Discussão:Dungeons & Dragons

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 22 de junho de 2009 de Librarian

Um sistema adequado com a temática fantástico-medievalista, os objetivos do jogo são atendidos. É um jogo que garante o aparato necessário para se jogar na rarefeita atmosfera clássica como as de cenários célebres como o Forgotten Healms. Mas até quando estamos falando de um jogo de RPG? Onde fica o limite entre um jogo e a arte? Bem, asseguro-vos meus leitores que é possivel ao invés de jogarem um partida de RPG, se unirem a um imanente, translúcido e arrebatador testemunho artístico.

João Paulo

wtf??

É por isso que RPGista tem fama de maluco.[editar código-fonte]

Os RPGistas(jogadores de RPG) tem fama de malucos e excêntricos. Isto porque malucos e excêntricos são facilmente atraídos pelo jogo. O comentário acima demonstra na prática esta realidade. A propósito o cenário é Forgotten Realms, ou Reinos Esquicidos na tradução.

Fontes?[editar código-fonte]

Tanto o comentário do amigo acima quanto o artigo carece muito de fontes. Apesar de que ao menos o artigo aparenta estar de acordo com a realidade. Também gostaria de confirmar que o cenário de fato é Forgotten Realms mas a tradução correta é Reinos EsquEcidos.

--Gandbranco (discussão) 16h45min de 8 de abril de 2009 (UTC)Responder


Correções mínimas[editar código-fonte]

Pessoal, fiz algumas pequenas alterações no texto, inclusive atualizando uma informação acerca da publicação da 4ª Edição, que até onde sei não ocorreu (pelo menos não traduzida). Espero ter contribuido.--Rodrigo Mirolha (discussão) 01h18min de 30 de abril de 2009 (UTC)Responder

Sistema D20[editar código-fonte]

Poderíamos colocar algumas informações básicas sobre o sistema D20, que passou a vigorar no D&D a partir de sua 3ª Edição. Nada muito aprofundado, apenas uma visão geral. Vou trabalhar nisso.--Rodrigo Mirolha (discussão) 12h59min de 30 de abril de 2009 (UTC)Responder

Sobre o D&D e o AD&D[editar código-fonte]

Há algumas incorreções a respeito da relação entre o D&D e o AD&D. O texto diz que "Em 1977, o jogo foi dividido em duas versões: A mais simples, chamada Dungeons & Dragons, e a mais complexa, Advanced Dungeons & Dragons (Abreviada como AD&D)". Isto é incorreto: D&D foi lançado em 1974 pela TSR como uma combinação das regras criadas por G. Gygax com alterações propostas por D. Arneson. Fez muito sucesso entre os wargamers e provocou uma discussão entre os dois autores -- o primeiro queria um jogo mais complexo, o outro, mais detalhista. Isso fez com que rompessem em meados de 1977 com o lançamento do D&D Basic Set, uma ponte entre o D&D de '74 (hoje chamado de Classic D&D) e o prestes a ser lançado Advanced D&D. Esse jogo e todos os demais até a descontinuação do sistema é hoje chamado de Original D&D.

Essas denominações de Basic D&D e Advanced D&D ainda hoje cria essa ideia que o D&D era mais simples, quando na verdade uma análise de suas regras mostra que não é bem assim.

Em '81 foi lançada uma revisão das regras de '77, conhecida como Moldvay's B/X, onde muitas das regras foram alteradas. Em '83 uma nova revisão do Basic Set foi lançada, seguida por uma nova revisão do Expert Set, e o lançamento dos módulos Companion, Masters e Immortals, coletivamente chamados BECMI. O jogo BECMI é muito mais complexo que o AD&D 1ª e 2ª Edições, seja em seu nível de poder (personagens de D&D vão até o 36º nível, enquanto personagens de AD&D vão até o 20º), seja em suas regras alheias ao dungeoncrawling hack'n'slash (por exemplo, as regras de dominions e de combate em massa WAR MACHINE, dois elementos que nunca foram abordados no jogo "avançado"). O jogo vai sofrer sua última revisão em '91, com o lançamento dos livros Rules Cyclopedia, Wrath of the Immortals e Champions of Mystara, sendo descontinuado dois anos depois (e não em 2000).

D&D é tão complexo quanto AD&D, se não mais. AD&D é mais detalhista, mas afirmar que ele é mais complexo, possivelmente por causa de seu Advanced no nome não é a verdade.

Na coluna lateral há também a informação de edições de D&D, mas na verdade ele teve revisões:

  • 1977 Holmes
  • 1981 Moldvay's B/X
  • 1983 BECMI
  • 1991 RC/WotI/CM

Ainda na coluna, em Desenvolvedor, deveriam ser listados todos os autores dos livros de regras básicas do D&D Clássico, D&D Original e AD&D, e não apenas Gygax e Arneson.

--J. Santana (discussão) 16h21min de 22 de junho de 2009 (UTC)Responder