Literacia digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A literacia digital é o uso eficaz da tecnologia digital, como computadores, redes informáticas, PDAs (Personal Digital Assistant), telefones celulares, entre outros. O conhecimento tanto do funcionamento desses equipamentos quanto dos programas informáticos associados pode ser importante para essa eficácia.

Segundo Yoram Eshet-Alkali e Yair Amichai-Hamburger, apenas o conhecimento dos equipamentos não é suficiente para atingir a literacia digital:

“A alfabetização digital requer mais do que apenas a capacidade de usar um software ou operar um dispositivo digital; inclui uma grande variedade de habilidades complexas, como cognitivas, motoras, sociológicas e emocionais que os usuários precisam ter para usar os ambientes digitais de forma eficaz. Um modelo conceitual que foi recentemente descrito pelos autores sugere que a alfabetização digital compreende cinco habilidades digitais principais: habilidades foto visuais ("leitura" das instruções gráficas), habilidades de reprodução (utilizando reprodução digital para criar materiais novos e significativos de preexistentes), habilidades de ramificação (construção de conhecimento a partir de navegação não linear e hipertextual), habilidades de informação (avaliação da qualidade e validade da informação) e habilidades socioemocionais (entendendo as "regras" que prevalecem no ciberespaço e aplicando esse entendimento na comunicação em linha do ciberespaço)"[1].

Para Gilster (1997), literato e pesquisador que cunhou o termo literacia digital, trata-se da “extensão lógica da própria literacia da mesma forma que o hipertexto é uma extensão da experiência de leitura tradicional” (1997, p. 230). O autor define literacia digital como “a habilidade de entender e utilizar a informação de múltiplos formatos e proveniente de diversas fontes quando apresentada por meio de computadores.” (1997, p.1) e estende os limites do conceito ao afirmar que “literacia digital é igualmente sobre contexto” (1997, p. 35). [2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eshet-Alkali, Y. & Amichai-Hamburger, Y. (2004). Experiments in Digital Literacy, CyberPsychology & Behavior. 7(4),421-429.
  2. Capobianco, Ligia. «comunicação e literacia digital na internet» (PDF) 

GILSTER, 1997 at CAPOBIANCO, L. Comunicação e Literacia Digital na Internet: estudo etnográfico e análise exploratória de dados do programa de inclusão digital AcessaSP - PONLINE. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes- Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010