Discussão:Glutamato monossódico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 27 de junho de 2012 de 200.201.164.26 no tópico Comentário 5

Este artigo sobre o glutamato monossódico é parcial, o que leva à suspeita de ter sido inserido pela indústria de alimentos, que usa e abusa do produto. Existe polêmica em relação aos efeitos sobre a saúde, o que é reconhecido no artigo sobre glutamato monossódico existente na versão em inglês da Wikipedia, o qual cita até mesmo um trabalho de pesquisadores da Universidade de Hirosaki (do Japão) que faz ligações do uso de glutamato monossódico com a ocorrência de glaucoma. A afirmação contida no texto em português, de que a discussão se resume a "especulações completamente sem fundamento", evidencia a parcialidade e desqualifica o artigo. Links: http://en.wikipedia.org/wiki/Glutamic_acid_%28flavor%29#Health_concerns

Glutamato monossódico (comentário 2)[editar código-fonte]

Mesmo não sendo cientista e falando, portanto, como base no que li a respeito, não me parece que o artigo deva ser simplesmente "desqualificado" e, indiretamente, atribuído a iniciativas sorrateiras da indústria. O texto em questão cita várias fontes, senão todas as enconradas na versão inglês. Talvez o autor tenha sido infeliz ao usar o termo "especulações" quando falou sobre os eventuais malefícios do composto, mas o fato é que diversos estudos foram realizados nos últimos 40 anos e, pelo o que se pôde verificar, nenhum deles foi taxativo em condenar o glutamato.

Aquelas pesquisas, de acordo com os artigos, encontraram algumas anomalias que "teriam" sido provocadas pelo glutamato monossódico. Porém, há de se observar que os problemas foram detectados, em geral, nas seguintes situações: 1) Indivíduos cujos organismos possuíam grau de sensibilidade acima do normal (como as pessoas que, por exemplo, podem morrer intoxicadas se consumirem frutos do mar ou se forem picadas por uma única abelha); 2) Em ratos de laboratório, que forem submetidos à dosagens do composto em níveis muito acima daqueles que se utilizaria, por exemplo, para temperar um alimento ou mesmo consumir um produto que tenha o glutamato monossódico entre seus aditivos.

Acrescenta-se, por fim, que as principais agências reguladoras de alimentos do mundo não colocam (maio de 2008) qualquer restrição ao consumo do glutamato monossódico. É claro que é possível acreditar que tais agências são, na verdade, controladas pelas indústrias e estão aí apenas para servi-las. Mas também não seria condenável crer que nem todas as pessoas que trabalham em órgãos públicos são corruptas e incompetentes.

Totalmente parcial.

COMENTARIO 3


Glutamato monossodico é um veneno, e os illuminatis estão por de traz disso !!!! Proxima carta é redução da população mundial, assim como colocam fluor na nossa agua. Agua,alimentos o ar (envenenados com aviões chantreal) estamos em decadência !!!

COMENTÁRIO 4

Não gosto da ideia dos illuminatis estarem por trás disso.


Descobri a pouco tempo a relação do glutamato com minha enxaqueca... estou confirmando com varios comentarios contra o glutamato... mesmos sintomas fobia, enxaqueca, enjoo, etc...

Comentário 5[editar código-fonte]

Exponho a minha opinião como pessoa que sofre dos males do glutamato monossódico.

Afirmo, sem medo de errar, que o glutamato monossódico, presente nos mais diversos alimentos industrializados (temperos prontos, sopas em pó, salsichas, biscoitos salgados e molhos), desencadeia a enxaqueca em mim. Enrijecimento facial e da parte anterior do pescoço, dor de cabeça, dor nas articulações, fotofobia e alteração do humor são efeitos que sinto na própria pele logo após a ingestão deste neurotóxico.

No princípio, quando não tinha certeza do que deflagrava a enxaqueca em mim, passei a investigar.

100% das vezes que sinto enxaqueca, sempre após me alimentar, ao verificar na listagem dos ingredientes do consumi ou ao perguntar para as pessoas que fizeram o alimento, constatava o uso do glutamato. Além disto, vários neurologistas que consultei confirmaram a toxidade e a relação de causa e efeito entre o glutamato monossódico e a enxaqueca em algumas pessoas.

Não afirmo que o glutamato cause enxaqueca em 100% das pessoas, claro, por saber que as pessoas têm níveis distintos de tolerância e, por consequência, de reação a esse componente.

