Discussão:Universidade de Göttingen

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Göttingen[editar código-fonte]

Contesto aqui meu repúdio à esta movimentação insana! Protesto!--Kaktus Kid (discussão) 00h39min de 8 de julho de 2013 (UTC)Responder

Argumente se baseando em algo mais concreto do que seu desgosto pela versão em português. O artigo foi marcado desde o dia 16 de junho e ninguém se pronunciou, inclusive você. Desse modo, chegar agora depois de feito e falar algo como "movimentação insana", só mostra que você estava, ou ainda está, orbitando outra dimensão.--Rena (discussão) 01h02min de 8 de julho de 2013 (UTC)Responder

Ocorrências de Göttingen em textos em português (WP:V)[editar código-fonte]

Seguindo as recomendações da Convenção de nomenclatura para nomes próprios, foi consultado:
(1) Fontes lexicográficas, linguísticas e académicas
(2) Uso atestado por livros especializados, obras literárias, artigos de jornais e revistas, documentos oficiais e páginas informativas
--HCa (discussão) 22h18min de 15 de fevereiro de 2021 (UTC)Responder
  1. ”... O colóquio centrar-se-á na produção cultural das mulheres na Península Ibérica e na América Latina Colonial durante a Idade Média e o Período Moderno (antes de 1800). Conferencistas Tobias Brandenberger, Universidade de Göttingen (Alemanha)…”
    (Universidade de Lisboa)
  2. ”... Já em 2017, um grupo liderado por Tiago Outeiro, da Faculdade de Medicina na Universidade de Göttingen, na Alemanha, revelou que a glicação…”
    (Universidade Nova de Lisboa)
  3. ”... A Universidade de Göttingen foi fundada em 1734 por Gerlach Adolph von Münchhausen (1688-1770) (cf. Boockmann, 1997, p. 20), que havia estudado em Halle...”
    (Universidade de São Paulo)
  4. ”... Stein, movida impulsivamente pelos seus anseios de verdade, a devorar textos de Husserl e se inscrever para um semestre na Universidade de Göttingen – berço do novo movimento citado...”
    (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
  5. A Universidade de Gottingen abriu em 1737 concebida quer como uma universidade de investigação, quer de ensino...”
    (Universidade de Coimbra)
  6. ”... À frente da delegação alemã (a segunda maior, depois da italiana) figurava David Hilbert, talvez o maior matemático ao tempo, professor na Universidade de Göttingen e já perto da reforma...”
    (Universidade de Lisboa)
  7. ”... o domínio metódico do aparato crítico da historiografia é uma característica central da produção historiográfica associada à Universidade de Göttingen...”
    (Universidade de Brasília)
  8. ”... O leitor de português na Universidade de Göttingen, na Baixa Saxónia, Joaquim Peito considerou que a maioria dos alemães…”
  9. ”... Direito penal e processo penal contemporâneos: discussões a partir da Escola Alemã de Ciências Criminais na Universidade de Göttingen...”
  10. ”... Fundada em 1734, em pleno Iluminismo, os pesquisadores da Universidade de Göttingen tinham autonomia intelectual...”
  11. ”... Universidade de Göttingen seleciona docente em literaturas românicas...”
  12. ”... uma complementação de um trabalho de Laplace sobre os Anéis de Saturno, com o qual obteve, em 1874, o título de Doutor da Universidade de Göttingen...”
  13. ”... no âmbito de uma acção integrada Luso-Alemã, onde estão envolvidas a Universidade de Gottingen, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Évora...”
  14. ”... Lecionou diversos tópicos desta disciplina nos cursos de graduação da Universidade de Göttingen que tiveram como referenciais teóricos a geometria projetiva e ideias importadas do programa de Erlangen...”
  15. ”... Möbius estudou astronomia com Carl Friedrich Gauss (1777-1855) na universidade de Göttingen...”

Referência problemática sustentando Gotinga[editar código-fonte]

A referência retirada do "Prontuário Ortográfico Moderno" não atesta a cidade alemã de Göttingen, mas sim uma presumível Götingen sueca.

*2007 - O artigo sobre esta universidade da Alemanha foi criado com o título "Universidade de Göttingen" e com a introdução "A Universidade de Göttingen (Georg-August-Universität Göttingen ou Georgia Augusta)...".
*2013 - O título foi mudado para "Universidade de Gotinga" e a introdução passou a ser "A Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen ou Georgia Augusta)...".
*2021 - O nome Gotinga recebeu uma referência atestadora retirada do "Prontuário Ortográfico Moderno", onde está na p. 322: "Gotinga - Eq. do sueco Götingen".

--HCa (discussão) 07h51min de 22 de fevereiro de 2021 (UTC)Responder