Discussão:Homossexualidade/Arquivo/3

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Homossexualismo não é sinônimo de Homossexualidade[editar código-fonte]

Homossexualismo não é sinônimo de homossexualidade

Homossexualismo não é sinônimo legítimo de homossexualidade, embora seja sinônimo pejorativo. O próprio conteúdo do verbete atesta esse fato e é fonte ele mesmo do meu argumento. Não bastando essa fonte, uma investigação na internet nas páginas mais recentes demonstrará com facilidade que a quase totalidade dos usuários do termo "homossexualismo" são sites religiosos, especialmente sites de doutrina fundamentalista neo pentecostal e conservadora, que têm invariavelmente a intenção de patologizar ou demonizar a homossexualidade contra as já consagradas decisões da Organização Mundial de Saúde. Por outro lado dicionários não podem ser referência posto que a sua atualização é esporádica e neste caso já estão muito atrasados, dado que já é consenso que o uso do termo denota patologia.

Observe que a primeira fonte citada no artigo é citada junto ao termo "homossexualismo" como que para referendá-lo, contudo na fonte, o site da Associação Americana de Psicologia, não consta o termo "homosexualism".

A Wikipedia é uma enciclopédia que se pretende atualizada portanto não pode sustentar que os termos homossexualidade e homossexualismo sejam sinônimos. Usar o dicionário como argumento NESTE CASO depõe contra a própria wikipedia que pretende ser uma enciclopédia que represente o estado da arte, fato que não constitui os dicionários.

Manter homossexualismo como sinônimo de homossexualidade é fazer da wikipedia espaço de divulgação do preconceito porque, com raríssimas exceções, só os preconceituosos usam o termo com sufixo "ismo", e mais raramente, muito raramente é usado por quem desconhece a nova realidade do universo homossexual, universo que o verbete pretende definir e esclarecer.

Não se trata, embora seja um argumento ao meu ver convincente, de se respeitar a vontade dos homossexuais que vêm sendo de há muito tempo estigmatizados pelo preconceito e discriminação. Até mesmo o Catecismo Católico desde 1997 faz uso do termo "homossexualidade" nas suas prescrições 2357 e 2358. http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap2_2196-2557_po.html

A menos que a Wikipedia seja uma publicação fundamentalista neo pentecostal, não faz sentido privilegiar tal doutrina religiosa em detrimento da atualização do verbete homossexualidade, a exemplo do que foi feito com o verbete em inglês.

Resumindo, o termo "homossexualismo" ou denota desatualização ou homofobia, como se pode verificar na discussão que elevou o verbete "homossexualidade" ao stauts de 'destaque', onde aparecem 27 correspondências para homossexualidade e 4 para homossexualismo, sendo duas destas claramente homofóbicas.

Contudo estou aberto para ouvir a contra argumentação.

Muito obrigado

Benjamin Bee

--201.92.202.211 (discussão) 09h18min de 9 de agosto de 2012 (UTC)

Recomendo apenas que consulte qualquer dicionário da língua portuguesa. RafaAzevedo disc 14h18min de 9 de agosto de 2012 (UTC)

Dicionários não correspondem ao uso atual porque suas edições ocorrem de tempos em tempos e as alterações das mesmas não se dão a tempo de evitar o uso errado dos termos. A Wikipédia ao contrário é uma enciclopédia dinâmica que pode ser atualizada em tempo real, visto que não depende de sua impressão em papel. Além disso, a Wukipédia pode ser perfeitamente o espaço que pode ajudar a atualização dos dicionários com mais rapidez, porque ela vem sendo utilizada até mais do que os próprios dicionários. Enquanto dicionários estão à décadas de serem representantes do estado da arte, a Wikipédia ao contrário é a sua legitima representante

Os termos "homossexualidade" e "homossexualismo" não são sinônimos. "Homossexualidade" refere-se à atração entre pessoas do mesmo sexo, enquanto "homossexualismo" refere-se à patologia da atração entre pessoas do mesmo sexo. Patologia essa que deixou de ser assim considerada pela Organização Mundial de Saúde em 17 de maio de 1990.

