Godinho Fafilaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Godinho Fafilaz
Nome completo Godinho Fafilaz
Nascimento 1040
Residência Condado Portucalense
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação Rico-homem e Cavaleiro medieval

Godinho Fafilaz ou Godinho Fafes (1040 -?) foi um nobre, Rico-homem e Cavaleiro medieval do Condado Portucalense. Por sua ordem deu-se inicio em 1067 à construção do Mosteiro beneditino de São Salvador ou Mosteiro de Fontarcada, onde actualmente se encontra a Igreja de Fontarcada[1] na freguesia portuguesa de Fontarcada no concelho de Póvoa de Lanhoso. [2][3]

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Fafes Sarrazins de Lanhoso[2][3] e de Ouroana Mende , filha de Mendo Alão e de Ardzruni da Arménia. Casou com Guiomar Mendes, filha de Eurico da Nóbrega "O Conquistador", de quem teve[2][3]:

  1. Lucídio Godins (1060 -?)

Referências

  1. MATOS, Fernando Mota de; Igreja de São Salvador (matriz de Fonte Arcada) in "Portugal: Património", Volume I, coordenação de Álvaro Duarte de Almeida e Duarte Belo, Círculo de Leitores, Rio de Mouro, 2007 ISBN 9789724239071
  2. a b c Manuel de Sousa da Silva, Nobiliário das Gerações de Entre Douro e Minho, Carvalhos de Basto, Ponte de Lima, 2000. vol. II-pg. 9.
  3. a b c Jorge Forjaz, Os Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira, CEGHHF-Universidade Moderna do Porto, Porto, 2001. pg. 14.


Ícone de esboço Este artigo sobre figuras históricas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.