Glogster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Glogster
Requer pagamento? Bandeiras, marketing de referência
Gênero Serviço de Rede Social
Cadastro Opcional
País de origem Estados UnidosEstados Unidos
Idioma(s) InglêsPortuguês
Lançamento Novembro de 2007
Endereço eletrônico edu.glogster.com

O Glogster é uma rede social que permite aos utilizadores a criação de cartazes interactivos gratuitos ou glogs. O glog, abreviatura de blog gráfico, é uma imagem multimédia interactiva. Parece um póster, mas os leitores podem interagir com o seu conteúdo. O Glogster foi fundado em 2007. Actualmente, esta rede social conta com centenas de milhares de utilizadores registados. Grande parte da comunidade Glogster é composta por jovens.[1]

O Glogster fornece um ambiente para criar pósteres interactivos. O utilizador insere texto, imagens, fotografias, áudio (MP3), vídeos, efeitos especiais e outros elementos nos seus glogs para gerar uma ferramenta multimédia online.[2] O Glogster baseia-se em elementos Flash. [3] Os pósteres podem ser partilhados com outras pessoas. Os glogs também podem ser exportados e guardados em formatos compatíveis com o computador. Todo o visitante pode integrar recursos multissensoriais dinâmicos em ambientes tradicionais de texto.[4]

Uma parte do Glogster, o projecto de educação Glogster EDU, foi lançada para ser usada em ambiente educativo. O Glogster Educativo permite que alunos e professores a utilização de glogs como ferramentas educativas. Os utilizadores têm a opção de escolher a liberdade de se expressar livremente com o Glogster ou Glogster EDU sob a supervisão do professor.

Glogster EDU[editar | editar código-fonte]

A crescente popularidade do Glogster ajudou a originar o Glogster EDU para ajudar os professores a fornecer experiências educativas dinâmicas e interactivas. O projecto EDU Glogster destina-se primordiamente a alunos e professores das escolas primárias e secundárias.

Os professores registam com toda a privacidade os seus alunos e podem criar uma aula virtual segura com cerca de duzentos alunos. Os glogs educativos são privados, sendo disponibilizados a terceiros à discrição do professor. O Glogster EDU é uma espécie de sistema de gestão da aprendizagem. Os professores podem criar com os alunos projectos que se estendem a outras escolas. Para além disso, os Glogs podem desenvolvidos em várias categorias, tais como, por exemplo, a matemática ou física. Durante a aula, os professores respondem e avaliam os trabalhos dos alunos. A plataforma é segura, pois só pode aceder a ela um professor que possa assim supervisionar globalmente as actividades dos alunos e determinar qual o Glog que é tornado público, criando, dessa maneira, uma enciclopédia digital online de conteúdo educativo.[5] O Glogster EDU surge em duas versões: EDU Básico, que é gratuito, e o EDU Premium, que é pago. A diferença principal está no número de alunos, gestão de alunos, projectos, aula e material partilhado entre alunos por todas a escolas e em várias outras funções, tais como, desenhar no Glog, a possibilidade de fazer o upload de dados para o Glog ou a possibilidade de utilizar as galerias multimédia especiais do Glogster EDU Premium.[6] O Glogster EDU está presentemente a ser usado por mais de 150 000 professores com mais de dois milhões de alunos em todo o mundo. Num futuro próximo, a equipa de desenvolvimento do EDU Glogster conceberá e lançará uma versão melhorada do Glogster EDU 2.0, que deverá ir ainda mais ao encontro da missão básica deste site: educar os jovens e prepará-los para aproveitar os benefícios da Internet e aplicações multimédia.[7]

Cooperação com serviços educativos[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2009, o Glogster EDU anunciou uma parceria cooperativa com o SchoolTube, um dos portais mundialmente mais importantes no que concerne aos media educativos.[7] Esta parceria permite aos alunos e professores que usam o Glogster EDU partilhar os seus glogs no popular servidor School Tube e importar multimédia do SchoolTube para os seus glogs. Desde Maio de 2009 o Glogster EDU também colabora com a DetentionSlip.org, uma empresa de multimédia online que se dedica a notícias relacionadas com a educação pública.[2]

Lista de parcerias do Gloster e Glogster EDU e o objectivo da cooperação[editar | editar código-fonte]

  • Edmodo (desde 2010) – O Glogster incorpora Glogs nos seus serviços.
  • Wikispaces (desde 2010) – O Glogster incorpora Glogs nos seus serviços.
  • TeacherTube (desde 2010) – O Glogster EDU possui um perfil no Teacher Tube. Listam o Glogster entre outros serviços de tipo semelhante.
  • TinyPic (desde 2009) – opção de fazer o logon no serviço e inserir imagens durante a criação de glogs.

Prémios[editar | editar código-fonte]

O projecto Glogster.com foi seleccionado o quarto projecto de iniciação à Internet mais bem-sucedido em 2008 na feira comercial Web Expo de Praga.Web Expo trade fair.[8]

Financiamento[editar | editar código-fonte]

O projecto Glogster é financiado especialmente por fontes privadas. O Glogster coopera ocasionalmente com marcas bem conhecidas em concursos para os utilizadores.

Referências

  1. Glogster: O futuro dos Blogs?
  2. a b Reuters, 13 de Março, 2009, 2009. [http://www.reuters.com/article/pressRelease/idUS170614+13-May-2009+BW20090513 O Glogster EDU e a DetentionSlip.org anunciam o concurso "O que há de errado nesta imagem” (What's Wrong With This Picture?). Reuters. Página visitada 5 de Julho.
  3. Arrington, Michael, 29 de Dezembro, 2007. Glogster - Like Geocities (in a bad way), And In Flash. TechCrunch. Página visitada a 8 de Julho.
  4. Lowensohn, Josh, 4 de Janeiro, 2008. Glogster brings glitter graphic blogging to the masses. WebWare. Página visitada a 1 de Julho.
  5. [1]
  6. [2]
  7. a b PitchEngine, 16 de Junho, 2009. Glogster EDU Partners with SchoolTube to Enable School-Safe File Sharing. PitchEngine. Página visitada a 12 de Julho.
  8. WebExpo. Startup Show. WebExpo. Página visitada a 1 de Julho.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]