Saltar para o conteúdo

Discussão:Folclore/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arrumação

Acho esquisito que os fatos façam parte da história e não dos "Campos do folklore". Talvez andamos a identificar a parte de maior visibilidade (os "ranchos")com o tudo ?

José Carlos Branco

Eu vou retirar a palavra "rurais" da primeira frase do verbete, pois o folclore não está restrito somente a esses lugares. Não quero me referir, com isso, ao chamado Folclore Urbano, que, por ignorância, prefiro não comentar sobre, mas sim ao folclore tradicional mesmo, que aparece nas urbes com todos os seus tipos. Concordam? AllgoCoast 06:26, 29 Outubro 2005 (UTC)

Eu conheci a história não muito diferente e gostaria de poder editar!!!!!!!! a palavra folclore veio na realidade de "Folk-Lore" que chegou ao Brasil e ficou como Folklore e depois mudou para Folclore!!!....Esqueci as datas dos acontecimentos!


Grato, Yan De Assis Rodrigues.(Sou criança, tenho dez anos de idade

Protegida

Em face das últimas dezenas de edições, quase todas consistindo em testes e vandalismos, protegi a página temporariamente. Arges 18:17, 16 Agosto 2006 (UTC)

Sugestão

O artigo me parece demasiadamente brasileiro. Que tal quebrar o artigo e jogar boa parte do conteúdo para Folclore do Brasil? D. Indech::alô? 12:31, 22 Agosto 2006 (UTC)

Lendo o tópico sobre folcore e pela definição dada ao fato folclorico aqui nesta página - diz-se sobre fato folcorico alguns itens obrigatórios para ser reconhecido como tal e na lista observa-se o conceito de enumerado a vulgaridade. acredito que deva ser substituido pelo termo tradição. Bom este texto vem carregado de pré-conceitos do venha ser folcore ou tradições populares indico verificar junto ao IPHAN - instituto Patrimonio histórico Nacional eou junto ao Museu do Folcore (Brasil) que tem excelentes pesquisadores que com certeza irão enviar uma definição melhor.



Lipoaspiração

Eu sabia que a edição lusófona tem alto teor de falta de qualidade nos verbetes, mas nunca pensei que algum dia eu teria precisado fazer as seguintes edições

  1. (atu) (ult) 00:02, 17 Setembro 2006 555 (Discussão | contribs) m (folcore não é entretenimento, é cultura e TRADIÇÃO popular. tradição pode tanto ser entretenimento quanto expressão de conhecimento adquirido/contruído; removendo mais coisas de quem não usa links)
  2. (atu) (ult) 23:48, 16 Setembro 2006 555 (Discussão | contribs) m (→Lendas, mitos e contos - novamente não sabem o que são links e nem o que é folclore brasileiro)
  3. (atu) (ult) 23:47, 16 Setembro 2006 555 (Discussão | contribs) m (→Crenças e superstições - mais...)
  4. (atu) (ult) 23:46, 16 Setembro 2006 555 (Discussão | contribs) m (→Ver também - mais provas de que não sabem o que são links)
  5. (atu) (ult) 23:44, 16 Setembro 2006 555 (Discussão | contribs) (removendo duplicação de verbetes, removendo comemorações não exclusivamente brasileiras em seção sobre folclore do Brasil (prova de que não sabem o que são links e nem o que é folclore))

Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 00:05, 17 Setembro 2006 (UTC)

Uma pergunta quem escreveu isso? de quem é a autoria do textos? sem apelidos quero nomes! foi um pesquizador ou um estudante???

  • quem escreveu o texto sobre o folclore?

queria que tivesse mais lendas folcloricas nordestinas como o nego d' agua

b nm bn

História O termo folclore (folklore) aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passa a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.

À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época.

No século XIX, a pesquisa folclórica se espalha por toda a Europa, com a concientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbano. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.


[editar] Características do fato folclórico Para se determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve apresentar as seguintes características:

Tradicionalidade: vem se transmitindo geracionalmente. Oralidade: é transmitido pela palavra falada. Anonimato: não tem autoria. Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer. Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato. Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites. Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado. As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato podem não ser encontrados em todos os fatos folclóricos como no caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente

protecção

Protegi, temporariamente, a edições por IPs, devida à extensão continuada de danos no artigo. Lijealso ? 12h53min de 17 de Agosto de 2007 (UTC)