Hoje os significados são distintos. Enquanto "homossexualidade" é amplamente utilizado e reconhecido como o termo que se aplica corretamente ao que significa, "homossexualismo" é de uso discriminatório e pejorativo na quase absoluta totalidade das vezes em que é utilizado.

Manter esses dois termos como sinônimos é promover o preconceito e a discriminação porque o termo "homossexualismo", quando não por ignorância da decisão da OMS de 17/05/1990, está carregado da noção de doença mental. Quer dizer, usar "homossexualismo" implica admitir que a homossexualidade é uma doença mental, o que não corresponde às decisões dos institutos e associações oficiais internacionais de saúde. --189.110.41.89 (discussão) 13h35min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Isso é a sua opinião, e a Wikipédia não se pauta por opiniões, mas por Wikipédia:Fontes fiáveis. Ademais, esta questão já foi abordada extensivamente no artigo, na seção sobre a nomenclatura. RafaAzevedo disc 13h37min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Dicionários não são as únicas fontes confiáveis e as vezes nem são confiáveis como é o caso em questão. A Organização Mundial de Saúde, o Conselho Federal de Psicologia, o Conselho Federal de Medicina, são melhor reconhecidos como tal. --189.110.41.89 (discussão) 13h40min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Não são as únicas, porém são fontes aceitas. Ambos os termos são igualmente utilizados no português brasileiro (arrisco dizer que 'homossexualismo' é até mais utilizado), e tentar esconder isto do artigo é Wikipedia:POV-pushing. RafaAzevedo disc 14h24min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Se duas fontes se contradizem, qual delas será a aceita?

Aceitar definição de um dicionário é colocar o artigo, como este por exemplo, no início do anos 90 do século passado. De lá para cá o dicionário no verbete não foi atualizado. Como pode ser então uma fonte confiável?

--Bee Benjamin (discussão) 15h23min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Se duas fontes se contradizem, ambas devem ser citadas - exatamente como foi feito nesse artigo. E quem disse que dicionários não são atualizados, de onde tirou esse disparate? RafaAzevedo disc 15h28min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Eu não disse que dicionários não são atualizados, digo que não estão atualizados no verbete tema. Estou preocupado em dar ao verbete a melhor significação. Ao me deparar com ele como está, com essa indicação que colocam dois termos "antagônicos" como sinônimos, não posso deixar de tentar corrigir. Colocar o termo homossexualismo como está no corpo do artigo, está bastante bem à primeira vista, só não é possivel dá-los como sinônimos na abertura do artigo, como definição, porque não são. Um significa orientação sexual e o outro doença mental. Essa é a questão que os dicionários ainda não atualizaram, mas o mundo acadêmico já atualizou. Eu poderia listar um sem nº de teses acadêmicas com o uso correto do termo, você também poderia apresentar outro tanto com o uso anacrônico do termo, mas a comparar as datas da feitura poder-se-á verificá-las incongruentes. É possível, como você disse, que haja mais uso do termo Homossexualismo que homossexualidade, mas a lógica está no anacronismo do termo homossexualismo que é muito mais antigo. Mas isso não quer dizer que o termo não evoluiu. E o fato é que evoluiu mas não foi ainda incorporado pelos dicionaristas. Estou trabalhando para ajudar a dar perfeição e consistencia ao artigo não para impor a minha opinião.

--Bee Benjamin (discussão) 16h07min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

O sufixo "-ismo" não é usado apenas para doenças mentais, isso é uma falácia das piores. Basta ver cristianismo, marxismo, etc, etc. Não adianta tentar impor pontos de vista específicos de determinados grupos quando as fontes não os apoiam. O fato de uma ou outra tese acadêmica corroborar estas teorias destrambelhadas não significa que o resto das fontes não só as desmintam como até mesmo usem o termo tão "odiado" - não são poucas as fontes acadêmicas que utilizam a forma "homossexualismo" sem problemas - e nem todas são, como você sugere, antigas ou datadas ([1], [2], [3], [4]). Lembro ainda que uma enciclopédia que é pautada por WP:NPOV não é o lugar mais adequado para se fazer panfletagem e ativismo, para isso existem blogs, sites e outros veículos de comunicação. RafaAzevedo disc 16h19min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

O sufixo ismo pode ser ou não sufixo de doença: alcoolismo, tabagismo, etc. Não é o fato de em alguns casos não significar doença que neste caso de homossexualismo não signifique doença. A história do termo é que explica isso. Colocar homossexualismo como sinônimo de homossexualidade é que é ferir o princípio da imparcialidade da Wikipédia, imparcialidade inclusive com o termo "homossexualismo".

