Discussão:Lista das cidades mais populosas dos Estados Unidos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hoje pela manhã assisti a eliminação da página La Paz, Bolívia, assim votada por maioria. Agora, com esta lista recém criada (por importação da en, suponho), percebe-se que duas cidades - Phoenix, Arizona e Birmingham, Alabama - admitiram o REDIRECT para Phoenix (Arizona) e Birmingham (Alabama).

Acho que é preciso uma certa coerência. Ou bem ressucitamos La Paz, Bolívia ou temos que eliminar estes dois redirects e corrigir todos estes links, que irão fatalmente gerar muitas dezenas de novas páginas a eliminar.

O que acham? -- Clara C. 19:11, 29 Abr 2005 (UTC)

Lamento a eliminação de La Paz, Bolívia. Por mim seria redireção, assim como os casos acima. Mas, como não votei, calo a boca. --Mschlindwein 19:32, 29 Abr 2005 (UTC)
Eu acho que também não votei, Marcelo, nem estou me lamentando. Só tenho a impressão que se deveria ter certa coerência e tratar algumas questões por atacado. Ou seja, gostaria de saber se aquela votação é ou não jurisprudência. Deveríamos simplificar um pouco as coisas e não ficar votando eternamente casos semelhantes e que - pior - às vezes vão ter soluções diferentes. Este, tipicamente, não me parece sujeito à nenhuma subjetividade. Então é sim ou é não, para qualquer cidade, de qualquer país. Não te parece? -- Clara C. 20:28, 29 Abr 2005 (UTC)

De facto, assim que o artigo foi criado fiquei a pensar no mesmo. Vou efectivar esta discussão. Por um lado, estes redirects iam ser muito úteis para quem faz páginas deste género (traduzidas directamente da en:wp), por outro, a página mal traduzida contém erros ortográficos (Bolivia estaria mal escrito, New York em português não é nada... etc).

É um pau de dois bicos, e favorecer aquelas composições que são homógrafas também me parece ambíguo (por exemplo, Phoenix (Arizona) vs Phoenix, Arizona).

O que preferem? Todos os redirects (para compatibilidade com a en:wp) ou nenhum deles? -- Nuno Tavares 21:48, 29 Abr 2005 (UTC)

Reparem que isto diz respeito a TODAS as cidades de TODOS os países, não apenas dos EUA. -- Nuno Tavares 21:54, 29 Abr 2005 (UTC)
Não estou muito por dentro da classificação das cidades, mas a meu ver, só faz sentido haver uma das classificações visto que só se acede a esse artigo através da página de desambiguação-> Isto para os casos de quem vem à procura do artigo específico, por exemplo, Phoenix no Arizona. Escreve Phoenix (claro que também lhe pode ocorrer escrever, "Phoenix, Arizona" ou "Phoenix no Arizona" ou "Phoenix do Arizona", etc...), surge a pág. de desambiguação e escolhe o que pretende.
Não entendi muito bem qual é a utilidade para quem faz traduções da en:wp. Não ter que mudar de "Phoenix, Arizona" para "Phoenix (Arizona)"? Isto não está já decidido nas regras que termos com múltiplos significados têm a descrição do grupo maior a que pertencem entre parênteses, ou está-me a escapar algo? Lusitana 09:59, 3 Mai 2005 (UTC)

Repara Lusitana, provavelmente já reparaste na enxovalhada de artigos sobre as Comunas da Itália... temos sorte que as desambiguações lá são feitas também com parêntesis, senão iriam ficar muitos links quebrados.. por outro lado, esteticamente é mais bonito ver "Phoenix, Arizona" do que "Phoenix (Arizona)", embora esta seja opinião pessoal. Por fim, quando escreves um texto, sai (90% das vezes) algo assim: "em Phoenix, Arizona...", que, com esta medida, seria possível linkar directamente sem ter que fazer "em [[Phoenix (Arizona)|Phoenix, Arizona]]" ou mesmo "em [[Phoenix (Arizona)|Phoenix]], [[Arizona]]"... ou não? :) ~~~~

Também concordo que é mais bonito [[Phoenix, Arizona]] e mais fácil para os casos que referiste (embora também não me pareça assim tão complicado fazer uns "parêntesesitos" a mais :). Só não sei é o que é que se ganha em ter as duas designações. É muito complicado escolher só uma e uniformizar para todos (pergunta de quem não tem noção do número de artigos implicados)? Lusitana 11:31, 3 Mai 2005 (UTC)

Serão muitos certamente. E penso que não devemos adoptar esta medida precisamente pelo esforço envolvido na transformação. Porém, aqui a questão não é adoptar como correcto, mas sim possibilitar os redirects "X, Y" para a nossa forma "X (Y)". Vou ter que criar uma votação para isto? -- Nuno Tavares 21:38, 22 Mai 2005 (UTC)eu nacsci gay acupa do professor