Discussão:Medicina medieval islâmica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 29 de junho de 2020 de Felipe R. Lima

Olá. Sobre o trecho a seguir:

"A medicina islâmica desenvolveu, sistematizou e preservou o conhecimento médico da Antiguidade Clássica, incluindo as principais tradições de Hipócrates, Galeno e Dioscórides."

Me incomoda um pouco os recortes históricos que são feitos pra descrever as contribuições civilizatórias. Me refiro ao procedimento sistemático de referenciar os eventos sempre na Antiguidade Clássica e no caso da medicina isso é muito relevante pois não podemos tornar invisível a tremenda contribuição egípcia nesse campo do saber. Pensemos por exemplo nos processos de mumificação que necessitavam um conhecimento tremendo de fisiologia , anatomia, infusões de ervas e compostos químicos. Por isso afirmar que "desenvolveu, sistematizou e preservou o conhecimento médico da Antiguidade Clássica" é fazer um recorte muito grande no entendimento geral do quadro de desenvolvimentos desse campo de saber.

Nesse sentido, penso que pelo menos essa referência precisa ser acrescentada e assim reescrever esse trecho pra dar conta de um recorte um pouco mais abrangente.

Vou ver o que acho aqui e propor modificações.

Falou!

Felipe R. Lima (discussão) 00h06min de 29 de junho de 2020 (UTC)Responder