Alice Abreu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alice Rangel de Paiva Abreu)
Alice Abreu
Nome completo Alice Rangel de Paiva Abreu
Nacionalidade  Brasil
Alma mater Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Alice Rangel de Paiva Abreu é socióloga, Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro[1].

Vida[editar | editar código-fonte]

Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), Mestre em Sociologia - London School of Economics and Political Science (1971) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980).

Sua carreira acadêmica foi toda ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde aposentou-se como Professora Titular de Sociologia. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, América Latina, gênero, trabalho e trabalho em domicilio, política científica e tecnológica.

Ela foi Vice Presidente do CNPq de 1999 a 2002 e Diretora do Escritório de Educação, Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos, de janeiro de 2003 a janeiro de 2006. De dezembro de 2006 a dezembro de 2010 foi Diretora do Escritório Regional para América Latina e Caribe do ICSU - International Council for Science[2].

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Alice Abreu foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Ministério Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil; com a Palmes Académiques, conferida pelo Ministère de la Jeunesse, de l'Education Nationale et de la Recherche da França; o Prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia[3].

Escritos[editar | editar código-fonte]

  • Produção Flexível e novas institucionalidades na América Latina

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.