Discussão:Paroxetina

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 2 de janeiro de 2023 de GutinBdn no tópico Resposta sobre Hipertensão e Ineficácia

Hipertensão e Ineficácia[editar código-fonte]

Boa noite.

Este medicamento tem alguma contra indicação referente a hipertensos?

Há um trabalho que sugere que a paroxetina é menos eficaz que outros antidepressivos SSRIs. O trabalho é: Cipriani, A; Furukawa, TA; Salanti, G; Geddes, JR; Higgins, JP; Churchill, R; Watanabe, N; Nakagawa, A; Omori, IM; McGuire, H; Tansella, M; Barbui, C (Feb 28, 2009). "Comparative efficacy and acceptability of 12 new-generation antidepressants: a multiple-treatments meta-analysis.". Lancet 373 (9665): 746–58. Necessita de atenção de um especialista.

Resposta sobre Hipertensão e Ineficácia[editar código-fonte]

Sobre hipertensos, não há nada na bula do medicamento que indique que é contra hipertensos. Lembremos nós que isto não se trata de um receituário médico e você precisa tirar suas dúvidas com seu profissional de saúde habilitado, ou seja, o seu psiquiatra (ou quem quer que seja que esteja lhe prescrevendo o medicamento); o profissional saberá, baseado no seu histórico e nas suas comorbidades, se há ou não risco de hipertensão.

Sobre o artigo supracitado,[1] lendo o artigo, conseguimos ver que a diferença estatística das comparações são pífias, e que não são "significantemente mais eficazes" do que os outros antidepressivos. Fora o fato de que se trata apenas de 1 estudo feito por um grupo de pessoas, das quais uma delas possui afiliações que podem (ou não) serem conflitantes com os resultados (Andrea Cipriani, do 'Department of Medicine and Public Health, Section of Psychiatry and Clinical Psychology, University of Verona, Italy; Department of Psychiatry, University of Oxford, UK'). Tirando isso, nós temos um estudo que avalia apenas a eficácia da paroxetina para depressão, e não para outros transtornos de humor que a paroxetina trata, como TAG, pânico e outros transtornos de ansiedade, os quais a paroxetina se destaca. É bom lembrar disso, em edições futuras pode ser útil listar em quais pontos a paroxetina é mais ou menos eficaz.

--GutinBdn (discussão) 20h33min de 2 de janeiro de 2023 (UTC)Responder

  1. «Comparative efficacy and acceptability of 12 new-generation antidepressants: a multiple-treatments meta-analysis». pubmed.ncbi.nlm.nih.gov. Andrea Cipriani, Toshiaki A Furukawa, Georgia Salanti, John R Geddes, Julian Pt Higgins, Rachel Churchill, Norio Watanabe, Atsuo Nakagawa, Ichiro M Omori, Hugh McGuire, Michele Tansella, Corrado Barbui. Consultado em 2 January 2023. Arquivado do original em 2 January 2023  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)