Discussão:Pateira de Fermentelos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 14 de agosto de 2020 de Jscavalh no tópico Rios confluentes

Porque é que será Pateira de Fermentelos e não de Óis da Ribeira, Espinhel e Travassô!?

Por acaso na formação (génese) da maior lagoa natural da Península Ibérica os terrenos que agora suportam a lagoa eram os de Fermentelos?!! Que eu saiba junto à margem de Fermentelos passa o rio Cértima.... e os terrenos da agora Pateira eram na sua maioria de Óis da Ribeira, visto anos antes existir aí uma mata natural que foi aos poucos sendo alagada pelas águas do rio. Então qual a propriedade de estar sempre a afirmar que a Pateira é de Fermentelos!???

Cmareis Ass 17:12, 8 Janeiro 2007 (UTC) o comentário precedente não foi assinado por Cmareis (discussão • contrib.)

Pateira de Fermentelos, Claro!!![editar código-fonte]

Provávemente, a razão não lhe assiste na certeza cientíca com que diz que os terrenos que a Pateira submerge são de Óis, uma vez que a Pateira é privada na sua maior parte, e os terrenos privados de Óis da Ribeira, Espinhel e outros, confinam no centro da Lagoa com terrenos de pessoas de Fermentelos, Rego e Perrães, a poente. Ainda assim, não será dispiciendo afirmar que, para além desta sua certeza discutível sobre a zona submersa da Pateira, é inelutavel que a maior margem da Pateira de Fermentelos é mesmo de Fermentelos, razão de lhe dar o nome. Para além deste aspecto, outros seriam concerteza de se lhe somar, como a visibiliade dos media e da opinião pública, que foi trazida à Pateira foi tambem sempre das gentes de Fermentelos, por muito que lhe custe. Sem mais delongas me despeço, na certeza de que estaremos mais preocupados todos com o desassoreamento, a praga de jacintos, o controle da caça para que se consiga um repovoamento cinegético aceitável, a criação de uma barragem artificial não permanente a jusante, que permita que o nível das àgua no Verão não atinja valores demasiado baixos, estes é que são os problemas que nos inquietam, não o nome consensual que se perpetua no tempo. Bem Haja!!Artur Condesso o comentário precedente não foi assinado por 217.129.138.75 (discussão • contrib.)

Uma questão de toponímia[editar código-fonte]

A questão não é, obviamente, se a Pateira é "propriedade" desta ou daquela freguesia… Contudo, a toponímia deste espaço é "Pateira de Fermentelos". É assim que aparece referenciado em toda a cartografia oficial. Porquê? Não sei responder. Porque é que a Ria é de Aveiro e não é da Murtosa, de Ílhavo ou de Mira? Certamente também ninguém sabe… Bairrismos à parte, mais importante do que o nome ou a propriedade da Pateira, é a beleza deste espaço e a necessidade de o divulgar e preservar. Gabriel Nolasco

Link para uma aplicação Google Earth - Visita virtual à Pateira: [1] o comentário precedente não foi assinado por 213.13.186.89 (discussão • contrib.)

Rios confluentes[editar código-fonte]

Boa tarde Gostaria que revessem a descrição nomeadamente onde é referido o rio Águeda. O rio Águeda nasce em Espanha e desagua no Douro no parque natural do Douro internacional junto a Barca d'alva. Penso que o autor se confundiu com a cidade próxima Agueda mas o rio será o Vouga. Obrigado Jscavalh (discussão) 15h15min de 14 de agosto de 2020 (UTC)Responder