Discussão:Service-oriented architecture

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Algumas outras definições de SOA, para inserir no artigo

SOA nada mais é do que uma arquitetura que permite compor uma aplicação a partir da reutilização de serviços já existentes. - João Carlos Bolonha, da Borland

O core de uma estratégia de SOA é a racionalização do investimento e o conseqüente aumento da produtividade. Por trás dela está a capacidade de reutilizar a base de aplicações já existentes para a criação de outros serviços. - Aminadab Nunes, da Ci&T

Mais do que uma tecnologia, SOA também influencia regras e processos de negócios, além de muitas vezes implicar reengenharia de software simultaneamente. - Gartner Group

Não se trata nem de uma tecnologia, nem de um produto. SOA é um novo paradigma que chegou para solucionar problemas relacionados à redução de custos e à capacidade que as áreas de TI têm de se adequar às mudanças do negócio. - Gustavo Gattass Ayub, da Sybase

Sobre o enfoque dado nas últimas edições[editar código-fonte]

Gostaria que o artigo fosse mais factual e menos dado a blábláblá de Gartners e afins. Gosto da abordagem dada pela versão em inglês ([1]), que é voltado principalmente à tecnologia, sem deixar os temas mais subjetivos de lado (tópicos "Why SOA?" e "What are the challenges faced in SOA Adoption?". O trecho

"Neste período a Tecnologia da Informação sofreu várias modificações, impulsionada pela necessidade de melhoria no relacionamento que existia entre as áreas que suportavam tecnologicamente os negócios e os negócios propriamente dito. Seus gestores se deram conta da necessidade e da conveniência do enfoque nos serviços, como um fim, sendo vitais para os negócios em um futuro que já se tornava atualidade. A SOA trouxe a tona a necessidade de fortalecer o enfoque no cliente e tornar a gestão de serviços como uma atividade produtiva, que gerasse valor à empresa. Como tal, essa atividade é fortemente dependente das pessoas e a caminhada rumo a SOA é árdua, exigindo um forte investimento na evolução organizacional, na concientização da necessidade de evoluir e mudar, no estabelecimento de um gerenciamento de pessoas eficaz, orientada a conhecer a potencialidade, objetivos e desejos das pessoas em detrimento dos objetivos da organização, orientando a gerência de serviços em acordo com o desempenho individual. Tornar os desafios da organização aderentes as pessoas e as pessoas, aderentes a eles é um dos maiores desafios da Gestão da mudança organizacional."

é um muito pouco objetivo, parece discurso de empresa de consultoria. Devemos lembrar que não falamos com CIOs, arquitetos e etc. O leitor da wikipédia tem outro perfil, esses profissionais tem outros canais para buscar essa informação. Um abraço, Luís Felipe Braga 18:10, 26 Abril 2006 (UTC)

Luis, não concordo com seu ponto, em relação ao público wikipédico. O púbico da wikipedia é diversificado e variavel, e que bom se as informações fossem vistas e validadas por CIOs! O texto em questão é um fato, uma atualidade da área de TI, que até mesmo um leitor de linha de código precisa compreender. É o mercado. Glumresponder 02:31, 27 Abril 2006 (UTC)
Glum, não concordo em chamar material de propaganda de fato. Me desculpa, eu lido com tecnologia, e talvez por isso, esteja um pouco cansado de modismos. Mas existe um consenso geral que SOA, como diz o nome, é uma arquitetura e não um processo ou modelo de negócios. Portanto, a abordagem deste artigo deve ser técnica em primeiro lugar. Não quero brigar com você, não nego que o seu texto é de qualidade, somente acho que ele está fora de contexto, ou pelo menos, o peso que ele tem no artigo é demasiado. Espero que cheguemos a um consenso. Luís Felipe Braga 02:38, 27 Abril 2006 (UTC)
Concordo, ambos os aspectos devem ser explorados. Como meu foco não é técnico, reconheço que acabo fluindo para um texto muito mais voltado para os negócios. Minha esperança é que outras pessoas agreguem conhecimento e perceções diferentes ao artigo e que ele vá ficando cada vez mais instrutivo e educativo.

De fato, até anos atraz o conceito arquitetura de serviços era apenas algo que envolvia o pilar tecnológico. Recentemente, no entanto o conceito vem sendo mais elaborado e nós de TI estamos aprendendo a ver o conjunto de pilares processos tecnologias e pessoas. No final, este tripé trabalha em comum rotação, e os sistemas são frameworks tecnológicos que automatizam o tratamento da informação. A opinião não é unânime, mas o conceito vem sendo melhor elaborado e esta saindo do bit byte para um bit byte busiess.. Glumresponder 03:09, 27 Abril 2006 (UTC)

Acho que estamos chegando lá. Não vou tocar no artigo enquanto não tiver tempo de acrescentar algo relevante. Depois a gente discute o balanço "tecnologia", "processos" e "pessoas". Um abraço, Luís Felipe Braga 03:14, 27 Abril 2006 (UTC)

De fato não posso deixar de concordar com o Luiz, eu também esperava um texto um pouco mais focado na tecnologia, MAS também não posso deixar de ressaltar o valor do texto proposto, com SOA não é uma ferramenta e sim um filosofia o texto esta dando uma EXCELENTE início para quem não a conhece, e falo com propriedade, pois estou começando a estudar agora esta assunto e não esta fácil, pois a literatura ainda é bem escassa. Mas tenho um ponto em especial que para mim ficou muito nebuloso no texto: " ... exigindo um forte investimento na evolução organizacional, na conscientização da necessidade de evoluir e mudar, no estabelecimento de um gerenciamento de pessoas eficaz, orientada a conhecer a potencialidade ...", até aqui concordo plenamente, mas no restante: ",objetivos e desejos das pessoas em detrimento dos objetivos da organização", se eu passar esta frase ao meu CEO posso esquecer SOA na minha empresa ", orientando a gerência de serviços em acordo com o desempenho individual. Tornar os desafios da organização aderentes às pessoas e as pessoas, aderentes a eles é um dos maiores desafios da Gestão da mudança organizacional." Sinceramente não entendi esta parte. o comentário precedente não foi assinado por Acvieira wp (discussão • contrib.)

De fato, o artigo da Wikipédia não é para vender SOA... não precisa usar tudo que está aqui para vender sua idéia ao CEO. Fale o que ele deseja escutar de vc, ele é um dos seus stakeholders.. desculpe se fui muito consultivo Alegre, vou procurar fontes para acrescentar no artigo.. Glumresponder 16:47, 20 Outubro 2006 (UTC)

Inclui o conteúdo do artigo Serviços (SOA). Luís Felipe Braga Msg 03:05, 27 Setembro 2006 (UTC)