No próprio corpo do artigo o termo "homossexualismo" tem 15 correspondências das quais 13 discutem a aplicação do termo e apenas uma usa o termo como ele mesmo no ponto "Relacionamentos". Termo que é imediatamente seguido por "homossexualidade" em abertura de período. Já o termo "homossexualidade" tem + de 100 correspondências.

Assim a fonte mais próxima que nega a sinonímia dos termos é o próprio artigo em questão. Embora a Wikipédia não possa ser fonte ela mesma, a própria disposição dos autores e editores do artigo é essa.

Parece-me que é exatamente o contrário do que você tenta afirmar, o uso do termo "homossexualismo" da maneira como foi posta, como sinônimo que não é, é que emite sinais de ideologia. --Bee Benjamin (discussão) 16h43min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Me desculpe, mas essa discussão não vai levar a lugar algum e não pretendo dar sequência a ela. Você está fazendo malabarismos verbais para tentar provar o que não pode ser provado, e tentar transformar em verdade absoluta a mera opinião de alguns autores. Já lhe mostrei um monte de fontes acadêmicas aí em cima que provam que não só o termo é usado correntemente, pelas pessoas no dia a dia e nos dicionários, mas também no ambiente acadêmico. O fato do artigo ter sido escrito por pessoas que pensam como você e procuraram evitar o uso do termo não significa que elas estejam corretas e que elas sirvam como fonte, significa apenas que elas tiveram mais tempo e disposição para editar o artigo, só isso. RafaAzevedo disc 21h00min de 10 de agosto de 2012 (UTC)

Você pode sair da discussão mas isso não altera o fato de que o termo "homossexualidade" foi criado para distinguir de "homossexualismo". O que significa que não são sinônimos e por óbvio não podem ser empregados como tal, ainda que os dicionários não tenham sido corretamente atualizados.

Analisei suas fontes e elas corroboram meus argumentos. 1. É artigo de 1906; 2. É tese de instituição religiosa; 3. Utilizado por juiz de direito que ignora a alteração da terminologia; e 4. É artigo de 1994.

O fato, tanto da Wikipédia em português apontar as diferenças e evitar seu uso no corpo do artigo, e o fato de que na Wikipédia em inglês nem se encontra correspondência, garante que na Wikipédia a distinção já é utilizada ficando apenas essa pequena colocação no artigo em questão, que mais gera confusão do que esclarece. É portanto um uso inadequado do termo.

Repito que da maneira como está no corpo do artigo é compreensível e aceitável, mas na situação de sinônimo na apresentação do verbete é claramente uma tentativa de perturbar o entendimento. Compromete o artigo como um todo.

O próprio artigo traz uma fonte esclarece as diferenças. "Há 20 anos, o Código Internacional de Doenças (CID) 302.0 classificava o homossexualismo como doença mental. Além da retirada da lista da OMS, o novo entendimento em relação à opção sexual também eliminou o sufixo “ismo”, que remete a enfermidade.", em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/05/16/interna_brasil,192631/index.shtml

A discussão continua. --Bee Benjamin (discussão) 12h34min de 11 de agosto de 2012 (UTC)

