Homeland (4.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Homeland (4.ª temporada)
Homeland (4.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 12
Transmissão
Emissora
original
Showtime
Exibição
original
5 de outubro de 2014 (2014-10-05) – 21 de dezembro de 2014 (2014-12-21)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
3.ª temporada 5.ª temporada
Lista de episódios de Homeland

A quarta temporada da série de televisão norte-americana Homeland estreou em 5 de outubro de 2014 no Showtime e terminou em 21 de dezembro de 2014, composta por 12 episódios.[1][2] É vagamente baseada na série de televisão israelense Hatufim, criada por Gideon Raff e desenvolvida para a televisão norte-americana por Howard Gordon e Alex Gansa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente e convidados[editar | editar código-fonte]

  • F. Murray Abraham como Dar Adal, um especialista em operações especiais aposentado.
  • Sarita Choudhury como Mira Berenson, esposa de Saul.
  • Mark Moses como Dennis Boyd, marido de Martha e professor de Ciência Política em Islamabad.
  • Suraj Sharma como Aayan Ibrahim, estudante de Medicina paquistanês.
  • Maury Sterling como Max Piotrowski, especialista em vigilância.
  • Amy Hargreaves como Maggie Mathison, irmã de Carrie.
  • Nina Hoss como Astrid, antiga amante de Quinn que trabalha na Embaixada alemã.
  • Art Malik como Bunran Latif, um general da reserva paquistanês.
  • Nimrat Kaur como Tasneem Qureishi, um membro da Inter-Services Intelligence.
  • Numan Acar como Haissam Haqqani, um alvo de alta prioridade e líder do Talibã.
  • Raza Jaffrey como Coronel Aasar Khan, chefe de contrainteligência da ISI.
  • Michael O'Keefe como John Redmond, vice chefe da estação da CIA em Islamabad.
  • Corey Stoll como Sandy Bachman, chefe de estação da CIA em Islamabad.

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência nos EUA
(milhões)
37
38
1
2
"The Drone Queen"
"Trylon and Perisphere"
Lesli Linka Glatter
Keith Gordon
Alex Gansa
Chip Johannessen
5 de outubro de 2014 (2014-10-05)4WAH01
4WAH02
1.61[3]

Chefe de estação em Cabul, Carrie recebe de Sandy Bachman o paradeiro de Haqqani, um terrorista procurado e autoriza um ataque de drone. Surge um vídeo mostrando que no local ocorria um casamento. Carrie vai para Islamabad, encontra Quinn e descobrem que Sandy é acusado como responsável pelo ataque. Eles são atacados por populares.


