Discussão:Indicador ordinal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sublinhar não é obrigatório nem no Brasil![editar código-fonte]

(é falso afirmar que seja obrigatório e esse erro já se propagou para a Wikipedia da lingua inglesa)

A fonte citada, forums.adobe.com/thread/565418, é uma lista de discussão onde apenas uma pessoa afirma em meio a "gringos" que no Brasil é obrigatório. É necessário indicar uma fonte mais fiável... Mas aparentemente essa fonte não existe.

É interessante notar que deve ter havido em algum momento essa recomendação no Brasil: a tipografia dos textos oficiais do Legislativo ainda hoje, mesmo online, é com o sublinhado... E pode-se notar que fizeram questão de sublinhar: no longo texto de uma das mais citadas leis, o Código Civil de 2002 (moderno), em transcrição HTML dada pelo Planalto, em planalto.gov.br/CCivil_03/leis/2002/L10406compilada, usa <p>Art. 5<sup><u>o</u></sup> para garantir o sublinhado.

Podemos imaginar que pelo menos os guias de redação jurídica tenham algo ... Não achei.

Outras contes, que na verdade vão contra e atestam que no Português do Brasil não é obrigatorio usa a o indicador sublinhado:

  • http://latex-br.narkive.com/tBLD72zV/numero-ordinal-com-o-sublinhado A pergunta era bem focada nisso, mas não houve resposta, o mais proximo de citar uma norma foi justamente para afirmar o contrário,
    "... Mas até onde eu sei, não existe nenhuma organização que estabeleça norma ortográfica oficialmente no Brasil..."
    PS: a citada NGB apenas declara o nome das coisas, "numerais ordinais", não cita norma ortográfica.
  • norma de redação do TSE: nem sequer cita que o ordinal pode ser sublinhado. Quando mencionados os ordinais, aparecem sem sublinhado.
  • ...