Saltar para o conteúdo

Casa de Orates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A banda Casa de Orates, de Itajaí – SC, teve seu início em 2006. Os elementos visuais e estéticos enaltecem o clima que ambienta os espetáculos do grupo, levando os espectadores a vivenciar experiências do cotidiano sob diferentes olhares.  As composições apresentam elementos de rock'n’roll, rock progressivo, jazz, metal, ritmos brasileiros, latinos e música medieval, indagando temáticas lúdicas e místicas inseridas ao contexto pós-moderno de nossas existências. A Casa de Orates busca integrar junto a sua música, imagens se utilizando de diversos formatos artísticos além do som, como teatro, cinema e desenho. O conceito do nome "Casa de Orates" traduz-se como alusão etimológica grega ao lugar onde não se contém os gritos, local de permissividade à liberdade de ação artística e temática. A Banda tem quatro álbuns lançados:

O ARTESÃO DOS SONHOS

O primeiro álbum da banda Casa de Orates,  é provocação aos que se atrevem sonhar e fazer da arte veículo difusor das intenções e percepções mais íntimas humanas. Sob estéticas surrealistas oníricas e elementos múltiplos que convergem ao rock progressivo psicodélico. Os filhos do artesão antroponírico, manipulando impossibilidades oníricas, componentes de melódicas sensibilidades, agora atrevem-se à loucura como quem estende ao infinito as possibilidades do real.

LUARIA

Luaria é o segundo álbum da banda Casa de Orates. Os mistérios antropológicos na peculiaridade das mais íntimas comunidades humanas são intenção da obra. A magia é linguagem que transcende o popular, dá sentido de existência. O álbum está imerso à ritualística da dança, a musicalidade flerta com regionalismos,  a luz da lua tem-se reveladas as bruxas, guardiãs dos componentes místicos que cultuam os sábios.

SR. ORATES

Sr Orates é o terceiro álbum da banda Casa de Orates. Dotada de consciência filosófica política às vezes, só às vezes a vida nos dá de beber uma taça de loucura, nossas casas despendem em paredes de angústias, é preciso brindar o ser, renascer chama acesa da razão, lucidez, insanidade, o sagrado profano inegável querer, pras arestas que o tempo constrói destruir e gozar liberdade pra pensar e seguir confiante ao incerto, talvez existir e jamais desistir.     

ARTERIORIZAR

Arteriorizar é o quarto álbum da banda Casa de Orates, a denominação provoca o ato em si do fazer artístico atrelado essencialmente ao ser enquanto indivíduo consciente de sua realidade existencial. A Filosofia tem na Casa de Orates morada certa, os seres políticos, críticos em si de suas realidades atrevem-se a loucura como quem estende ao infinito as possibilidades do real representadas com invencionices lúdicas         


INTEGRANTES:

MARCELO ORATES: Voz, flauta, sax e triângulo

Historiador e músico.  Cursou o Conservatório de Música Popular de Itajaí.

JOÃO ORATES: Guitarra

Acadêmico do Curso de Música da Universidade do Vale do Itajaí.

JÚLIO ORATES: Bateria

Historiador, professor de História e Filosofia. Cursou Conservatório de Música Popular de Itajaí.

DARLAN ORATES: Baixo

Graduado em Turismo e produção de eventos. Também cursou o Conservatório de Música Popular de Itajaí

[1]

  1. «Banda Casa de Orates | Rock Progressivo Brasileiro». casa-de-orates. Consultado em 7 de setembro de 2019