Carrie e Quinn retornam a Washington e Lockhart a retira de seu posto após o fracasso da missão. Maggie estimula Carrie a interagir com Frannie, mas ela está desconfortável. Quinn sai do controle e acaba preso. Um ex-agente revela os motivos de seu afastamento de Islamabad e Carrie consegue seu cargo de volta, agora no Paquistão. 
393 "Shalwar Kameez" Lesli Linka GlatterAlexander Cary12 de outubro de 2014 (2014-10-12)4WAH031.22[4]
Fara não consegue estabelecer contato com Aayan, sobrinho de Haqqani, e Carrie entra em ação. Ela consegue firmar uma relação com ele, prometendo proteção e dinheiro. Quinn assiste vídeos amadores da morte de Sandy e nota um suspeito em meio a multidão. Ele liga para Carrie, que pede ajuda em Islamabad por não ter agentes de confiança. 
404 "Iron in the Fire" Michael OfferPatrick Harbinson19 de outubro de 2014 (2014-10-19)4WAH041.35[5]
Aayan pede dinheiro a Carrie, mas não diz para que vai usar. Fara e Max seguem ele e descobrem que o dinheiro é para comprar remédios a Haqqani, que está vivo. O marido da embaixadora é chantageado por Tasneem, uma agente do ISI. Aayan volta para o escritório esperando ser levado a Londres. Carrie o seduz e eles passam a noite juntos. 
415 "About a Boy" Charlotte SielingMeredith Stiehm26 de outubro de 2014 (2014-10-26)4WAH051.52[6]
Aayan resolve deixar o esconderijo, mas Carrie o convence a ficar. Saul vê Farhad no aeroporto e é atacado por outros dois homens. Carrie se abre para Aayan contando sobre sua filha e Brody. Fara e Quinn seguem um clérigo próximo a Haqqani. Dennis invade o apartamento de Carrie. Mais tarde, Aayan confessa a ela que seu tio está vivo. 
426 "From A to B and Back Again" Lesli Linka GlatterChip Johannessen2 de novembro de 2014 (2014-11-02)4WAH061.54[7]
Carrie entrega um passaporte a Aayan. O esconderijo é atacado e ela é levada, num plano para fazer Aayan buscar refúgio junto a Haqqani. Ele vai a um local isolado e espera pelo tio, que chega com Saul refém e revela ser uma armadilha da CIA. Haqqani agradece Aayan pelos remédios e atira na cabeça dele, deixando Carrie descontrolada. 
437 "Redux" Carl FranklinAlexander Cary9 de novembro de 2014 (2014-11-09)4WAH071.55[8]
Lockhart chega para negociar o retorno de Saul. Haqqani visita sua família com Saul servindo como "escudo humano". Tasneem pega pílulas numa farmácia e entrega a Dennis, que troca a clozapina de Carrie. Ela fica paranoica e tem alucinações, sendo presa e entregue numa casa onde encontra Brody, que revela ser o Coronel Khan da ISI. 
448 "Halfway to a Donut" Alex GravesChip Johannessen16 de novembro de 2014 (2014-11-16)4WAH081.66[9]
Carrie acorda na casa de Khan sem lembranças da noite anterior. Haqqani anuncia uma lista de prisioneiros em troca de Saul. Khan nota Dennis e Tasneem conversando na embaixada. Saul foge e liga para Carrie, que tenta enviar uma equipe de extração sem sucesso. Ele cogita suicídio, mas ela diz que há uma saída e deixa o Talibã recapturá-lo. 
459 "There's Something Else Going On" Seith MannPatrick Harbinson23 de novembro de 2014 (2014-11-23)4WAH091.77[10]
Carrie interroga Dennis sobre sua ajuda ao ISI, mas ele nega envolvimento. Saul recusa a se mover durante a troca de prisioneiros, mas Carrie o convence. No caminho de volta, o comboio com eles é atacado. Lockhart envia guardas da embaixada para o local e Dennis revela que é uma distração. Haqqani invade a embaixada pelo túnel subterrâneo. 
4610 "13 Hours in Islamabad" Dan AttiasAlex Gansa & Howard Gordon7 de dezembro de 2014 (2014-12-07)4WAH101.95[11]
Carrie e Saul sobrevivem ao ataque, mas ficam cercados. Martha e Lockhart se escondem numa sala-cofre, levando dados dos informantes da CIA no Paquistão. Haqqani mata e faz funcionários da embaixada reféns. Tasneem impede que Khan envie ajuda para Carrie. Lockhart entrega os dados e Haqqani foge. Os EUA cortam relações com o Paquistão. 
4711 "Krieg Nicht Lieb" Clark JohnsonAlexander Cary & Chip Johannessen14 de dezembro de 2014 (2014-12-14)4WAH112.11[12]
Quinn encontra Haqqani e constrói uma bomba. Carrie tenta impedi-lo, sem sucesso. Um vídeo da morte de Aayan atrai manifestantes para o esconderijo de Haqqani. Quinn se mistura na multidão e instala a bomba, mas desiste de detonar ao ver Carrie. Ela então tenta matar Haqqani, mas é impedida por Khan que aponta ele com Dar Adal no carro. 
4812 "Long Time Coming" Lesli Linka GlatterMeredith Stiehm21 de dezembro de 2014 (2014-12-21)4WAH121.92[13]
Carrie retorna para o funeral de seu pai e reencontra sua mãe. Quinn propõe ficar com ela e deixar a agência. Carrie busca respostas sobre a ausência de sua mãe. Ela decide ficar com Quinn, mas ele acredita que sua proposta foi recusada e parte para a Síria. Carrie confronta Dar Adal e descobre que Saul aceitou a oferta dele para voltar a CIA. 

Produção[editar | editar código-fonte]

O Showtime renovou a série para a quarta temporada em 22 de outubro de 2013.[1] A produção e as filmagens começaram em junho de 2014 na Cidade do Cabo, África do Sul, representando o Oriente Médio e Islamabad.[14][15] Nazanin Boniadi foi promovida ao elenco regular, após desempenhar um papel recorrente na temporada anterior.[16]

Em junho de 2014, foram anunciados a escalação de Laila Robins, como membro do elenco regular da temporada, além de Corey Stoll, Suraj Sharma, Raza Jaffrey e Michael O'Keefe com papeis recorrentes.[17][18][19] Em julho de 2014, Mark Moses, Nimrat Kaur e Art Malik foram anunciados em papeis recorrentes e de convidado, respectivamente.[15]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Críticas[editar | editar código-fonte]

No Metacritic, a temporada recebeu "críticas geralmente favoráveis", atingindo uma pontuação de 74 em 100 pontos, com base em 22 críticas.[20] O agregador de críticas Rotten Tomatoes concedeu 81% de aprovação dentre 46 avaliações. O consenso diz que "Homeland está de volta ao topo, com uma energia renovada e foco não visto desde sua primeira temporada".[21]

