Frank Spitzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frank Spitzer
Frank Spitzer
Nascimento 24 de julho de 1926
Viena
Morte 1 de fevereiro de 1992 (65 anos)
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação matemático, professor universitário
Prêmios
Empregador(a) Universidade Cornell

Frank Ludvig Spitzer (Viena, 24 de julho de 19261 de fevereiro de 1992) foi um matemático estadunidense nascido na Áustria, que fez contribuições fundamentais à teoria das probabilidades, incluindo a teoria do passeio aleatório, e em especial a teoria dos sistemas de partículas em interação. Raro entre matemáticos, decidiu focar amplamente sobre "fenômenos", ao invés de qualquer um dos muitos teoremas específicos que poderiam ajudar a articular um dado fenômeno. Seu livro Principles of Random Walk, publicado em 1964, permanece um clássico frequentemente citado.

Spitzer nasceu em uma família judaica em Viena, Áustria, e quando tinha doze anos de idade a ameaça nazista na Áustria era evidente. Seus pais puderam enviá-lo acampamento de verão para crianças judaicas na Suécia e, como resultado, Spitzer passou toda a época da Segunda Guerra Mundial na Suécia. Morou com duas famílias suecas, aprendeu sueco, completou o ensino médio e frequentou por um ano o Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo.

Durante a Segunda Guerra Mundial seus pais e sua irmã conseguiram ir para os Estados Unidos passando por partes desocupadas da França e do Norte de África e, após a guerra, Spitzer uniu-se à família na nova pátria. Spitzer alistou-se no Exército dos Estados Unidos quando a guerra estava terminando na Europa. Após completar o serviço militar em 1947 entrou na Universidade de Michigan (Ann Arbor) para estudar matemática. Seus estudos transcorreram rapidamente, tendo Spitzer completado o B.A. e o Ph.D. em seis anos (doutorado em 1953, orientado por Donald Allan Darling[1]).

As primeiras atividades acadêmicas de Spitzer foram no Instituto de Tecnologia da Califórnia (1953–1958), mas a maior parte de sua carreira acadêmica transcorreu na Universidade Cornell, com períodos no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e no Instituto Mittag-Leffler na Suécia.

Spitzer foi membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Spitzer, Frank (1976), Principles of Random Walk, Graduate Texts in Mathematics, 34, New York-Heidelberg,: Springer-Verlag, p. 40, MR 0171290 

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]