Adrian Leo Doyle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adrian Leo Doyle
Nascimento 16 de novembro de 1936
Hobart
Cidadania Austrália
Alma mater
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Adrian Leo Doyle (Hobart, Tasmânia, 16 de novembro de 1936) é o arcebispo católico romano emérito de Hobart.[1]

Doyle nasceu em Hobart em 1936 como um dos três filhos. Ele frequentou o St Mary's College em Hobart, o Sacred Heart College em New Town e o St Virgil's College, também em Hobart, antes de iniciar seus estudos no Corpus Christi College em Werribee em 1º de março. Em 20 de setembro de 1956, Doyle mudou-se para o Collegio Urbano de Propaganda Fide em Roma e foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1961 pelo cardeal Grégoire-Pierre Agagianian.

Depois que Doyle recebeu seu doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana em 1965, ele voltou para a Tasmânia no final daquele ano. De 1973 a 1998 foi capelão na congregação italiana em Hobart.

O Papa João Paulo II nomeou Doyle Coadjutor Bispo de Hobart em 10 de fevereiro de 1997. Em 6 de fevereiro de 1998 foi ordenado bispo pelo arcebispo Joseph Eric D'Arcy. Os co-consagradores foram o Bispo de Parramatta, Kevin Michael Manning, e o Bispo de Ballarat, Peter Joseph Connors.

Depois que o Papa João Paulo II concedeu a renúncia do Arcebispo D'Arcy, Doyle o sucedeu como Arcebispo de Hobart em 26 de julho de 1999. Sua posse ocorreu em 26 de agosto na Catedral de Santa Maria.

Em 19 de julho de 2013, o Papa Francisco aceitou sua renúncia por motivos de idade.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Adrian Leo Doyle

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.