Saltar para o conteúdo

Discussão:Itamar Franco/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A inserção de quaisquer dados em uma enciclopédia como esta exige obviamente um acurado trabalho de verificação das fontes, para que eventuais incorreções não se tornem verdade e também para não contaminar a Wikipedia escrita em outras línguas. Certamente aqui e ali aparecerá alguém com melhor conhecimento de causa para corrigir ou atualizar os textos.

No caso da biografia do ex-presidente Itamar Franco, faço as restrições seguintes.

1º) Dado o fato de ser inverídica a informação, sugiro escrever que os paquetes da classe Ita pertenciam à Companhia de Navegação Costeira e não ao Lloyd Brasileiro como consta no texto. Quando a Costeira foi vendida, em 1966, os Itas ainda existentes não passavam de sucatas ancoradas em um cemitério de navios na Baía da Guanabara.

2º) Dado o fato de haver controvérsias quanto ao local e data de nascimento do ex-presidente, sugiro que se escreva, na biografia, teria nascido em vez de nasceu a bordo. Lê-se, em alguns sítios da Internet, que ele nasceu em Juiz de Fora, sendo, portanto, mineiro. Noutros, consta que teria nascido em Salvador, quer dizer, baiano. A maioria das páginas da Internet registra que ele nasceu em um dos Itas, o que o caracteriza mais como brasileiro do que como baiano ou mineiro. Segundo consta na página Raízes à Mostra (link removido por SPAM), o ex-presidente teria nascido em Salvador (e não dentro de um dos paquetes Itas), no ano de 1929 (e não em 1930):

"No caso do ex-presidente Itamar Franco, alguns segredos desconfortáveis vieram à tona depois que a genealogia de sua família foi investigada. Há dois anos, o advogado mineiro Douglas Fazzolato recebeu o sinal verde para realizar um levantamento dos ancestrais de Itamar. Ele descobriu que, conforme o registro na folha 156 do livro A 24 do cartório de Santana, em Salvador, Itamar nasceu na capital baiana, às 5 horas da manhã do dia 28 de junho de 1929, na Ladeira da Fonte das Pedras, número 5, antigo endereço de uma tia. Foi lá que ele morou até os 4 meses de idade, quando sua mãe, Itália Cautieiro Franco, amargurada com a morte do marido, resolveu mudar-se com os quatro filhos para Juiz de Fora, em Minas Gerais. A descoberta colocou por terra a versão oficial de que Itamar teria nascido em alto-mar, a bordo no navio Ita, na costa da Bahia, o que teria dado origem a seu nome.

Com a revisão dos documentos, até pequenos detalhes foram colocados em pratos limpos. Dona Matilde Franco, irmã de Itamar, por exemplo, sempre se esmerou em esconder a idade, declarando-se a mais nova dos três irmãos. Não é verdade. Tem 76 anos e é a mais velha. "Isso tudo é mentira, e esse trabalho não merece credibilidade", conta Matilde.

Toda a documentação já foi enviada a Itamar, que até hoje não se pronunciou sobre o assunto. Mesmo desautorizada, a história será publicada em livro brevemente."

A propósito, o nome do advogado Douglas Fazzolato também aparece na internet como Douglas Fazolato e Douglas Fazolatto, o que evidencia a incúria da internet.

Risco à gravidez[editar código-fonte]

O estranho nesse caso é saber-se que há muito tempo existem restrições quanto a viagens, mormente marítimas, de mulheres grávidas, sobretudo das que já passaram do 6º ou 7º mês de gravidez, face ao aumento do risco de aborto ou de parto prematuro. Mesmo nos dias atuais, com toda a moderna tecnologia de que dispomos, as grávidas não são aconselhadas a viajar nos sete dias antes e depois do parto, exceto em alguns casos especialíssimos.

Programa de Privatizações

Itamar Franco privatizou a usiminas e a CSN dente outras. Viajava constantemente para os EUA ora ele ora seus ministros da área econômica como quem presta relatórios para o chefe.

Privatizou a CSN em 02/04/93, também a Cosipa em 20/08/93, a Açominas em 10/09/93, a PQU em 24/01/94, Caraíba Metais em 28/07/94 e a EMBRAER em 07/12/94.

Fonte: http://www.sindicato.com.br/eventos/listapv.htm

Outros dados encontrados na internet me intrigam: saber que o Visconde de Seabra nasceu a bordo da nau Santa Cruz, em 25 de setembro de 1799. O poeta Raimundo Correia nasceu a bordo da nau São Luiz, no dia 13 de maio de 1860. O Dr. Joaquim dos Remédios Monteiro nasceu a bordo do navio Nossa Senhora do Socorro, em 16 de novembro de 1827, no trajeto entre Goa e Brasil. O arquiteto e professor Francisco Joaquim Bethencourt da Silva nasceu à bordo do navio Novo Comerciante, a 08 de maio de 1831. Há ainda o registro de uma inocente (sem-nome) filha de uma escrava que nasceu a bordo do vapor Gerente, do Capitão João da Silva Moraes, ns viagem do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, no dia 7 de março de 1869, às 18:00.

O que esse pessoal tem em comum, mesmo havendo nascido nos séculos 18 e 19?

Resposta: o nome da embarcação.

Afinal, alguém sabe informar em qual Ita teria nascido o ex-presidente?

Revisão de daltonagre[editar código-fonte]

Sim, dizem que o Itamar nasceu num navio, mas isto não tem nada contra ele.Acima um sujeito diz que o Itamar privatizou a USIMINAS.Mentira.uem privatizou a Usiminas foi Fernando Collor, em 1991.Já conspirando contra Collor, Itamar se opôs à privatização da Usiminas e com unhas e dentes.