Caçada na Floresta (Paolo Uccello)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caçada na Floresta
Caçada na Floresta (Paolo Uccello)
Autor Paolo Uccello
Data c. 1470
Técnica pintura a óleo
Dimensões 65 cm × 165 cm 
Localização Museu Ashmolean, Oxford

Caçada na Floresta (também conhecida como Caçada noturna, ou simplesmente Caçada) é uma pintura a óleo de cerca de 1470 de Paolo Uccello, mestre italiano do início do Renascimento, que se encontra actualmente no Museu Ashmolean, em Oxford, sendo provavelmente a pintura mais conhecida deste museu.

A Caçada é um exemplo precoce do uso efetivo da perspectiva na arte da Renascença, com os participantes da caçada, incluindo pessoas, cavalos, cães e cervos, desaparecendo na distância no meio da floresta escura. Foi a última pintura conhecida de Uccello antes da sua morte em 1475.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A obra, uma das últimas atribuídas a Uccello, representa uma cena de caça noturna numa enorme floresta, composta por numerosos cavaleiros, criados, cães de caça e presas, especialmente cervos.

O rigor espacial de Paolo Uccello coloca com precisão em perspectiva todos os elementos, desde as árvores e as figuras, com tamanho diferente dependendo da distância, aos troncos quebrados no chão, que são colocados nas direcções da malha perspéctica, como já havia acontecido com as lanças nas cenas de A Batalha de São Romano. No entanto, o efeito geral é não natural e onírico, por via do esquematismo das figuras, das cores lisas que fazem ressaltar as silhuetas, das posições repetidas e antinaturais que recordam as sequências de um balé.

Detalhe

O manto vegetal é integrado por grande variedade de espécies de plantas, que foram escolhidas e apresentadas com minúcia descritiva, lembrando o estilo do gótico tardio ao qual Paolo Uccello sempre permaneceu fiel, tanto que a sua figura pode ser considerada entre os protagonistas da passagem da tradição gótica para a arte renascentista.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A Caçada é referida no episódio Point of Vanishing (Ponto de fuga) da série de televisão britânica Lewis. Um bilhete postal desta pintura é apresentado como pista para a resolução de um assassinato. O detective Lewis e o seu colega visitam o Ashmolean Museum em mais do que uma ocasião e são informados sobre as suas características significativas por um especialista do Museu. A pintura fornece a Lewis um esclarecimento que lhe permite resolver o caso.

No livro [The Collector, de John Fowles, a personagem G.P. que é artista enaltece a pintura: "... o desenho atinge-nos no momento em que olhamos para ela. Além de todas as outras coisas técnicas. É evidentemente irrepreensível."[1]

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

  • Nota sobre a obra na Web Gallery of Art, [1]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Caçada na Floresta (Paolo Uccello)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Fowles, John. The Collector. (1965) Triad Books ed. 1976, p. 184.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pierluigi de Vecchi e Elda Cerchiari, I tempi dell'arte, volume 2, Bompiani, Milão, 1999. ISBN 88-451-7212-0