Bernardino de' Bustis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tesauro spirituale

Bernardino de' Bustis (ou Busti, ou de' Busti) (Milão, cerca de 1450[1] - Melegnano, 8 de maio de 1513) era um religioso e teólogo italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele era filho de um advogado milanês e, após concluir os estudos em sua cidade natal, mudou-se para Pavia, onde cursou direito na universidade municipal antes de se formar em direito.

Em 1475 ou 1476 entrou para a Ordem dos Frades Menores do vicariato lombardo, usando seu hábito no convento de Sant'Angelo di Legnano sob a orientação de frei Michele Carcano.

Grande devoto da Virgem Imaculada, escreveu inúmeras obras dogmáticas e morais. Ele estava entre os promotores da instituição dos Montepio.

Morreu em Melegnano em 1513 e foi aí sepultado, no convento de Santa Maria della Misericordia. Embora seu culto ainda não recebeu o status oficial da Igreja, ele é venerado desde a sua morte como beato e lembrado no martirológio franciscano, que fixa a data de 8 de Maio de sua memória.

O Ofício da Imaculada Conceição foi escrito no século XV por Bernardino de Bustis e aprovado pelo papa Inocêncio XI em 1678.[2]

Seu sobrenome levou por muito tempo a pensar que ele era natural de Busto Arsizio, tanto que nesta cidade foi dado um culto local testemunhado desde 1668, ano em que foi criado um quadro que o retratou na igreja de San Bernardino perto da casa da fazenda dos pobres.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Mariale (Milano, Ulderico Scinzenzeler, 1492 I parte; Milano, Leonard Pachel, 1493 testo integrale)
  • Rosarium Sermonum (Venezia, Giorgio Arrivabene, 1498)
  • Thesauro spirituale della b. Vergine Maria (Milano, Giovanni Antonio da Honate, 1488) - edizione Tesauro spirituale. [S.l.]: Ulrich Scinzenzeler. 1492 
  • Defensorium Montis pietatis contra figmenta omnia aemulae falsitatis (Milano, Ulderico Scinzenzeler, 1497)

Referências

  1. «BUSTI, Bernardino in "Dizionario Biografico"». www.treccani.it (em italiano). Consultado em 16 de abril de 2021 
  2. «You are being redirected...». www.rs21.com.br. Consultado em 16 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]