Hoje, sempre leio a lista de ingredientes dos alimentos industrializados e não compro os que fazem uso do glutamato monossódico.

A afirmativa no texto da Wiki que descarta o vínculo do glutamato à síndrome da comida chinesa e declara infundada a relação é falsa e, ao meu ver, tendenciosa. Para o bem da verdade, a perda do vínculo deveria ser atribuída ao fato de que alguns dos molhos usados pela culinária chinesa não mais possuem o glutamato monossódico na lista de ingredientes.

É bom que fique claro que a cozinha chinesa é excelente. O ingrediente glutamato monossódico é verdadeiro vilão dessa estória. --200.201.164.26 (discussão) 18h23min de 27 de junho de 2012 (UTC)Responder

--200.201.164.26 (discussão) 18h23min de 27 de junho de 2012 (UTC)--200.201.164.26 (discussão) 18h23min de 27 de junho de 2012 (UTC)váassinem seus comentários com 4 tiles, assim ~~~~. (Basta clicar no ícone de assinatura logo ali em cima, não doi nada!)Responder

--189.6.24.241 (discussão) 00h32min de 21 de março de 2012 (UTC)Responder


http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/11/uma-pitada-de-bom-senso

Glutamato monossódico (comentário 6)[editar código-fonte]

Embora algumas pessoas discordem da inocuidade dos glutamatos, questionar a imparcialidade do artigo sem apresentar os contrapontos baseados em evidências mais científicas que "me dá enxaqueca" não é produtivo. Os glutamatos estão naturalmente presentes em centenas de alimentos, uma vez que o ácido glutâmico é um componente "natural" de diversas proteínas. Acredito que o questionamento da neutralidade do artigo baseia-se unicamente em "teorias da conspiração", devendo-se remover o questionamento.

Comentário 7[editar código-fonte]

O artigo é tendencioso (parcial):

1) O fato do ácido glutâmico ser um aminoácido essencial abundante é erroneamente usado como justificativa à "naturalidade" do glutamato monossódico, que não ocorre naturalmente nos alimentos.

2) O fato das agências reguladoras americanas e europeias permitirem o uso desta substância não significa muita coisa, dada a influência da indústria na pesquisa científica. A título de comparação, com a chegada da soja transgênica no Brasil, o nível tolerado de resíduos de glifosato nos alimentos foi aumentado em dez vezes.

3) O uso da dose letal como referência de toxicidade é tendencioso e perigoso. Os efeitos colaterais do glutamato monossódico, além de não serem diretamente letais, podem ser em longo prazo.

4) O artigo não trás uma seção com as críticas ao glutamato monossódico. O que por si só evidencia a parcialidade. Não divulgar os possíveis efeitos colaterais não colabora na construção do conhecimento e desencoraja a pesquisa científica sobre estas questões.


Comentário 8[editar código-fonte]

Este verbete é uma espécie de texto institucional que tem como objetivo demonstrar que o glutamato monossódico é natural, não está ligado a nenhuma doença e é seguro para a saúde dos humanos de todas as idades.

Este extenso verbete, da maneira como está apresentado, foi escrito por um único usuário: 124.41.70.204. <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Glutamato_monoss%C3%B3dico&diff=prev&oldid=30060010>. Este usuário editou, além deste verbete, apenas outros dois: Ácido glutâmico ‎e Umami. Ambos intimamente ligados a este e nada mais.

Ao analisar o histórico deste verbete, vemos que toda grande alteração feita por usuários com pouca participação no wikipedia foram revertidas automaticamente por um mesmo bot, este robô de usuário (não é do wikipedia) utiliza parâmetros e métricas para avaliar se uma alteração deve ser considerada "suspeita" e revertê-la automaticamente, afim de evitar vandalismos nos verbetes.

Apesar do texto que encontramos aqui ser a maior alteração já feita neste verbete, além de ter sido a primeira participação do usuário 124.41.70.204, o tal bot não agiu.

Há outros indícios de parcialidade ao se pesquisar o histórico, como a constante retirada de qualquer alteração que adicionasse alguma suspeita sobre a utilização do glutamato monossódico, mesmos inserções equilibradas e sucintas, links externos e pedidos de referência, sendo que muitas das reversões aconteceram no mesmo dia, por vezes em alguns minutos.

Portanto deliciem-se com este verbete sobre a essência do sabor.

(editi) Como podem ver, as minhas alterações feita às 03h50min de 10 de maio de 2014 foram revertidas em menos de 35min, na verdade foram revertidas assim que me desloguei.