Discussão:São Paulo (estado)/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Página com 49 kilobytes[editar código-fonte]

O artigo está perdendo quase a metade de seu conteúdo apenas para falar sobre a história do estado de São Paulo, acho isso um completo desperdício de espaço, visto que já existe um outro artigo falando exclusivamente sobre a história do estado. Acredito que deveria haver uma revisão do artigo com o objetivo de deixá-lo mais claro, objetivo e imparcial, fazendo com que não se perca muito conteúdo em um único tema, no caso, a "História".

Heitor Carvalho Jorge




Favor não remover este aviso

Antes de quebrar a página até ficar com 32 kilobytes.200.154.52.8 13h40min de 20 de Junho de 2007 (UTC)




Na Revisão de 16:18, 8 Fev 2005 do anônimo 201.0.100.46, alguns municípios foram classificados mas a lista inteira dos que ainda estavam por classificar foi apagada. Ontem percebi que faltava uma mesorregião inteira (Itapetininga). Hoje, que a microrregião Sorocaba, que possui 15 municípios, estava apenas com 2, até um outro anônimo incluir Itu. Alguma idéia de como revisar tudo e acrescentar os faltantes, que não seja manualmente, um a um??? Clara C. 11:49, 16 Mar 2005 (UTC)

O site do governo federal tem as meso e micro-regiões de todos os estados do Brasil, é só copiar de lá, mas resta o trabalho de colocar em ordem alfabética. --Mazama 16:09, 25 Mar 2005 (UTC)

Pessoas, acho que a lista de municípios na página do Estado de São Paulo está poluindo muito, a página fica enorme. Será que não é o caso de criar outro artigo denominado "Municípios do Estado de São Paulo" e colocar uma referência no título dos Municípios? Farei essa mudança por achar extremamente necessária. Até a tabela "conteúdo" fica confusa.

um abraço, --Flipper Paulista 00:52, 2 Mai 2005 (UTC)

Por que "Hino" não merece um tópico? um abraço, --Flipper Paulista 04:05, 2 Mai 2005 (UTC)

Hino e Bandeira[editar código-fonte]

Proponho a eliminação da bandeira de cima que está fora das cores e proporções previstas em lei. E proponho que o Hino deva ganhar espaço em tópico. Se ninguém se manifestar até amanhã farei a mudança.

obrigado, um abraço, --Flipper Paulista 20:15, 2 Mai 2005 (UTC)


Eu preferia ver São Paulo para a cidade e São Paulo (estado) para o estado. Aqui em Portugal quando se fala em "São Paulo" todos associam à cidade, não ao estado. É como falar em Castelo Branco - referimo-nos à cidade, não ao distrito de Castelo Branco. -- Nuno Tavares 18:27, 1 Agosto 2005 (UTC)

  • Eu acho que não seria uma má idéia pôr uma página de desambiguação em "São Paulo", e nela links para São Paulo cidade e estado.--Tiago Paolini
  • Proposta de solução: chamar o artigo "São Paulo" de "Estado de São Paulo", chamar o artigo "São Paulo (cidade)" de "Cidade de São Paulo", e no artigo "São Paulo" fazer uma desambiguação, colocando os dois links. Fábio Soldá 18:38, 9 Setembro 2005 (UTC)
Eu discordo. Para pessoas de outros países, é natural pensar primeiramente na cidade. Contudo, para os brasileiros, o estado surge na cabeça primeiro. Além disso, não é o mesmo caso de distrito vs. cidade, que lembra microrregião vs. cidade. --E2m 00:03, 24 Novembro 2005 (UTC)

Adendo: São Paulo não é uma cidade, mas, um município. Por incrível que pareça, os extremos norte e sul da capital de Estado tem área rural; e, o município de São Paulo é o de maior arrecadação de imposto rural em todo o Brasil.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 01:07, 24 Novembro 2005 (UTC)

São Paulo é uma cidade também. --E2m 01:13, 24 Novembro 2005 (UTC)
Sim, a área urbana. Mas, como dentro dos limites oficiais existem duas áreas rurais de médio porte, ela é, principalmente, um município.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 01:24, 24 Novembro 2005 (UTC)

No Brasil "São Paulo" é mais conhecido pelo estado. Mas concordo que o artigo poderia ser "Estado de São Paulo" e o da cidade "Cidade de São Paulo". Mas aí isso teria que ser feito para todos os estados brasileiros, e. g.: Estado do Rio de Janeiro, Estado de Pernambuco etc.

abraços! FML oi 01:36, 24 Novembro 2005 (UTC)

Acho que nao se tem que separar nada. Onde estamos? Ja estao querendo tambem separar a cidade de S.Paulo do Estado de S.Paulo? Essa cidade faz parte do Estado e por consequencia deve ser incluida na lista dos municipios de S.Paulo. Se a lista e grande tanto melhor. Ou se preferirem proclamem uma replublica paulistana. Agora quanto a esse que diz estar em Portugal vir dizer que la quando se diz S.Paulo so se referem a cidade de S.Paulo nem eu sei porque eles ainda pensam nisto aqui. A opiniao deles aqui e a que menos conta sobretudo opinioes que nao tem sentido. Essa cidade e a capital do estado por decisao dos paulistas.

Tópico Economia[editar código-fonte]

Voltei o texto do tópico economia para uma versão que considero mais equilibrada e que não continha VDA. (Boa parte da última versão havia sido retirada de [1]. Luís Felipe Braga 23:11, 10 Abril 2006 (UTC)

Bacharel de Cacanéia[editar código-fonte]

Não seria "Cananéia"?