Verne Gay, da Newsday, deu à estreia da temporada uma nota "A+" e escreveu que o programa "parece tão fresco, importante e relevante quanto as notícias de ontem - ou as notícias de amanhã. Um começo inteligente e revigorante".[22] Mary McNamara, do Los Angeles Times também notou a melhora da série e escreveu: "Os primeiros episódios são fortes, se não tão destrutivos quanto a temporada inaugural".[23] O final da temporada foi bem recebido, com o Rotten Tomatoes dando ao episódio uma classificação de 100% baseada em 13 críticas, dizendo que "Subvertendo as expectativas, "Long Time Coming" faz um final inteligente, afiado e satisfatoriamente subjugado para uma excelente temporada de Homeland".[24]

Repercussão negativa[editar | editar código-fonte]

De acordo com uma reportagem do New York Post, diplomatas do Paquistão estavam irritados com a representação do país na quarta temporada. Nadeem Hotiana, porta-voz da Embaixada do Paquistão, disse: "Difamar um país que tem sido um parceiro próximo e aliado dos EUA é um desserviço não apenas aos interesses de segurança dos EUA, mas também ao povo dos EUA".[25] Uma fonte foi citada dizendo: "Islamabad é uma cidade tranquila e pitoresca com belas montanhas e vegetação exuberante. Em Homeland, é retratada como um buraco infernal e zona de guerra onde tiroteios e bombas explodem com cadáveres espalhados. Nada está mais longe da verdade".[25]

Os diplomatas notaram falhas na representação de Islamabad, incluindo a falta de vegetação, visto que a Cidade do Cabo foi usada para simular a capital paquistanesa.[25] Também houve insatisfação com o retrato do tratamento ao terrorismo no Paquistão: "Insinuações repetidas de que uma agência de inteligência do Paquistão é cúmplice na proteção dos terroristas às custas de civis paquistaneses inocentes não é apenas absurdo, mas também um insulto aos sacrifícios finais dos milhares de seguranças paquistaneses na guerra contra o terrorismo".[25] Um artigo de opinião escrito por Laura Durkay no The Washington Post, criticou a série por perpetuar estereótipos culturais e Islamofobia.[26]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Nos Prémios Globo de Ouro de 2015, Claire Danes foi indicada a melhor atriz em série dramática.[27] Na 21.ª edição do Screen Actors Guild, recebeu indicações em três categorias de drama: melhor elenco, melhor atriz (Danes) e melhor elenco de dublês.[28] Lesli Linka Glatter venceu a categoria de melhor direção em série dramática na 67.ª edição do Prêmio Sindicato dos Diretores da América pelo episódio "From A to B and Back Again", enquanto Dan Attias foi indicado na mesma categoria pelo episódio "13 Hours in Islamabad".[29][30]

Na 5.ª edição do Critics' Choice Television, a temporada recebeu duas indicações: melhor série dramática e melhor ator coadjuvante em série dramática (Mandy Patinkin).[31] Na 67.ª edição do Emmy do Primetime, a temporada recebeu indicações em 5 categorias dramáticas: melhor série, melhor atriz (Danes), melhor ator convidado (F. Murray Abraham), melhor direção (Lesli Linka Glatter, pelo episódio "From A to B and Back Again") e melhor mixagem de som em série de comédia ou drama (pelo episódio "Redux").[32]

