Il padre d'Italia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Il padre d'Italia
 Itália
2017 •  cor •  92 min 
Gênero drama
Direção Fabio Mollo
Produção Donatella Botti
Attilio Moro
Roteiro Fabio Mollo
Josella Porto
Elenco Luca Marinelli
Isabella Ragonese
Música Giorgio Giampà
Cinematografia Daria D'Antonio
Companhia(s) produtora(s) Bianca Film
Rai Cinema
Distribuição Lucky Red
Lançamento  Itália - 9 de março de 2017
Idioma italiano

Il padre d'Italia é um filme italiano de 2017 dirigido por Fabio Mollo e protagonizado por Luca Marinelli e Isabella Ragonese.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Paolo é um homem gay de trinta anos solitário e introvertido que trabalha como atendente em um negócio em Turim. Ele acaba de terminar com seu ex, que queria se casar e começar uma família enquanto ele prefere viver em um presente eterno. Uma noite, em uma boate, ele conhece Mia, uma grávida de seis meses que desmaia em seus braços. Ele a socorre e, já que a moça não tem onde ir, a leva para sua casa.

No dia seguinte, Mia pede que Paolo a acompanhe até Asti, onde sua banda de rock e o namorado que a abandonou na noite passada se reunirão. Paolo, com relutância, pega emprestado a van da loja onde trabalha e a leva para lá, onde vê a moça ser rejeitada por tanto a banda quanto o namorado. Mia então pede que ele a leva até Roma, onde vivia com outro rapaz, mas quando os dois chegam lá descobrem o apartamento ocupado por outra pessoa; na verdade, Mia só havia usado aquele namorado como apoio temporário. Mia então quer ir à Nápoles, onde vive o pai do seu filho.

Durante a viagem, Mia e Paolo desenvolvem um profundo laço: a personalidade exuberante dela lentamente derrete a timidez e seriedade dele, e o ajuda a processar o fim de sua relação. Os dois trocam segredos entre si, e Paolo fala de sua infância em um orfanato depois que foi abandonado por sua mãe. Chegando na casa do ex-amante de Mia, eles descobrem que o homem está morto a quase um ano e portanto não pode ser o verdadeiro pai da criança. Após isso Paolo decide permanecer com Mia. Os dois vão até o orfanato onde ele cresceu para que Paolo possa finalmente enfrentar seu passado, e depois vão visitar a família de Mia na Calábria.

Paolo vê pela primeira vez como é viver em família, e propõe que Mia permaneça lá: ele pode ser o pai da criança e eles podem viver como uma família de verdade. Por um certo tempo, o plano funciona; Mia ensina Paolo a nadar, e juntos escolhem o nome da criança: Italia. Porém, Mia logo não aguenta mais ter a vida da qual sempre fugiu; durante uma briga com sua mãe, esta coloca em sua cara o fato de que ter filhos significa fazer muitos sacrifícios, uma responsabilidade grande demais para a moça.Então Mia decide fugir, deixando Paolo sozinho novamente.

Admitindo que essas aventuras com Mia foram todas uma grande loucura, Paolo retorna à sua vida normal, mas pouco tempo depois recebe um telefonema de um hospital na Sicília, onde Mia foi dar a mãe. Após ter dado à luz à menina, a moça fugiu novamente sem a reconhecer como sua, mas antes registrou Paolo como o pai biológico da Italia. Paolo, finalmente livre de seus fantasmas, não hesita em reconhecer a menina como sua, aceitando a responsabilidade e os medos de ser pai finalmente pensando no futuro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado nas salas de cinema italianas em 9 de março de 2017.[2]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Holmqvist, Dr Jytte (25 de maio de 2020). «Il padre d'Italia — a feisty film covering universal themes». Medium (em inglês). Consultado em 29 de outubro de 2021 
  2. MYmovies.it. «Il padre d'Italia, il primo trailer». MYmovies.it (em italiano). Consultado em 29 de outubro de 2021 
  3. «Globi d'Oro 2017: ecco i candidati». ComingSoon.it (em italiano). Consultado em 29 de outubro de 2021 
  4. Boni, Federico. «Diversity Media Awards 2018, i vincitori - Roberto Saviano personaggio dell'anno - Gay.it». www.gay.it (em italiano). Consultado em 29 de outubro de 2021