André Bortolameotti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Padre André Bortolameotti
André Bortolameotti
Conhecido(a) por Servo de Deus Padre André Bortolameotti
Nascimento 22/12/1919
Vigolo Vattaro, Trentino-Alto Ádige, Itália
Morte 22/12/2010
São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Educação Congregação de Jesus Sacerdote, Universidade Lateranense de Roma

O Padre André Bortolameotti, nascido em 22 de dezembro de 1919 em Vigolo Vattaro, Itália, foi um presbítero católico que deixou um legado significativo em sua missão pastoral e social, especialmente no Brasil[1]. Sua vida é objeto de um processo de canonização, estando atualmente reconhecido como Servo de Deus[2].

Início de Vida e Ordenação[editar | editar código-fonte]

Desde jovem, André expressou o desejo de se tornar padre e ingressou na Congregação de Jesus Sacerdote, em 1931. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1943. Após a ordenação, serviu na Itália até que, em 1967, foi enviado ao Brasil para estabelecer uma missão da Congregação de Jesus Sacerdote em São Paulo[2].

Missão no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 1975, Padre André retornou brevemente à Itália para estudar Teologia Moral em Roma, mas sua conexão com o Brasil o trouxe de volta permanentemente em 1984. Neste ano, ele assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Barretos, onde trabalhou até 1999, posteriormente servindo como vigário paroquial até sua morte[2].

Durante sua gestão, enfrentou inicialmente resistências devido ao seu sotaque italiano forte, mas gradualmente conquistou a comunidade através de seu zelo e dedicação. Padre André era particularmente dedicado aos sacramentos, especialmente à confissão, e manteve um compromisso constante com os pobres e os presidiários, frequentemente visitando a prisão local para oferecer suporte espiritual[3].

Fotografia do Padre André

Legado e Obras Sociais[editar | editar código-fonte]

Uma das suas realizações mais notáveis foi a fundação da Casa de Apoio Madre Paulina, que oferece hospedagem e suporte espiritual a pacientes e familiares que buscam tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. A casa reflete o amor de Padre André pela sua cidade natal e por Santa Madre Paulina, que também era de Vigolo Vattaro[3][4].

Morte e Processo de Canonização[editar | editar código-fonte]

Padre André faleceu em 28 de outubro de 2010, aos 91 anos, no Hospital Beneficência Portuguesa em São José do Rio Preto, após problemas no coração, pulmões e rins[5]. Seu funeral foi marcado por grande participação comunitária e suas exéquias realizadas no Santuário Nossa Senhora do Rosário, onde também foi sepultado[2][3].

Em 2016, a Diocese de Barretos iniciou formalmente o processo de canonização de Padre André, após o recebimento do "nihil obstat" da Congregação para as Causas dos Santos. O processo diocesano incluiu a coleta de documentos e testemunhos sobre sua vida e obras. Atualmente, a causa de Padre André está sendo examinada no Vaticano, aguardando o reconhecimento de suas virtudes heroicas e possíveis milagres para futura beatificação e canonização[1][2].

Túmulo do Padre André Bortolameotti no Santuário Igreja Nossa Senhora do Rosário, Barretos

Padre André Bortolameotti é lembrado como um modelo de santidade e dedicação pastoral. Seu legado permanece vivo na comunidade de Barretos e entre todos aqueles que foram tocados por seu serviço abnegado e amor ao próximo[2][3].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Padre André Bortolameotti». Congregação de Jesus Sacerdote. Consultado em 22 de abril de 2024 
  2. a b c d e f «Servo de Deus Padre André Botolameotti». Diocese de São José do Rio Preto/SP. 25 de outubro de 2018. Consultado em 22 de abril de 2024 
  3. a b c d Aquino •, Por Prof Felipe. «Termina fase diocesana da causa de beatificação do padre André Bortolameotti - Cléofas». Consultado em 22 de abril de 2024 
  4. Rosário, Santuário Diocesano N. Sra do (27 de outubro de 2019). «Pe. André Bortolameotti, um santo viveu entre nós!». Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário. Consultado em 22 de abril de 2024 
  5. «Nota de Falecimento: Faleceu o Padre André Bortolameotti». Diocese de Barretos. 23 de julho de 2015. Consultado em 22 de abril de 2024