Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GFA Ramo Grande
Escalão 2º Escalão
Sede Portugal Praia da Vitória, Ilha Terceira
Província Açores
Fundação 7 de Agosto de 2007 (Angra do Heroísmo)
Cabo Fundador Filipe Pires
Cabo Actual Manuel Pires, 2º Cabo

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande é um grupo de forcados sedeado na Praia da Vitória, na Ilha Terceira, nos Açores. O Grupo de Forcados foi fundado a 7 de Agosto de 2007.[1]

É um dos dois Grupos de Forcados da Ilha Terceira, juntamente com o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

História[editar | editar código-fonte]

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande teve origem em 2006 num conjunto de amigos aficionados da Ilha Terceira. O nome Ramo Grande deve-se à zona plana, na parte nordeste da Ilha Terceira, abrangendo as freguesias de Santa Cruz da Praia da Vitória, Lajes[desambiguação necessária], Fontinhas, São Brás, Vila Nova e Agualva.

A estreia do Grupo decorreu nas Festas da Praia de 2007. A primeira corrida do Grupo, sob o comando do Cabo fundador Filipe Pires, realizou-se a 7 de Agosto de 2007 na Monumental de Angra do Heroísmo, com toiros toiros das ganadarias açorianas de Rego Botelho, José Albino Fernandes e Irmãos Toste. A primeira pega do Grupo foi concretizada à 1.ª tentativa por Nuno Pires perante um toiro de Irmãos Toste, nº 74 com 495 kg.

Nas Sanjoaninas de 2008 o Grupo do Ramo Grande entra na Monumental de Angra do Heroísmo juntamente com o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, no que foi a primeira corrida da História com dois grupos de forcados açorianos.

A 20 de Maio de 2008 o Grupo do Ramo Grande foi admitido na Associação Nacional de Grupos de Forcados, passando a poder pegar em corridas com os demais grupos de forcados associados.

A 23 de Agosto de 2010 o Grupo do Ramo Grande faz a sua apresentação em Portugal Continental, numa corrida realizada em Baião. O Grupo debutou na Monumental do Campo Pequeno a 3 de Maio de 2012, pegando 3 toiros da ganadaria de São Torcato à 1.ª tentativa.

Em 2011 actua no Campo Pequeno, na corrida do jornal Correio da Manhã, e pega em solitário 6 toiros de Rego Botelho, na apresentação desta ganadaria açoriana na primeira Praça de Portugal. No mesmo ano, estreia-se na Moita do Ribatejo, pegando numa corrida da Feira de Maio.[2]

Durante a sua história o Grupo fez também digressões aos Estados Unidos e Canadá.

O Cabo fundador Filipe Pires despediu-se das arenas na corrida das Festas da Praia de 2017, realizada a 7 de Agosto de 2017, transmitindo o comando do Grupo ao seu primo e novo Cabo eleito Manuel Pires. Nessa corrida o Grupo comemorou os primeiros 10 anos de existência, pegando em solitário 6 toiros da ganadaria de António Silva, com 4 toiros pegados à 1.ª tentativa e 2 toiros à 2ª tentativa.[3]

Cabos[editar | editar código-fonte]

  1. Filipe Pires (2007–2017)
  2. Manuel Pires (2017–presente)

Referências

  1. Joaquim Grave e Francisco Romeiras (2008). Forcado. [S.l.: s.n.] 
  2. Tauródromo (23 de Abril de 2013). «Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense» 
  3. ANGF. «Grupo de Forcados Amadores de Ramo Grande»