Saltar para o conteúdo

Corsaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corsaire
 Nota: Para sentido de ballet, veja Le Corsaire.

O Corsaire é um pequeno veleiro monotipo cabinado de patilhão em parte amovível. Construído em 1954 pelo arquitecto naval Jean-Jacques Herbulot, o mesmo que desenhou o Vaurien e o Caravela, e como os outros, para a Centro Náutico Les Glénans.

Como os outros dois veleiros também o Corsaire passou por maus momentos antes de retornar a ter interesse pela sua simplicidade. Actualmente a "National Corsaire", da França, reúne desde 2004 cerca de 70 concorrentes todos os anos em Agosto, e na reunião de 1998 em Grandson na Suíça estavam presentes 134 Corsaires.

História[editar | editar código-fonte]

Na origem construído em madeira, como continua a ser construído nos estaleiros Pichavant em Loctudy (France), tem-se adaptado e hoje o casco pode ser em plástico nos estaleiros Amiguet no Le Bouvere junto ao Lago Lemano na Suíça, e mesmo em material compósito como nos estaleiros MB em Yverdon-les-Bains junto ao Lago de Neuchâtel na Suíça, mas tudo destro das severas regras próprias a um monotipo. Se de uma certa maneira o carinho dos suíços o salvou do desaparecimento, como o prova a reunião de Grandson [1] e os estaleiros deste monotipo na Suíça, o Corsaire navega perfeitamente no mar — imagens em [1].

Características[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «AS Corsaire Suisse» (em francês)  - Septembro 2016