Laxmanrao Sardessai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laxmanrao Sardessai
Nascimento 1904
Savoi-Verem, Goa, Estado da Índia
Morte 1986 (82 anos)
Goa, Índia
Nacionalidade português (até 1961)
indiano
Ocupação Escritor, poeta, novelista

Laxmanrao Sardessai (Savoi-Verem, 1904Goa, 1986) foi um escritor, poeta e um novelista goês de língua portuguesa e marata.[1] Viveu durante o período da Primeira República Portuguesa e a ditadura do Estado Novo. Manteve residência em Goa após a invasão do território pela Índia. Faleceu em Goa em 1986.

A obra em prosa, que inclui setecentas histórias em marata, oferece um largo espetro da história de Goa durante o século XX. É considerado o maior escritor de língua marata do território. Escreveu também poesia nos últimos anos de vida, principalmente em português e em concani. Praticando o verso livre, desenvolveu uma técnica própria, adaptando o ritmo dos versos ao humor e ao tema tratado. Alguns dos seus poemas são de carimbo intimista ou filosófico, e aparecem como relatos de experiência cumulada durante a vida, conservando no entanto o vigor e a força de uma escrita jovem e inovadora. Participou na última vaga da literatura indo-portuguesa, deixando uma obra notável em português.[2] Também escreveu prosa em concani.

Referências

  1. «Eminent Goans» (em inglês). Comissão dos Indianos Não Residentes de Goa. Consultado em 23 de março de 2016 
  2. Sardesai, Manohar Rai (2000). A History of Konkani Literature: From 1500 to 1992 (em inglês). Nova Deli: Sahitya Akademi. 151 páginas 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Thali, Prakash (2008). Laxmanrao Sardessai (em inglês). Nova Deli: Sahitya Akademi 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um poeta ou uma poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.