Estação Cour Saint-Émilion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cour Saint-Émilion
Estação Cour Saint-Émilion
A estação vista do mezanino.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 14
Código 15-01 e EMI
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 15 de outubro de 1998
Localização
Localização Rue de l’Ambroisie x Rue François Truffaut
Próxima estação
Sentido Mairie de Saint-Ouen
Sentido Olympiades
Cour Saint-Émilion

Cour Saint-Émilion é uma estação da linha 14 do Metrô de Paris, localizada no 12.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação se situa ao sul do Parc de Bercy nas proximidades do cruzamento subterrâneo do Sena.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 15 de outubro de 1998 na abertura da linha 14. Ela deriva seu nome da cour Saint-Émilion nas proximidades. Saint-Émilion é o nome de uma denominação de origem controlada dos vinhos da região de Bordeaux. A estação está localizada na antiga estação de carga de Bercy, na parte em que foi utilizada por trens trazendo os vinhos do sul da França.

Inicialmente, a estação deveria se chamar "Dijon",[1] e depois foi decidido de a nomear "Pommard – Saint-Emilion", em referência à rue de Pommard e à cour Saint-Emilion próximas. Assim, nenhum dos dois grandes vinhedos franceses teriam vantagens em relação ao outro, evitando uma polêmica na legendária rivalidade entre o vinho da Borgonha e o vinho de Bordeaux. Finalmente, para simplificar tudo, o único nome de "Cour Saint-Émilion" foi escolhido.

Em 2011, 5 550 822 passageiros entraram nesta estação.[2] Ela viu entrar 5 857 110 passageiros em 2013, o que a coloca na 63ª posição das estações de metrô por sua frequência.[3]

Na sua abertura, a estação teve um único acesso situado na entrada de Bercy Village (atual acesso n°1). Em outubro de 2014, as instalações foram lançadas no âmbito da extensão da linha 14 e da extensão dos trens para oito carros. Assim, uma saída adicional, composta de uma escada fixa e de uma escada rolante, foi construído ao sul da estação para levar para a rue François-Truffaut. Além disso, a sala de bilhetes, que leva ao acesso existentes, foi recompensada com uma nova escada, onde a saída é situada na rue de l'Ambroisie, face ao elevador existente.[4][5][6] Em 27 de novembro de 2017, as obras foram finalmente concluídas.[7]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

O acesso n°1

A estação possui três acesso: o acesso n°1, chamado "Passage Saint-Émilion Bercy Village", é equipado com duas escadas rolantes (uma para subida e outra para descida), um elevador e uma escada fixa; o acesso n°2, chamado "Rue de l’Ambroisie", leva, por uma escada fixa, para a referida rua (entre o elevador e as escadas da saída n°1); finalmente, a saída n°3, denominada "Rue François Truffaut", leva para uma escada fixa e uma escada rolante na rua acima citada.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

A arquitetura da estação segue os princípios definidos por Bernard Kohn para toda a linha 14 desde 1991. A estação está portanto conforme as outras estações da linha tanto pela escolha dos materiais (abóbadas em concreto claro, madeira nos tetos, etc.) quanto pela iluminação e a altura do teto e das plataformas mais largas do que a média do metrô parisiense.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

Apesar de necessitar de um pequeno percurso a pé (a cerca de 250 metros), a estação está em correspondência com as linhas 24, 109 e 111 da rede de ônibus RATP na parada Terroirs de France ao sudeste. Além disso, a parada Dijon - Lachambeaudie da linha de ônibus RATP 64 se encontra a cerca de 350 metros ao norte.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bernard Sirand-Pugnet, De la Grand-mère à Météor (ID Éditions), p. 268.
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 29 de outubro de 2013.
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  4. PDF Dépliant Cour Saint-Émilion, em www.adapter-les-stations-de-la-ligne14.com, consultado em 27 de novembro de 2017.
  5. Cour Saint-Emilion – Criação de uma nova escada fixa, em www.adapter-les-stations-de-la-ligne14.com, consultado em 27 de novembro de 2017.
  6. «Adaptation des stations de la ligne 14». ratp.fr. 15 de maio de 2017. Consultado em 27 de novembro de 2017. Stations […] Cour Saint-Émilion, […] : création et adaptation des accès principaux et des issues de secours. .
  7. « L’adaptation des stations de la Ligne 14 avance : les nouveaux accès à Cour Saint-Emilion sont mis en service », artigo de 28 de novembro do site relativo às obras (consultado em 29 de novembro de 2017).
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Cour Saint-Émilion