Carlina Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlina Pereira
Nascimento Carlina Fortes
1926
Província Ultramarina de Cabo Verde
Morte 11 de dezembro de 2011
Praia
Cidadania Cabo Verde
Cônjuge Aristides Maria Pereira
Ocupação política

Carlina Fortes Pereira (1926 - Praia, 11 de dezembro de 2011) foi uma ativista cabo-verdiana, política e figura proeminente dentro do movimento de independência do país durante a era colonial portuguesa . Após a independência, tornou-se na primeira-dama de Cabo Verde durante a presidência do marido, Aristides Pereira . [1]

Carlina casou-se com Aristides Pereira, futuro Presidente de Cabo Verde. Durante a década de 1960, mudou-se do Cabo Verde português para Conacri, na Guiné, onde o seu marido, também membro do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), residia no exílio. [1]

Carlina Pereira tornou-se a primeira dama de Cabo Verde em 1975 após a independência de Portugal . [1] Foi também eleita presidente honorária da Organização das Mulheres Cabo-verdianas (OMCV) no mesmo período. Ocupou o cargo de primeira-dama de 1975 até 1991, quando o presidente abdicou do cargo. Foi sucedida no papel pela segunda primeira-dama de Cabo Verde, Tuna Mascarenhas .

Carlina e Aristides Pereira sofreram de problemas de saúde nos últimos anos. [1] [2] Carlina adoeceu com uma moléstia de longa duração a partir de 2009. Em 2010, foi transportada para Portugal para tratamento médico. Voltou a Cabo Verde em junho de 2011, pois teria desejado passar o resto da vida em sua casa no bairro da Prainha, na Praia.

O ex-presidente Aristides Pereira faleceu em Portugal em 22 de setembro de 2011, após complicações de diabetes e cirurgia para reparar um fêmur fraturado. [1] Carila Pereira, que estava com a saúde debilitada, faleceu três meses após, em 11 de dezembro de 2011, na Praia, Cabo Verde, com 85 anos de idade. Ela deixou suas duas filhas, Estela Maria Pereira e Manuela Pereira.

Referências