Antoine Audo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antoine Audo
Antoine Audo
Antoine Audo i 2016.
Nascimento 3 de janeiro de 1946 (78 anos)
Alepo (Síria)
Cidadania Síria
Ocupação padre
Empregador(a) Universidade São José de Beirute
Religião Igreja Católica

Antoine Audo SJ (Aleppo, Síria, 3 de janeiro de 1946) é o bispo interino de Aleppo da Igreja Católica Caldéia.[1]

Antoine Audo ingressou na Companhia de Jesus (jesuítas) em 1969 e foi ordenado sacerdote em 5 de agosto de 1979. Estudou em Damasco, Paris e Roma e trabalhou como professor de estudos bíblicos na Université Saint-Joseph (Beirute) e na Université Saint-Esprit (Kaslik).

Em 18 de janeiro de 1992 foi nomeado bispo da Eparquia Católica Caldéia de Alepo (Síria), sentado na Catedral de São José, e ordenado em 11 de outubro de 1992. No fracassado sínodo eleitoral em Bagdá após a morte do Patriarca Raphael I. Bidawid em 2003, ele recebeu doze dos quatorze votos necessários.

Antoine Audo é membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes desde 29 de janeiro de 2011.[2]

Como presidente da sucursal síria da associação Caritas, atua contra a miséria, particularmente ligada à guerra civil síria. Ele desenvolve ajuda médica lá, especialmente em Damasco e Aleppo, para tornar o acesso gratuito aos cuidados e distribui fogões, óleo combustível, cobertores e roupas quentes, além de dinheiro para ajudar os sírios a sobreviver.[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Antoine Audo

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.