DEsambiguação[editar código-fonte]

Creio que, para facilitar para todos, devem ser postos esse artigo e o do Rio de Janeiro como parte de uma desambiguação geral, onde ao digitar o termo "São Paulo" fosse redirecionado para ela. Guilherme Augusto 00:12, 4 Agosto 2006 (UTC)

Concordo fortemente -- Flávio, o Maddox (msg!contrib) 03:21, 30 Agosto 2006 (UTC)

EMBRAER fica em SJC e não no ABC[editar código-fonte]

A informação de que "na Região Industrial do Grande ABCD localizam-se indústrias do ramo aeroespacial, como a Embraer, indústrias automobilísticas nacionais, como a Volks e a General Motors, entre outras" está errada. A Embraer fica em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde também encontram-se unidades da Volkswagen e da General Motors, além de outras grandes empresas como Johnson&Johnson, Alstom, Panasonic, LG, etc....

== retirei a informação de Osasco e Guarulhos na edição da industrialização do Estado, porque Osasco só passou a ser município em 1962, e o texto se refere às migrações na década de '50. Para não ficar apenas Guarulhos, acho preferível também excluir sua menção. o comentário precedente não foi assinado por 201.22.150.82 (discussão • contrib.) Luís Felipe Braga Msg 20:11, 1 Novembro 2006 (UTC)

Mas você chamou as pessoas do norte de Minas Gerais de nordestinos e, por isso, reverti a edição. Melhor o parcialmente correto que o incorreto. Luís Felipe Braga Msg 20:11, 1 Novembro 2006 (UTC)


Não se esqueça de que a região norte de MG integra o Polígono das Secas e estava incluída na ex-Sudene...

Isto não os transforma em nordestinos ;) Luís Felipe Braga Msg 20:35, 1 Novembro 2006 (UTC)

Nem transforma Osasco em município antes de 1962.

Transporte ferroviário[editar código-fonte]

Realizado nas ferrovias,por onde circulam trens e metrôs,o transporte ferroviário é considerado um meio de transporte econômico,usado para transportar pessoas e mercadorias.Mesmo assim,o número de ferrovias em nosso país ( Brasil )é pequeno se comparado à grande extensão do território brasileiro.


As principais ferrovias em funcionamento em nosso país destinam-se basicamente ao transporte de milho,soja,cimento,derivados de petróleo,manganês,carvão e minério de ferro. Assim como aconteceu com as rodovias,as ferrovias brasileiras também estão passando por um processo de privatização.

Ufanismo e política na introdução[editar código-fonte]

Eu tinha feito alterações na introdução, pois achei que a introdução é um tanto pretensiosa e perde o seu caráter, indo tão profundamente a uma questão político-constitucional. O terceiro parágrafo é totalmente inadequado, pois contém considerações relativas. Já pensou estar escrito que o Estado do Amazonas é mais bonito do Brasil, pois tem a maior extensão de floresta do país? Motor econômico do país? Questionável. No momento, é o Nordeste. É a região que mais cresce. São Paulo pode ter grande parte da carroceria... Essa metáfora pode ser apresentada na história econômica de SP, mas na introdução... Estado mais importante? Desde quando? Então, quer dizer que Roraima é relegado à falta de importância por ter o menor PIB? O Brasil é uma federação. Não há estados mais importantes que os outros. Olha a soberba, hein! Estado mais rico? Você quer dizer de maior PIB, não é? Riqueza é relativa... A maior renda per capita é a do Distrito Federal! E agora, quem é mais rico? Eu nem vou comentar o último parágrafo da introdução... Que lamentação... Vão até a Baía da Ilha Grande, onde jaz Ulysses Guimarães, e reclamem! C010T3 05:33, 6 Maio 2007 (UTC)

Alterei o mínimo que pude sobre "O peso político de São Paulo". Na minha opinião o texto antigo estava carregado demais de numa visão política. De todo o modo o texto ainda expressa opinião "O peso político de São Paulo é baixo" e está logo na primeira tela sobre São Paulo. Acho que ainda há espaço para melhorias tanto nesse tópico como em outros, mas como um todo, está muito bom. o comentário precedente não foi assinado por Jirah (discussão • contrib.) 22:06, 2 Junho 2007 (UTC)
C010T3, seu comentário não é digno das suas contribuições aqui na Wikipédia. Primeiro porque a questão da representação política é algo aritmético, não tem nada de "relativo". Segundo, é óbvio que São Paulo é o estado mais importante do Brasil, em todos os setores: econômico, cultural, científico etc. etc., todas as estatísticas disponíveis corroboram tal afirmação. Não há nada de relativo. O Brasil tem 27 unidades federativas sendo que uma delas, São Paulo, é responsável por quase um terço da economia do país inteiro. Enfim, dizer que o Nordeste é hoje o motor econômico do Brasil é desconhecer completamente a economia brasileira. Sou contra declarações sem fontes ou declarações sobre características imponderáveis, como a beleza, mas sua comparação é completamente sem sentido. Dantadd 22:13, 2 Junho 2007 (UTC)

Eu modifiquei a cor da tabela etnias, pois a cor vermelha na wikipedia indica um artigo que não existe, e por isso me recomendaram que padroniza-se as tabelas na cor verde.

Tambem modifiquei as nomenclaturas, deixando da maneira que o IBGE usa em suas pesquisas.

o comentário precedente não foi assinado por Augustoandre (discussão • contrib.) 20h53min de 20 de Agosto de 2007

Atualizando Informações[editar código-fonte]

Atualizei as informações sobre PIB e PIB per capita de acordo com notícia divulgada hoje (26/11/2007) pelo IBGE. Hector.C.Jorge (discussão) 18h31min de 26 de Novembro de 2007 (UTC)