Discussão:Gaspar Bertoni

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A pintura de Gaspar Bertoni, veiculada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaspar_Bertoni, na realidade traz, no canto à direita, a assinatura de I. E. Barbosa F.M.A, com a data de primeiro de novembro de 1975. A autora é a Irmã Esther Barbosa, da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas). Na época em que pintou o quadro prestou homenagem à beatificação de Gaspar Bertoni acontecida em primeiro de novembro de 1975.

O quadro é uma reprodução (com diferenças em pormenores) do original, que se encontra na Comunidade dos Estigmas, em Verona (Itália), casa em que morou Gaspar Bertoni, após iniciar seu trabalho junto à escola e a Igreja dos Estigmas.

O autor do quadro original é Gaetano Vedovelli, que nos anos 1828-1829, com treze anos, frequentou a escola dos Estigmas. Vedovelli tornou-se pintor e certo dia, visitando Pe. Gaspar em seu quarto, esboçou furtivamente os traços do velho enfermo, por volta de 1840, e concluiu posteriormente seu trabalho.

O quadro na Wikipedia apresenta Padre Gaspar sentado atrás de uma mesa, pois não podia caminhar em virtude da doença que o maltratava há muito tempo; suas mãos estão próximas de um livro, pois ele foi um leitor assíduo e ávido de saber; está com veste talar escura própria da época; a luz que envolve a cabeça representa a auréola da santidade; sua fisionomia está envelhecida pelos sofrimentos, seu olhar é sereno, irradiando confiança e esperança; os olhos cheios de vivacidade dão a impressão de foto real. Pode-se afirmar que a pintura é uma verdadeira fotografia de Gaspar Bertoni quando ele tinha 63 anos de idade.

Fontes: a) consulta por escrito ao site www.salesianas.com.br; b) http://www.confrades.com/generale/pubblicazioni/mantovani/02Albo.htm

José Luiz Nemes, residente na Cúria da Província Santa Cruz, em Rio Claro-SP, Rua 9, 1690.