Saltar para o conteúdo

Edifício das Mil Colunas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edifício das Mil Colunas era a designação popular para o elegante prédio de sobrado, em estilo neoclássico, situado na praça das Marinhas (atual praça Sérvulo Dourado), número 1, esquina com a rua do Rosário, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Ficava defronte, e era arquitetônicamente idêntico, ao do Trapiche Maxwell, propriedade de Jorge Rudge, e que atualmente é a sede do Tribunal Marítimo.

Foi endereço comercial muito conhecido, de diversos negociantes e corretores da praça da cidade, por estar próximo ao local da antiga Bolsa de Valores, das instalações da Alfândega do Rio de Janeiro e do antigo Mercado Municipal da Praça XV.

Em 1878, quando da renumeração dos imóveis da cidade, era de propriedade de Eduardo Pellew Wilson Júnior, o "conde Wilson".

Foi demolido na década de 1960, quando da construção da Avenida Perimetral, ocasião que se constituía em um popular albergue noturno.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CAVALCANTI, J. Cruvello. Nova Numeração dos Prédios da Cidade do Rio de Janeiro (Coleção Memória do Rio 6-I). Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade, s.d.. p. 343.
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.