Guebwiller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guebwiller
  Comuna francesa França  
Vista de Guebwiller com os Vosges ao fundo
Vista de Guebwiller com os Vosges ao fundo
Vista de Guebwiller com os Vosges ao fundo
Símbolos
Brasão de armas de Guebwiller
Brasão de armas
Gentílico Guebwillerois
Localização
Guebwiller está localizado em: França
Guebwiller
Localização de Guebwiller na França
Coordenadas 47° 54' 30" N 7° 12' 39" E
País  França
Região Grande Leste
Departamento Alto Reno
Características geográficas
Área total 9,68 km²
População total (2018) [1] 11 327 hab.
Densidade 1 170,1 hab./km²
Altitude máxima 620 m
Altitude mínima 254 m
Código Postal 68500
Código INSEE 68112
Sítio http://www.ville-guebwiller.fr

Guebwiller é uma pequena comuna francesa de 11 609 habitantes (2013) situada no departamento do Alto Reno (Haut-Rhin), na região de Grande Leste (francês: Grand Est), perto da fronteira com a Alemanha. O nome alemão e alsaciano da cidade, não oficial, é Gebweiler.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Guebwiller situa-se 20 km ao noroeste de Mulhouse e a 25 km de Colmar, no vale do Florival, na beira dos Vosges e à entrada do vale do rio Lauch. O Grand Ballon, ponto culminante dos Vosges com seus 1424 m, encontra-se a somente 8 km a oeste da cidade, razão pela qual é chamado, às vezes, de Ballon de Guebwiller (Balão de Guebwiller).

História[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

A cidade de Guebwiller foi mencionada pela primeira vez em um ato de doação em favor da abadia de Murbach, em 774, sob o nome Villa Gebunvillare. Nessa época, era um simples domínio agrícola. A cidade medieval começou a tomar forma no século XII, em torno da Igreja Saint Léger (alemão: St Leodgar) e do castelo de Burgstall. Os muros da cidade foram construídos entre 1270 e 1287. A cidade, então, torna-se capital do principado de Murbach, usufruindo uma grande prosperidade e contando com uma população de 1350 habitantes em 1394.

Marcos históricos[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos, a cidade foi palco de diversos acontecimentos históricos: tentativa de invasão pelos Armagnacs em fevereiro de 1445, revolta dos habitantes contra a autoridade dos príncipes abades de Murbach e suas represálias, insurreição dos Rustauds em 1525, pilhagem da cidade pelos suecos em 1633, durante a Guerra dos Trinta Anos.

Guebwiller tornou-se francesa em 1648, no final da Guerra dos Trinta Anos, após a ratificação do Tratado de Münster. Em 1657, a cidade tinha uma população de apenas 176 pessoas.

A dominação da Abadia de Murbach termina somente com a Revolução Francesa, em 1789.

A indústria têxtil[editar | editar código-fonte]

No início do século XIX aparecem as primeiras indústrias têxteis. Isso marca o início de uma longa epopéia dessa indústria no vale do Florival, que acaba se tornando o segundo pólo têxtil da região, logo após Mulhouse. Em 1905, Guebwiller contava com 13294 habitantes.

Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, os habitantes de Guebwiller tiveram o mesmo destino de todos os alsacianos-lorenos: enquanto o resto da França foi ocupado, a região foi anexada pela Alemanha e seus homens incorporados às forças armadas alemãs. Guebwiller foi liberada em 4 de Fevereiro de 1945 por um grupo de tanques do 4° regimento de Soldados Marroquinos.

Guebwiller hoje[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a cidade vive principalmente do turismo, recebendo visitantes de toda a França e do estrangeiro, principalmente da Alemanha e da Suíça.

Patrimônio religioso[editar | editar código-fonte]

Igreja Saint-Léger de Guebwiller
  • Igreja Saint-Léger
  • Igreja e convento dos Dominicanos
  • Igreja Notre-Dame

Patrimônio civil[editar | editar código-fonte]

Museus[editar | editar código-fonte]

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Guebwiller