Discussão:Psiônica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caros leitores e leitoras, observem que na Wikipédia em espanhol (es:Percepción extrasensorial) e em inglês (en:Extra-sensory perception) e outras as comunidades wikipedianas se permitem abertamente e sem intervenções arbitrárias que sejam levantados e feitos questionamentos em relação à falta de provas científicas, à falta de uma metodologia padronizada de verificação, e se discutem inclusive as ocorrências freqüentes de casos de fraude e de charlatanismo associados a esta corrente de comportamento e de pensamento. A relevância do nome de Uri Geller na Wikipédia em português se justifica dado o fato de que ele foi muito popularizado na televisão brasileira, levando a milhões de brasileiros e brasileiras acreditarem em seus poderes extraordinários, dobrando colheres com leves dedos, etc. Alex Stone escreveu uma matéria (Whatever happenned... to Uri Geller?) publicada recentemente na revista DISCOVER de ciência e tecnologia (edição de agosto de 2007). Stone diz que membros da comunidade científica inicialmente deram créditor sem questionarem as suas ditas capacidades e façanhas paranormais de Geller; e recentemente teria resurgido do esquecimento num show de TV em Israel (é procurar no YouTube e ver) onde foi pego usando enganosamente um imã num de seus polegares pra provar suas habilidades 'psiônicas' e 'extra-terrestres', caindo em grande e profundo desfavor com o povo de Israel. Mas já em 1973 ele foi desmascarado no show televisivo estado-unidense The Tonight Show... (o ser humano parece que gosta muito de ser enganado). O corpo intelectual lusófono não deve cair vítima de manipulações tendenciosas como essas, justificando falsários e falsidades como se fossem verdade científica -- é preciso ir adiante, e não retroceder, voltando à Idade Média. Inclusive, porque essa entrada wikipédica não se chama Percepção extra-sensorial como em alemão, inglês ou espanhol? Qual é a etimologia desse termo sendo utilizado agora, Psiônico? Enfim, claro que existe espaço para entretenimento baseado truques de magia e leituras do futuro da pessoa e do mundo, etc... porém, no momento que se procura impôr essas coisas como se de fato fatos fossem, aí a situação muda completamente. Bepp 21h45min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)

Nossa meu caro, para que tantas pedras?
Eu removi a ligação interna a charlatismo apenas por não constar nada no artigo que aborde ou pareça abordar este tema. Já que tem tantas evidências de que isto é um charlatismo, peço-lhe encarecidamente que coloque estes conteúdos no próprio artigo (claro: citando as fontes). Quanto a Uri Geller, aquela ligação não apontava para qualquer artigo. Logo, como podemos ter uma ligação interna que aponta para lugar nenhum?
Bem, desfeito qualquer má impressão, espero que entenda que aqui não há qualquer retrocesso... apenas trabalhamos com fatos.
Abraços fraternos. Bruno SL 23h22min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)