Categoria Discussão:Farmacologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em medicina e farmacologia, penso que em ambos Portugal e Brasil os especialistas normalmente falam em fármaco quando se referem aos principios activos dos medicamentos, mas em droga quando esse fármaco tem efeitos de dependência patológica enquanto droga recreativa. Gostava de pedir opiniões acerca de reclassificar os verdadeiros fármacos como tais (aspirina, levodopa, etc) e deixar apenas nas drogas as substâncias de abuso (heroína, cocaína, etc). Salvadorjo 23:11, 15 Jun 2005 (UTC)

Apenas posso falar por Portugal, mas realmente é como diz: o termo fármaco refere-se a qualquer composto com uma acção (benéfica ou não) no organismo, enquanto droga possui uma conotação com substância de abuso. Jp 05:02, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Categorias e mais categorias...[editar código-fonte]

Julgo que de momento há uma certa confusão em relação às categorias dos fármacos. Algumas (antibióticos, ...) estão colocadas sob farmacologia, várias outras sob fármacos. Qual o critério para uniformizar as categorias? Por mim, ia tudo "para dentro" de Fármacos...

Também, a maioria dos fármacos não se encontram agrupados em nenhuma sub-categoria específica, gostaria de os começar a organizar em grandes grupos (AINEs, Opióides, Antibióticos, etc...). Alguma objecção? --Jp 05:10, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Concordo; deveríamos começar a criar macro categorias para encampar os diferentes tipos de fármacos. Comecei a contribuir sobre medicamentos quimioterápicos e não ha nenhuma categoria para abrigar estas drogas!! Abraços, RF 11:38, 30 Março 2007 (UTC)