Discussão:Copa João Havelange

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 13 de dezembro de 2022 de Fulanoo1 no tópico Classificação geral

Número de participantes no Módulo Azul[editar código-fonte]

O número real de participantes do Módulo Azul foi 25, os 25 clubes que disputaram o que seria a primeira fase do campeonato brasileiro na época. Tanto que o Cruzeiro, por ter terminado essa fase em primeiro lugar, recebeu até um troféu de campeão do módulo azul. 29 seria o número de participantes no caso do campeonato brasileiro da primeira divisão no geral, contando a primeira fase (módulo azul) e os play-offs, com os três times vindos do módulo amarelo e o Malutrom do verde e branco. --Daniel Romeiro Silva 21h35min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Desculpe, mas não concordo, Daniel. A fase final também era chamada de "Módulo Azul". Os clubes vencedores dos outros módulos foram "promovidos para o Módulo Azul". Na verdade, tudo funcionou como se fossem três divisões, só que com promoção no mesmo ano (o que, aliás, já tinha acontecido várias vezes no Campeonato Brasileiro). O número de jogos e "golos", o total e a média de público, e mesmo os artilheiros (ou "marcadores") que você está computando, referem-se não apenas à primeira fase, mas ao Módulo Azul completo. A revista Placar, inclusive, considera que esses dados são os dados verdadeiros do Campeonato Brasileiro de 2000: 29 concorrentes, 330 jogos, 962 gols, e com Magno Alves, Dil e Romário de artilheiros. Eu acho que o critério da Placar faz sentido, mas é parcial. A CBF tem a sua própria interpretação, que também faz sentido: o campeontao teve 116 concorrentes (ou 114, já que 2 desistiram), 1066 jogos, 2970 gols, e o artilheiro foi Adhemar. Acredito que a Wikipédia deva colocar as duas interpretações, dando mais destaque à da CBF - e era assim que eu tinha feito, antes das suas edições. Mas essa sua interpretação, do Cruzeiro como "campeão" de uma fase apenas classificatória, e misturando dados exclusivos de uma fase com dados de todo o módulo somados - me desculpe, mas isso pra mim não faz sentido. Gjpab 05h56min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Entendi perfeitamente e concordo com o que você diz, de que o Campeonato Brasileiro de 2000 teve 29 times, que os times dos módulos inferiores foram promovidos para a primeira divisão naquele mesmo ano. De fato, os dados em questão são referentes à soma da primeira fase com a fase do mata-mata. O que eu questiono é que o módulo azul foi referente somente à primeira fase, envolvendo os 25 clubes da "primeira divisão". Inclusive, achei uma Placar aqui em casa de dezembro de 2000, que tem uma foto do zagueiro Cléber recebendo o troféu do módulo azul (se quiser posso enviar-lhe a foto).

Bom, se na predefinição for mantido o nome somente do módulo azul, acho que deve constar 25 clubes e tentar resgatar os dados referentes somente à esta primeira fase. Se tiverem constando os dados popularizados pela Placar, com 29 clubes, os três artilheiros, etc, o nome somente de Módulo Azul não é adequado, na minha opinião. --Daniel Romeiro Silva 15h02min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Reestruturação[editar código-fonte]

Olá,

Fiz uma reestruturação do artigo de forma a ficar mais organizado e claro. Já sabia que ia ficar extenso, por isso fiz uma divisão do artigo, criando outros no domínio Anexo. Também adicionei algumas referências.

Se alguém tiver alguma informação mais concreta, com fontes para citar, sobre a artilharia, agradecia que contribuísse. Eu não sei qual a informação oficial, por isso expliquei a situação mostrando quem seria o artilheiro em cada caso.

LonE msg 18h17min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)

Dado comparativo sobre o campeonato português[editar código-fonte]

O usuário Edytyng acabou de alterar uma informação que eu havia colocado neste artigo há algum tempo: segundo ele, no período 1971-2000 não houve 3 diferentes ganhadores do campeonato português de futebol, mas 5. Não sei qual é a fonte dessa informação. Mas acabei de conferir na [http://www.rsssf.com/tablesp/portchamp.html lista de campeões de Portugal da RSSSF] e confirmei: entre as temporadas de 1970-71 e 1999-2000, apenas três clubes foram campeões portugueses: Porto (13 vezes), Benfica (13 vezes) e Sporting (4 vezes). Portanrto, vou reverter. Abraços. Gjpab (discussão) 02h43min de 18 de maio de 2011 (UTC)Responder

Classificação geral[editar código-fonte]

Se a competição possuía 116 times, qual a lógica de uma tabela com 29 times? pelo que entendi, é a soma dos 25 do módulo azul + 4 classificados dos demais módulos, considerando para estes apenas os jogos mata-mata. Não vejo sentido nisso, pois tratava-se de uma divisão única, logo todos os times e jogos valeram pela mesma competição. Fulanoo1 (discussão) 18h56min de 13 de dezembro de 2022 (UTC)Responder