A Era Hiboriana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por uma descrição do universo fictício de Robert E. Howard, veja Era Hiboriana.

A Era Hiboriana (em inglês, The Hyborian Age) é um ensaio de Robert E. Howard sobre a "Era Hiboriana", o cenário fictício que usou na criação de suas histórias sobre Conan o Cimério, escritas na década de 1930 mas não publicadas durante a vida do autor.[1] Seu objetivo era manter a consistência dentro de seu cenário fictício.

O ensaio[editar | editar código-fonte]

O ensaio expõe detalhadamente os principais eventos da pré-história pseudo-histórica de Howard, tanto antes como depois da época das histórias de Conan. Ao descrever o fim cataclísmico da Era Thuriana, o período descrito em suas histórias de Kull, Howard liga as duas sequências de histórias em um universo compartilhado. Os nomes que ele dá a suas várias nações e povos da época emprestam liberalmente da história e mitos reais.[2] O ensaio também define a herança racial e geográfica dessas entidades ficcionais, tornando-os progenitores das nações modernas. Por exemplo, Howard faz os Gaels, descendentes dos cimérios.


Além de seu uso como base para suas histórias de Kull e Conan, Howard utilizou sua pré-história inventada em contos com cenários posteriores. Por exemplo, "Kings of the Night" traz o rei Kull à frente na hora de lutar contra as legiões romanas, enquanto "The Haunter of the Ring", ambientado na era moderna, faz uso de um artefato hiboriano.


Trabalhos relacionados[editar | editar código-fonte]

Um fragmento anônimo de Howard publicado por Glenn Lord[3] apresenta dois ladrões de túmulos, Allison e Brill, que descobrem no deserto egípcio uma estrutura mais antiga e diferente de qualquer coisa que tenham encontrado antes. Brill propõe que a estrutura é estigiana e não egípcia, e começa a contar a história da Stygia em palavras quase idênticas às usadas na Era Hiboriana - mas não menciona os reinos hiborianos ao norte da Stygia. A fonte de Brill para a informação é o Unaussprechliche Kulte (também conhecido como Nameless Cults), uma obra fictícia da literatura arcana dos Mitos de Cthulhu , citada em outras histórias de Howard. Esta exposição histórica parece um rascunho anterior, que Howard estendeu mais tarde e deixou cair a história do quadro de ladrões de túmulos.


A história de Howard, "Men of the Shadows" inclui uma longa narrativa histórica, similar em estilo a "The Hyborian Age", mas muito diferente em detalhes.

O único romance de Howard de Conan, "The Hour of the Dragon", expande a história do mundo apresentada neste ensaio, introduzindo um novo império antigo chamado Acheron que havia governado os reinos hiborianos no passado.

Robert Yaple escreveu um ensaio semi-histórico intitulado "Acheron - A Revisionary Theory", deliberadamente emulando o estilo de The Hyborian Age, de Howard, traçando sistematicamente a história de Acheron e integrando-a dentro dos dados fornecidos no ensaio de Howard.[4]

The Hyborian Agr também foi o nome de um fanzine publicado na década de 1930.

Histórico de publicação[editar | editar código-fonte]

  • The Phantagraph (publicação de fã) Fevereiro;– Novembro de 1936 (apenas a primeira parte do ensaio – até a época de Conman)
  • The Hyborian Age (Los Angeles-New York Cooperative Publications, 1938)
  • Skull-Face and Others (Arkham House, 1946)
  • The Coming of Conan (Gnome Press, 1953, apenas a primeira parte do ensaio)
  • Conan (Lancer Books, 1967, apenas a primeira parte do ensaio)
  • Conan the Avenger (Lancer Books, 1968, apenas a segunda parte do ensaio)
  • Skull-Face Omnibus (Neville-Spearman [Jersey] Ltd., 1974, publicado em 3 livros de bolso, Panther Books Ltd., 1976)
  • Red Nails (G.P. Putnam's Sons, 1977, também publicado em formato de bolso, Berkley Books, 1977)
  • The Conan Chronicles (Sphere Books, 1989, apenas a primeira parte do ensaio)
  • The Conan Chronicles Volume 1: The People of the Black Circle (Millennium/Gollancz, agosto de 2000)
  • Conan of Cimmeria: Volume One (1932-1933), Wandering Star Books, Londres, 2003, publicado nos Estados Unidos como The Coming of Conan the Cimmerian, Nova York, Ballantine/Del Rey, Dezembro de 2003

Referências

  1. Louinet, Patrice, editor. (2003). The Coming of Conan the Cimmerian. [S.l.]: Del Rey. ISBN 0-345-46151-7 . Descrição da história de publicação na introdução[1].
  2. De Camp, L. Sprague, Lin Carter, and Björn Nyberg (1978), "Hyborian Names", Conan the Swordsman, Bantam Books, ISBN 0-553-20582-X.
  3. Glenn Lord, "The Howard Collector", Ace Books, 1979, p. 36-38
  4. Glenn Lord, "The Howard Collector", Ace Books, 1979, p. 245-250

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

The Hyborian Age no Wikisource em inglês.