Castelo de Castalla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Castalla, Espanha

O Castelo de Castalla localiza-se no município de Castalla, na província de Alicante, comunidade autónoma da Comunidade Valenciana, na Espanha.

Ergue-se no alto de um monte, em posição dominante sobre a povoação e o curso do rio Verde.

História[editar | editar código-fonte]

A primitiva ocupação humana de seu sítio remonta a um castro Neolítico. Foi reocupado sucessivamente pelos Iberos, Romanos, Muçulmanos (século XI) e Cristãos (séculos XIV a XVI).

A actual estrutura remonta ao final da Baixa Idade Média e ao início da Idade Moderna.

Características[editar | editar código-fonte]

O castelo apresenta planta com formato alargado, delimitada por lances de muralhas rectilíneas de taipa, reforçadas por cubelos cilíndricos. Divide-se em três conjuntos principais: o palácio, a torre de menagem (denominada de “Torre Grossa”), e as muralhas.

No recinto, de grandes dimensões, são visíveis outras torres e troços de muralhas, dependências dispersas na parte central, assim como uma cisterna também de grandes dimensões.

O palácio, construção dos séculos XIV e XV, ergue-se na parte mais larga. De planta rectangular, com duas torres circulares dispostas em diagonal, desenvolve-se ao redor de um pátio, sob o qual se abre uma cisterna.

A chamada "Torre Grossa", do século XVI, ergue-se na parte central do recinto. De planta circular, erguida em taipa, apresenta o seu acesso emuldurado por silharia com aduelas, observando-se também os restos de molduras góticas nas janelas.

A muralha principal, foi o último elemento incorporado à fortificação, concluída na segunda metade do século XVI.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Castalla
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.