso: A chave de ordenação padrão "Tomas Ianelli" sobrepõe-se à anterior "Ianelli".