Discussão:América do Sul/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Untitled

A cordilheira Andina começa ou termina (depende da perspectiva) na Venezuela, específicamente no Estado Mérida onde se encontra um dos Picos mais altos do mundo (acho que é o 5º) o Pico Bolívar. O sul da Venezuela não é uma extensão da Colômbia!! Consulte a bibliografia especializada no tema geográfico para corrigir este erro, de que 'a Cordilheira Andina começa no norte da Colômbia', isto é falso!. Mery M.

Está Faltando o País Trinidad e Tobago na lista dos paises que compõem a América do Sul. Frederico 19/12/2006.

Na seção Lista de países da América do Sul, a Guiana Francesa está como um país, mas ele é um território da França! -- Luan 23:34, 23 Julho 2006 (UTC)

O censo de 2000 IBGE cita sobre a população brasileira:

  • 10.554.336 de cor preta
  • 65.318.092 de cor parda

(Censo de 2000 - IBGE)

Então por favor não removam a informação de que

"Grandes populações de ascendência africana são encontradas no Brasil (...)"

porque o censo comprova essa afirmação. Caso tenha algum argumento contra, por favor exprima-o aqui, citando as fontes para seus dados.

--girino 02:54, 30 Setembro 2006 (UTC)

Caiena

Caiena é a sede (local onde se fica a "prefecture") do departamento ultramarino da guiana francesa, por conseguinte pode ser chamada de sua capital. reverti a versão que dizia o contrário.

--girino 02:42, 10 Janeiro 2007 (UTC)

Esquerdismo Fundamentalista

Este artigo foi escrito por integrantes do PT? Que palhaçada é esta? "Politicas neoliberais orientadas pelo FMI"? "Operação Condor"? Credo! Parece que o artigo foi tirado de panfletagem petista.o comentário precedente não foi assinado por 201.58.23.198 (discussão • contrib.) Heitor discussão 02h39min de 30 de Agosto de 2008 (UTC)

Istmo do Panamá

Rigorosamente a ligação da América do Sul com a Central se dá pelo istmo do Panamá, e não pelo canal. Por isso alterei.

Questionário

Ver artigo principal: /Questionário

Fontes? Está medonho.

Este artigo mete medo, não apresenta fontes. Percebi passagens claramente inventadas, outras que tentam "branquear" a América do Sul. Obviamente, todos sabem quem andou mexendo nisso aqui, um usuário de perceptível tentativa de europeizar este sub-Continente e o Brasil de modo geral em diversos artigos.

Páre com isso.

Terror. Opinoso (discussão) 08h16min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

As fontes estão citadas claramente: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/pa.html#People. Talvez não lhe agrade a origem das fontes. Há divergências....E eu é que sou preconceituoso? Quanto a passagens inventadas, poderia citar quais? Então, as informações que busquei na fonte acima foram "inventadas" pela fonte. Não me parece plausível. Gostaria que outras pessoas opinassem a respeito. Grato, --Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 01h45min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Já tentei discutir suas contribuições no artigo demografia do Brasil, mas fui ignorado. Escrevi item por item os erros históricos lá presentes, você ignorou-os.

Colocar fontes quaisquer nos artigos é piada. A fonte tem que ter credibilidade. Só para exemplo: a fonte sua, worldfactbook, diz que no Brasil se fala, além do português, o inglês, espanhol e francês.

Uma fonte que afirme tal absurdo tem credibilidade?

É necessário analisar com cuidado antes de sair copiando informações por aí.

E evitar cometer erros históricos, como dizer que os negros não penetraram na Argentina, sendo que em 1778 os negros eram a maioria da população em diversas províncias argentinas:

El censo llevado a cabo por Juan José de Vértiz y Salcedo en 1778 arrojaba resultados muy elevados en las provincias de mayor producción agrícola: el 54% en la provincia de Santiago del Estero, el 52% en la provincia de Catamarca, el 46% en la provincia de Salta, el 44% en la provincia de Córdoba, el 42% en la provincia de Tucumán, el 24% en la provincia de Mendoza, el 20% en la provincia de La Rioja, el 16% en la provincia de San Juan, el 13% en la provincia de Jujuy, el 9% en la provincia de San Luis. Poblaci%C3%B3n_negra_en_Argentina#Introducci.C3.B3n_y_origen_de_negros_durante_la_colonia

Se quer transformar o Brasil e a América do Sul numa cópia da Europa, pelo menos use de argumentos coerentes. E, por favor, escrever em português decente, nem mesmo menino de primeira série escreve tão mal como está este artigo Opinoso (discussão) 01h49min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Por favor, observe como está o artigo: têm seções que estão bem escritas conforme a grafia oficial da língua portuguesa, têm seções que estão mal escritas porque não citam as fontes como realmente citam suas referências, a maioria das seções foi copiada da Enciclopédia Barsa de 1994. Neste artigo têm textos de todos os tipos. --Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 14h12min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Está medonho este artigo. Tudo embaralhado, idéias misturadas, idéias falsas e enganosas. Opinoso (discussão) 17h16min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Leia a página Wikipedia:O_que_é_um_artigo_em_destaque? e observe quais dos aspectos estão sendo respeitados por este artigo. Eu acho que este artigo está entrando em pormenores fastidiosos, mesmo centrado no temas geografia, demografia e economia. --Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 17h54min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Este artigo não tem o mínimo gabarito. Das 14 fontes, 13 são do world fact book, o mesmo que afirma que no Brasil se fala português, inglês, espanhol e francês e que 0,3% da população pratica "voodoo" (será mesmo que estavam falando do Brasil ou do Haiti ???)

Ademais, diversas passagens foram claramente inventadas e já derrubei 1: os negros nunca penetraram a Argentina? Mentira.

Também querer dividir a América do Sul entre uma falsa região "branca" (Cone Sul), supostamente rico, opulento e Primeiro Mundo, e uma outra América Latina escura, mestiça e pobre, é dar um tiro no próprio pé. Além de ser uma idéia totalmente falsa, pois o Cone Sul não é rico (nenhuma região da América do Sul é rica), é uma idéia racista, pois vende a idéia de que o Cone Sul se deu bem porque o povo é branco, enquanto o resto é pobre porque não é branco.

É incrível como vira-e-mexe usuários com preconceitos tentam vendar suas idéias nas entrelinhas dos artigos. Graças a Deus existem pessoas sensatas que os percebem e os denunciam.

Sê mais realista. Opinoso (discussão) 03h02min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)