Língua gavar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gavar (Kortchi)
Falado(a) em: Camarões
Região: Extremo Norte
Total de falantes: 15 mil (2010)
Família: Afro-asiática
 Chádica
  Biu–Mandara]
   Daba (A.7)
    North
     Gavar (Kortchi)
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: gou

Gavar (também conhecido como Gawar, Gouwar, Gauar, Rtchi, Kortchi, Ma-Gavar) é uma língua falada em Camarões na região Extremo Norte.

Falantes[editar | editar código-fonte]

Gawar é um membro do ramo chádico da família de línguas afro-asiáticas. É falado por cerca de 15 mil pessoas na região do extremo norte de Camarões, particularmente na cidade de Mogodé e nas cidades de Gawar e Mokolo no departamento de Mayo-Tsanaga.

Outros nomes[editar | editar código-fonte]

Gawar também é conhecido como Gavar, Gouwar, Gauar, Rtchi, Kortchi ou Ma-Gavar. Existem duas variedades principais de Gawar: Gavar-Foulbé, que é falado principalmente na cidade de Gawar, e Gavar-Hosséré, que é falado principalmente nas duas de Mogodé.

Escrita[editar | editar código-fonte]

Alfabeto latino completo sem Q e sem a vogal O. Usam-se as formas ŋ, Ɓ, Ə, ŋg, ŋgw, ŋw, Dz, Gh, Ghw, Gw, Hw, Mb, Mgb, Nd, Ndz, Nj, Pt, Sh, Sl, Ts, Vb, Zh, Zl, ‘W.

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Gwambakw age á tadzaɓa zli ta a damə. Nivindi a ndaha grata á kafatəɓa zli ta. Vandə madagal ta tə, Vandə madagal ta tə, pahw pahw á pahw bəza. Vandə madagal ma ɓizhaheji. Ndə a kaɓizi guva madagal ata ŋ tə, guva mafeŋ a gwambakw age: «Kəsleperep a Vandə, gizlibirip a gwambakw age.» Ndəɗa ŋtuk a ɓizh, gwambakw age, sar, sar á sarə ŋ ta ɓraŋ, á tazlapanə akas.

Português

Os sapos mataram sua carne no mato. O esquilo veio e os viu abatendo sua carne. O grande Vandi está chegando, o grande Vandi está chegando, eles cortaram tudo. Foi o grande Vandi que compartilhou com as pessoas. Ele dividiu a grande parte para si mesmo, a pequena parte para os sapos. “Pequeno para Vandi, grande para sapos.” Quando ele terminou de compartilhar, os sapos viram que para eles era pequeno, mas não disseram nada.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]