Discussão:Asa com enflechamento negativo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que está escrito sobre enflechamento negativo está absolutamente errado; não tem referências e nada escrito está fundado na física.

Estabilidade não tem NADA a ver com o enflechamento da asa, visto que normalmente os planadores tem um pequeno enflechamento negativo mas são dóceis de voar. Se pensarmos que o projeto de planadores almeja menor arrasto, e o podemos dizer que enflechamento altera, em voo subsonico, SOMENTE A DISTRIBUICAO DE SUSTENTACAO E CL ao longo da envergadura, chegamos a um ponto importante: um pouco (de ~5 a 10 graus) de enflechamento negativo reduz um pouco o arrasto induzido da asa. (para mais detalhes, favor consultar os livros de Projeto Aeronautico mais tradicionais, como o Raymer e a coleção do Roskam)

Estabilidade tem a ver com a posição do CG da aeronave, do centro aerodinamico da asa, das empenagens, e por aí vai. Mas não tem absolutamente nada a ver com enflechamento.

Outro absurdo escrito no artigo é sobre o estol; é importante que fique claro: asa ESTOLA e ponto final. Para cada Reynolds e Mach, vai ser um alpha diferente. Mas ela estola. Se asa com enflechamento negativo não 'estolasse', como diz o autor do artigo, todas as aeronaves novas tenderiam a ter enflechamento negativo. Seria muito bom ter uma aeronave com alongamento ~10 que não estolasse nem com 30 graus de angulo de ataque.

O enflechamento só serve para reduzir o mach de divergencia da asa. Pelo que vi no artigo, o sujeito que o escreveu não sabe o que é Mach de divergencia, do contrário, teria colocado pelo menos parte dessa informação.

Há anos editei um artigo do Wikipedia sobre enflechamento a fim de corrigí-lo, mas o dono desfez minha edição e o deixou errado. O orgulho e o ego é um mal terrível, que acaba causando esse tipo de problema: no wikipedia tem todo tipo de informação, as corretas, as erradas e as absurdas.

(Para esclarecer o porque do meu comentário: meu TRABALHO é avião e aerodinâmica. Dói ver esse tipo de artigo, absolutamente errado, com informações úteis apenas para confundir os novatos que querem aprender. É preciso ser rigoroso com o que se escreve! É imperativo que se compreenda com profundidade qualquer coisa que se queira ensinar!!)

Atte., Eduardo