Eu não sei se vocês dois são portugueses, por isso vou dizer o seguinte: aqui, no Brasil, o termo homossexualismo é usado com muita frequência. Eu próprio, não sabia de todo esse "rebuliço". Encontrei um site, que diz algumas coisas sobre isso: http://lfcalaca.com/literatura/homossexualismo-e-homossexualidade-o-politicamente-correto-e-o-sentido-do-dizer.html. Eu achei bem interessante o que aquele moço escreveu lá (apesar de ser artigo de opinião, por isso não pode ser considerado fonte). Mas voltando ao assunto: no termo homossexualismo há uma nota onde explica de certa forma que o termo homossexualismo possui controvérsias, e pede para ler a "etimologia e usos" que explica bem isso e diz até além, mostrando ocasiões em que não é feita "distinção de homossexualismo e homossexualidade" (muito comum no Brasil) e mostrando que há autores que preferem não utilizar a palavra por causa da característica patológica. Devido a isso, acredito que não devemos fazer mudanças, no máximo adicionar umas palavras a mais na nota:
"existam autores e grupos que manifestaram sua oposição à utilização do termo" devido à uma associação com doença mental.
PS: A parte em itálico é uma sugestão.
RafaWiki (Pois Não?) 14h28min de 11 de agosto de 2012 (UTC)

Rafa Wiki você escreveu: "... no termo homossexualismo há uma nota onde explica de certa forma que o termo homossexualismo possui controvérsias, e pede para ler a "etimologia e usos" ..."

O que eu vi foi um link "[nota 1]" que remete (e mal) a APA. Você se refere ao índice 1? Bem, se o link aposto ao lado da palavra homossexualismo levasse ao indice 1 (etimologia e usos...), e a palavra "homossexualismo" viesse entre aspas para chamar a atenção, aí sim seria explicativo. Do jeito que está é que não pode ficar, porque não esclarece e confunde. A linguagem sobre o tema não se atualizaria. Bee Benjamin (discussão) 19h50min de 11 de agosto de 2012 (UTC)

Em uma página com um nome tão belo quanto HOMOSSEXUALIDADE não deve haver palavras feias tais como doença mental pois isso suja o termo e passa uma imagem aborrecida do significado; façamos uma página livre da homofobia internalizada, prefiro que o conteúdo seja menor, do que ler essa quantidade de informação que acaba servindo de jogo difamatório; não devemos lembrar nessa página que o preconceito foi maior no passado, que existem termos chulos ou que o homossexual passa por preconceito ainda hoje; limpemos o termo e o façamos parecido com o estilo que se via naquelas enciclopédias antigas sobre as maravilhas do mundo e da ciência; o estilo de enciclopédia é leve, interessante e curioso; devemos limpar a página de todos os termos negativos e de toda ideia negativa relativa aos homossexuais, pois isso não é HOMOSSEXUALIDADE, mas sim puramente o PRECONCEITO, e deve então estar na página com o nome PRECONCEITO. Andreaseureca (discussão) 05h06min de 17 de setembro de 2012 (UTC)

Peço desculpas, agora que vi meu erro de navegação.[editar código-fonte]

Eu quero pedir desculpas a todos, principalmente ao Rafa Azevedo, mas também ao Rafa Wiki. Eu clicava no link [nota 1] e aparecia na minha tela a nota de rodapé 1. Então eu era remetido a APA. Agora que percebi que ao clicar [nota 1] sou levado à nota que o Rafa Wiki falou. Então, afinal foi um mal uso meu do sistema. Do jeito que está está quase perfeito. A confusão foi comigo porque confundi [nota 1] com nota de rodapá 1.

Mas continuo achando que a palavra homossexualismo em negrito, logo após homossexualidade, deve vir entre aspas. Isso sugere diferença de significado. Que existe.

Quando se clica num link, ele sempre te leva à primeira linha que aparece na tela?--Bee Benjamin (discussão) 20h54min de 11 de agosto de 2012 (UTC)

E concordo com a sugestão final de Rafa Wiki~

Bee Benjamin (discussão) 21h03min de 11 de agosto de 2012 (UTC)

Quando você clica no link, ele leva até o final da página (onde está a nota). Daí aparece uma tarja levemente azulada indicando a nota [ou referência]. OBS.: Muitos dos usuários wikipedistas não utilizam o Internet Explorer pois neste navegador as coisas não funcionam direito.--RafaWiki (Pois Não?) 22h26min de 12 de agosto de 2012 (UTC)