Discussão:Neemias

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 1 de maio de 2012 de Bruninho

- Na entrada 1 - História Pessoal -, no quinto parágrafo, temos o seguinte texto: "O serviço de Neemias à seu povo e à sua nação - apesar dos preconceitos e de sua condição de inferioridade social e religiosa - fez de fato uma diferença à acomodação - ainda que não à afirmação - de uma minoria sexual denegrida."


- Ponho em discussão o uso do adjetivo "denegrida", referido a uma minoria sexual que sofre preconceitos por sua condição de inferioridade social (os eunucos não podiam entrar em certas partes do Templo judaico). O uso desse vocábulo denota preconceito em relação ao povo afrodescendente, designado "negro" pela visão eurocêntrica. Daí, o uso de expressões verbais de valores negativos como "enegrecer", "denegrir", etc.

Como o preconceito e a discriminação com relação aos eunucos, nos tempos de Neemias, dentro do ambiente de vida judaico, resultava de uma exclusão de fundo religioso e não do fato de seu grupo étnico, o uso do vocábulo "denegrir" (tornar negro), também representa preconceito em relação à minoria ofendida.

Penso que a frase do texto destacado ficaria melhor se usasse um termo oriundo da cultura judaica, que expressa melhor o sentido da exclusão a que submetiam os eunucos: "execrado". Por tais motivos, proponho esta correção ao texto em discussão:

"O serviço de Neemias à seu povo e à sua nação - apesar dos preconceitos e de sua condição de inferioridade social e religiosa - fez de fato uma diferença à acomodação - ainda que não à afirmação - de uma minoria sexual execrada." ~|~| --~|~| (discussão) 15h24min de 1 de maio de 2012 (UTC)Responder