Aloysio Neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Aloysio Neves
Informação geral
Nome completo Aloysio da Rocha Neves Júnior
Nascimento 1963
Local de nascimento Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Ocupação(ões) músico

Aloysio da Rocha Neves Júnior (Rio de Janeiro, 1963) é um guitarrista, compositor e professor brasileiro.[1]

Aloysio Neves já está na música desde muito cedo, começou estudando com os seus tios, Manoel Neves Jr. e Othon da Rocha Neves, ainda com 7(sete) anos, posteriormente, já em Manaus (onde residiu entre 76 à 80), estudou Violão com o Professor Iron Lima, na Escola de Música Villa Lobos. Por essa época começou seus estudos de Guitarra de forma autodidata.

Em Manaus realizou sua estreia em 78 tocando com o grupo Tariri no Teatro Amazonas, ainda em Manaus apresentou-se em diversos lugares e com outros grupos.

Retornando ao Rio de Janeiro em 1981, estudou na Pro Arte, onde teve aula com Léo Soares (Violão), Suzy Botelho (Teoria Musical), Breno Marques (História da Música) e Antonio Guerreiro (Harmonia). Tornou-se bolsista dessa então famosa escola, e nessa condição participou de recitais no Rio e em Teresópolis, onde estudos e se apresentou em várias edições do Festival Internacional de Teresópolis.

Em 1983 toca seu primeiro concerto solo com suas músicas, no teatro SESC Tijuca, a partir daí desenvolve atividades dentro da música Clássica e do Rock/Jazz.

Com seus contínuos e intensos estudos, realiza aula de interpretação com Odair Assad. Em 1985 ingressa na UNIRIO, onde estuda no Bacharelado de Violão Clássico com o professor Turíbio Santos, posteriormente integrado a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro. Em 1986, como fruto de suas pesquisas na Guitarra realizado desde os anos 70, Propõe ao MEC, através da Universidade Estácio de Sá na figura do então diretor da faculdade de música e grande Pianista João Carlos Assis Brasil, a criação de um Bacharelado em Guitarra Elétrica, que é aceito e torna-se o primeiro do Brasil. Intensifica suas atividades na MPB e no Jazz, mas, ainda participa do Quarteto Carioca de Violões junto com Nicolas Souza Barros e Mario Haro, foi por treze anos professor titular de Guitarra, Improvisação e Composição em MPB da Universidade Estácio de Sá, vem a terminar o Bacharelado começado na UNIRIO estudando na própria UNES com o grande Violonista Sergio de Pinna,

Conheceu e realizou aperfeiçoamento em Masterclass com o Guitarrista Joe Diorio. Fundou e dirigiu entre 1986 à 1990 a Orquestra Brasileira de Guitarras, com a qual gravou dois discos com várias referências da crítica. Posteriormente lançou o disco autoral "DXY" em Trio, junto com André Santos(Contrabaixo) e Don Camilo (Percussão). Gravou um Trilogia com Antônio Pernambuco Santana (por vinte e três anos percussionista de Hermeto Pascoal) no formato de três CDs em trio (com André Santos), Quarteto com Rodrigo de jesus(Guitarra) e Benjamin "BJ" Bentes (Baixo Elétrico e Acústico) e quinteto com a participação de Mario Delgado (Baterista e produtor Fonográfico). Ainda com Pernambuco, realizou excursão por São Paulo e tocou na Unicamp, onde inclusive gravaram um programa que posteriormente foi editado em vídeo. Além de produzir a Cantora Mercedes Fraga, está envolvido em diversos projetos de Shows e Gravações. Seu último trabalho, "Saquarema Suíte" foi gravado já em seu estúdio no formato solo.

Também, Apresentou-se nas principais salas de concerto do país, dentre elas a Sala Cecília Meirelles, Teatro Amazonas, Teatro João Caetano, SESC Paulista e Pinheiros, Teatro Municipal de Santos, Golden Room do Copacabana Palace, Teatro Rival, Casa Thomas Jefferson, Salão Leopoldo Miguez, UNB, etc. Tocou também em inúmeras casas de shows dentre elas Circo Voador, Jazzmania, Triboz, Etc. Excursionou pela Europa em 1994 onde tocou em diversos espaços, dentre eles o Museu Picasso em Paris, num hapening, e clubes de Jazz em Paris e Nice.

Atualmente, desenvolve atividades didáticas em seu estúdio e escola, Guitarra Virtual. Recentemente participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão e do I Cinemúsica. Apresento também peças de Compositores Contemporâneos como Luis Carlos Cseko e Jocy de Oliveira, com os quais participou das duas últimas edições da Bienal de Música Contemporânea. Recentemente apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro dentro e espetáculo "Revisitando Stravinsky" com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Acaba de realizar a apresentação de suas composições Contemporâneas no projeto "CBM Experimental".

Logo, o trabalho de Aloysio Neves é tanto autoral, quanto interpretativo, passeando por vários estilos. Seja no Jazz, no Rock, no Erudito, ou na música brasileira, desenvolve um trabalho vinculado com a pesquisa e a produção de estilos próprios renovados para seus alunos e sua própria produção.

Notas e referências

  1. «Biografia no Cravo Albin». dicionariompb.com.br. Consultado em 15 de dezembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.