Discussão:Eleições europeias de 2024 (Portugal)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 2 maio de H3nrique Bregie no tópico Cabeça de lista do Volt Portugal às eleições europeias de 2024

Cabeça de lista do Volt Portugal às eleições europeias de 2024[editar código-fonte]

@Sarilho1 Penso que não vale a pena estarmos a continuar a discussão entre descrições de edições constantes a adicionar e remover conteúdo da página, pelo que prefiro mover a discussão sobre este assunto para o lugar onde ela pertence: a página de discussão.

O cabeça de lista é, por definição, a primeira pessoa que figura numa lista candidata, sendo, portanto, apenas uma pessoa. Vários partidos apresentam duas pessoas como cabeças de lista, não sendo, no entanto, um uso indicado do termo, já que não é possível haver duas pessoas em primeiro lugar. Dou por exemplo o exemplo do LIVRE, que após anunciar os resultados das suas eleições primárias anunciou como "cabeças de lista" os dois primeiros nomes, Francisco Paupério e Filipa Pinto, apesar de Paupério ser o n.º 1 da lista e Filipa Pinto ser apenas a n.º 2. https://x.com/LIVREpt/status/1781730718957162859 Apesar desse anúncio, os órgãos de comunicação social anunciaram Francisco Paupério como cabeça de lista, tal como se pode ver na referência usada no artigo.

Em momento algum argumentei que a referência usada anteriormente (https://observador.pt/2023/05/28/europeias-2024-duarte-costa-e-rhia-lopes-eleitos-cabecas-de-lista-do-volt-portugal/) era falsa ou que não era de confiança. A notícia fala da eleição interna do Volt Portugal que elegeu o cabeça de lista às europeias. Acabou por vencer uma candidatura com dois candidatos, onde Duarte Costa ia como n.º 1 e Rhia Lopes ia como n.º 2. Os dois primeiros candidatos na lista foram apresentados como cabeças de lista, talvez como forma de integrar as duas pessoas na campanha, mas para todos os efeitos Duarte Costa é o cabeça de lista, e na eventualidade do Volt Portugal eleger 1 eurodeputado, apenas ele será eleito.

Por isso, não faz sentido que se esteja a adicionar os dois nomes à tabela, já que 1) Mais nenhum partido tem dois nomes na tabela; e 2) O cabeça de lista é o primeiro nome, que é Duarte Costa. Espero que possamos assim encerrar a discussão de uma vez por todas e resumir com contribuições que tenham como objetivo tornar a Wikipédia num lugar melhor. H3nrique Bregie (discussão) 23h17min de 1 de maio de 2024 (UTC)Responder

A referência que está a usar é contraditória ao texto. A referência indica que Duarte Costa e Rhia Lopes são os cabeça de lista. Plural. Claramente discorda da referência e portanto está a indicar que ela é falsa. Portanto, ou muda de opinião quanto à veracidade da referência e inclui os dois nomes, ou aceita que a referência é inadequada para a história que quer colocar no artigo. Sarilho1 (discussão)
Novamente, continuo a dizer que a referência não é falsa, não sei onde foi buscar que eu dizia que a referência era falsa. Como argumentei anteriormente, cabeça de lista é o primeiro nome da lista, portanto Duarte Costa. Deixo até a definição de cabeça de lista: https://dicionario.priberam.org/cabe%C3%A7a-de-lista A referência fala sobre a eleição interna do Volt Portugal que elegeu quem ia liderar a lista candidata às eleições europeias. Como diz na notícia em questão, havia 3 candidaturas, entre as quais uma candidatura bicéfala de Duarte Costa e Rhia Lopes. Portanto, o cabeça de lista do Volt é Duarte Costa. Quem vai ao debate dos partidos sem assento parlamentar será Duarte Costa. Penso que isso não é sequer controverso que, como já disse, anunciar os dois primeiros candidatos passa como uma forma de campanha. H3nrique Bregie (discussão) 11h44min de 2 de maio de 2024 (UTC)Responder