Referências

  1. a b Andreeva, Nellie (22 de outubro de 2013). «Showtime Renews 'Homeland' & 'Masters Of Sex'». Deadline (em inglês). Consultado em 18 de julho de 2020 
  2. Abrams, Abby (18 de julho de 2014). «Finally, Homeland Season 4 Trailer Revealed!». Time. Consultado em 21 de julho de 2020 
  3. Kondolojy, Amanda (7 de outubro de 2014). «Sunday Cable Ratings: MLB Baseball Tops Night + 'The Strain', 'The Real Housewives of New Jersey', 'Alaska: The Last Frontier' + More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  4. Bibel, Sara (14 de outubro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Talking Dead', 'Boardwalk Empire', 'Homeland' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020. Arquivado do original em 16 de outubro de 2014 
  5. Kondolojy, Amanda (21 de outubro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Tops Night + 'Talking Dead', 'The Real Housewives of New Jersey', 'NFL Countdown', NASCAR Coverage & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020. Arquivado do original em 23 de outubro de 2014 
  6. Bibel, Sara (28 de outubro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Talking Dead', 'Boardwalk Empire', 'Real Housewives of New Jersey', 'Homeland' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020. Arquivado do original em 30 de outubro de 2014 
  7. Kondolojy, Amanda (4 de novembro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Walking Dead' Tops Night + 'Talking Dead', 'Skyscraper Live', 'The Real Housewives of New Jersey' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  8. Bibel, Sara (10 de novembro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Talking Dead', 'Real Housewives of Atlanta', 'Homeland', 'The Newsroom' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  9. Kondolojy, Amanda (18 de novembro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Tops Night + 'Talking Dead', 'The Real Housewives of Atlanta', NASCAR & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  10. Bibel, Sara (25 de novembro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Talking Dead', 'Real Housewives of Atlanta', 'Homeland', 'The Newsroom' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  11. Bibel, Sara (9 de dezembro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Eaten Alive' Wins Night, 'Real Housewives of Atlanta', 'The Librarians', 'Homeland', 'The Newsroom' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  12. Kondolojy, Amanda (16 de dezembro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Real Housewives of Atlanta' Tops Night + 'Kourtney & Khloe Take the Hamptons', 'The Librarians' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  13. Bibel, Sara (23 de dezembro de 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Real Housewives of Atlanta' Wins Night, 'Watch What Happens Live', 'The Librarians', '90 Day Fiance', 'Homeland' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de julho de 2020 
  14. Bacle, Ariana (4 de abril de 2014). «'Homeland' moves production to South Africa for season 4». Entertainment Weekly. Consultado em 18 de julho de 2020 
  15. a b O'Connell, Michael (31 de julho de 2014). «'Homeland' Adds Trio to Season 4 (Exclusive)». The Hollywood Reporter. Consultado em 18 de julho de 2020 
  16. Seikaly, Andrea (14 de março de 2014). «'Homeland' Makes Nazanin Boniadi a Series Regular». Variety. Consultado em 18 de julho de 2020 
  17. Snierson, Dan (3 de junho de 2014). «'Homeland' recruits two actors for season 4, including 'House of Cards' alum». Entertainment Weekly. Consultado em 18 de julho de 2020 
  18. Snierson, Dan (5 de junho de 2014). «'Life of Pi' star Suraj Sharma joins 'Homeland' for season 4». Entertainment Weekly. Consultado em 18 de julho de 2020 
  19. O'Connell, Michael (11 de junho de 2014). «'Homeland' Adds 'Smash' Star, 'Roseanne' Alum for Season 4 (Exclusive)». The Hollywood Reporter. Consultado em 18 de julho de 2020 
  20. «Homeland: Season 4». Metacritic. Consultado em 19 de julho de 2020 
  21. «Homeland: Season 4» (em inglês). Rotten Tomatoes. 22 de dezembro de 2014. Consultado em 19 de julho de 2020 
  22. Gay, Verne (2 de outubro de 2014). «'Homeland' review: A restart kick-starts the fourth season». Newsday. Consultado em 19 de julho de 2020 
  23. McNamara, Mary (3 de outubro de 2014). «Review: 'Homeland' and Carrie still fighting the good fight». Los Angeles Times. Consultado em 19 de julho de 2020 
  24. «Homeland: Season 4, Episode 12: Long Time Coming» (em inglês). Rotten Tomatoes. 22 de dezembro de 2014. Consultado em 19 de julho de 2020 
  25. a b c d Schram, Jamie (27 de dezembro de 2014). «Pakistani officials furious over 'Homeland'». New York Post (em inglês). Consultado em 21 de julho de 2020 
  26. Durkay, Laura (2 de outubro de 2014). «'Homeland' is the most bigoted show on television». The Washington Post (em inglês). Consultado em 21 de julho de 2020 
  27. Mitovich, Matt Webb (11 de dezembro de 2014). «Golden Globes: Fargo, True Detective Lead Nominations; Jane the Virgin, Transparent Score Multiple Nods». TV Line. Consultado em 19 de julho de 2020 
  28. Mitovich, Matt Webb (10 de dezembro de 2014). «SAG Awards: Modern Family, Thrones, Homeland, Boardwalk, Cards Lead Noms; Mad Men Shut Out; HTGAWM, Maslany and Aduba Get Nods». TV Line. Consultado em 19 de julho de 2020 
  29. Schwartz, Ryan (14 de janeiro de 2015). «OITNB, Game of Thrones, Transparent Among Directors Guild Nominees». TV Line. Consultado em 19 de julho de 2020 
  30. Deadline, Team (7 de fevereiro de 2015). «DGA Awards: Alejandro G. Iñárritu Wins Best Feature Film Director For 'Birdman', TV Winners Include Lesli Linka Glatter 'Homeland' & Jill Soloway 'Transparent'». Deadline. Consultado em 19 de julho de 2020 
  31. Mitovich, Matt Webb (5 de maio de 2015). «The Critics' Choice TV Awards 2015: And the nominees are...». Entertainment Weekly. Consultado em 19 de julho de 2020 
  32. Hipes, Patrick (16 de julho de 2015). «Emmy Nominations 2015 – Full List». Deadline. Consultado em 19 de julho de 2020